Utilização de fraldas reutilizáveis evita a produção de 1 tonelada de resíduos por bebé

A Quercus verificou que a utilização de fraldas reutilizáveis em substituição das fraldas descartáveis reduz a produção de 8 kg de resíduos/semana/bebé, o que corresponde a uma média de 1 ton de resíduos ao fim dos 2 anos e meio, período durante o qual o bebé necessitará de usar fraldas. Se tivermos em consideração que nascem cerca de 100.000 bebés por ano em Portugal, serão 100.000ton a cada 2,5 anos, ou seja cerca de 40.000ton/ano só em fraldas infantis!

 

Actualmente, as fraldas descartáveis correspondem a cerca de 5% dos RSU(a), que são encaminhados para aterro ou incineração, uma vez que não existe reciclagem em Portugal para este tipo de material.

 

Neste sentido, a Quercus iniciou, em 2009, uma Campanha de Promoção para a utilização de Fraldas Reutilizáveis, medida prevista pelo Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU) do Ministério do Ambiente tendo Ambiente, tendo levado a cabo uma análise através da utilização dos sistemas e marcas disponíveis no mercado nacional, comercializadas pelas empresas Mundo Baby, Naturkinda, Ecobebés e EcologicalKids. A experiência decorreu durante 3 meses.

 

Foram analisados parâmetros ambientais, económicos, quotidiano/utilização, saúde do bebé, onde constatámos:

 

- Redução da produção de 1 tonelada de resíduos de fraldas/bebé;

- Optimizações das lavagens – podem ser lavadas na máquina juntamente com a restante roupa a temperaturas baixas (40.º);

- Secagem fácil ao ar sem o recurso a secagem mecânica;

- Suportam cerca de 800 lavagens;

- Podem ser reutilizadas até 3 bebés;

- Poupança de cerca de 500€/bebé;

 

As vantagens económicas e ambientais poderão aumentar se se adoptarem outras práticas como a lavagem em tarifário bi-horário, utilização de equipamentos com eficiência energética de classe A, utilização da fralda em mais do que um bebé, assim como o uso de outros produtos reutilizáveis: toalhetes, fraldas de natação, discos de amamentação e bolsas para as fraldas.

 

São conhecidas ainda outras vantagens nas Fraldas Reutilizáveis, ao nível da saúde do bebé, uma vez que previnem o aparecimento de alergias e dermatites na zona de contacto com a pele.

 

Mais informações:

 

http://residuos.quercus.pt/scid/subquercus/defaultcategoryarticleViewAll.asp?categorySiteID=394

 

http://residuos.quercus.pt/scid/subquercus/defaultcategoryarticleViewAll.asp?categorySiteID=566

 

 

(a)Fonte: Relatório final da caracterização de RSU da LIPOR – 2008

 

Lisboa, 1 de Junho de 2010

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign