Quercus satisfeita com adiamento de obras públicas

A Quercus congratulou-se hoje com as decisões do governo de adiar alguns investimentos públicos e que vão no sentido da opinião já defendida pela associação sobre os seus impactos ambientais. «A Quercus só pode aplaudir as últimas decisões em relação a alguns dos grandes investimentos públicos anunciadas nos últimos dias porque, além das questões económicas e partidárias, vão exatamente na linha daquilo que a Quercus colocou aquando da avaliação do impacto ambiental, quer do aeroporto, quer da terceira travessia» do Tejo, disse à Lusa o vice-presidente da associação, Francisco Ferreira.

O primeiro ministro anunciou na sexta feira em Bruxelas, após uma reunião do Eurogrupo, o adiamento de grandes investimentos públicos, como as obras do futuro aeroporto e a terceira travessia do Tejo, no quadro do esforço de acelerar as medidas de consolidação orçamental.

A associação ambientalista defendia que a terceira travessia do Tejo devia ser exclusivamente ferroviária.

«Não tem sentido, por motivos de tráfego, de poluição do ar e de congestionamento, gastar imenso dinheiro em mais estruturas rodoviárias», referiu Francisco Ferreira, apontando a alternativa de construir a vertente ferroviária e deixar a ponte preparada para receber a parte rodoviária «quando for efetivamente necessário».

Quanto ao novo aeroporto de Lisboa, a Quercus referia que o governo devia ser «cuidadoso» e avaliar várias vertentes como as expetativas de tráfego e de aumento de passageiros, o quadro económico e a evolução do preço dos combustíveis.

A opção pelo novo aeroporto poderia ser concretizada «mais tarde» e, entretanto, seriam tomadas «soluções provisórias, mas perfeitamente viáveis», como expansão da Portela ou utilização de outros aeroportos na proximidade de Lisboa, segundo Francisco Ferreira.

Sobre o TGV, «a linha de Lisboa-Madrid é uma linha de futuro», disse ainda o responsável da Quercus.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign