O Boom Festival, evento multidisciplinar de cultura alternativa que decorreu em Idanha-a-Nova entre 28 de Julho e 4 de Agosto, associou-se este ano à Quercus na promoção do projeto Green Cork, através da criação de peças artísticas com rolhas de cortiça em todo o recinto, pela mão dos 800 artistas que colaboram nesta que é a nona edição do Festival.
A rolha de cortiça ganha assim uma nova vida, representando o conceito de criatividade que caracteriza este festival, onde se cruzam diversas formas de arte. Ao promover a cortiça, o Boom Festival evoca os princípios da permacultura, utilizando um produto local, ecológico e reciclável. Para além do sobreiro estar classificado como árvore nacional de Portugal, o montado de sobro é predominante em Idanha-a-Nova, região que tem na exploração de cortiça uma atividade tradicional. Com participantes de cerca de 100 países, o Boom Festival é, assim, uma oportunidade de internacionalização do Green Cork e dos seus objetivos de promoção da cortiça e reflorestação.
Sobre o Boom Festival
Apresentando artistas de música, dança, design, pintura, cinema, arquitetura ou escultura, o Boom alia o seu conceito de evento multidisciplinar transgeracional e intercultural a uma visão auto-sustentável em prol da consciência ecológica, que motivou até a participação de projetos da Quercus em edições anteriores. A construção sustentável, o recurso a energias renováveis, o tratamento das águas residuais para rega ou a sensibilização ambiental dos participantes são algumas das práticas adotadas. Para mais informações sobre o evento pode ser consultada a página oficial na Internet em www.boomfestival.org.
Lisboa, 17 de julho de 2012