+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus lança jogo da glória gigante “À Descoberta dos Polinizadores” no Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica

No Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica, assinalados a 24 de novembro, a Quercus lança o jogo “gigante” “À Descoberta dos Polinizadores”, um recurso lúdico-pedagógico, criado para aumentar a cultura biológica, abrindo aos mais novos o mundo dos polinizadores mais importantes em Portugal.

Esta manhã, foi realizada uma primeira ação de dinamização junto da comunidade escolar, envolvendo todos os alunos da Escola Básica São Silvestre do Gradil, no concelho de Mafra. Brevemente, serão entregues 4 exemplares deste jogo ao Agrupamento de Escolas de Amarante e ao Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, no mesmo concelho, sendo que Amarante foi o primeiro município para o qual a Quercus desenvolveu uma proposta integrada e abrangente de um Plano de Ação para os Polinizadores.

Ficarão ainda disponíveis 2 exemplares do jogo nas instalações da Quercus em Lisboa e Porto, para dinamizar sessões de educação ambientais a pedido de escolas ou municípios.

O jogo “À Descoberta dos Polinizadores” decorre sobre um tapete de 4 por 5 metros, com profusas ilustrações coloridas e uma abordagem do tipo Jogo da Glória, onde as próprias crianças circulam como peões e têm de responder a diversas perguntas de conhecimento e fazer mímicas. Adaptado para ser jogado em espaços exteriores ou em pavilhões multiusos, este jogo envolve manuseamento mínimo, estando por isso adaptado aos tempos de pandemia.

Este recurso didático foi criado no âmbito do Projeto Polinizadores ON da Quercus, financiado pelo Fundo Ambiental no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental. O projeto Polinizadores ON inclui também outras componentes de divulgação e sensibilização ambiental sobre os insetos polinizadores, dedicadas ao público em geral, que serão brevemente disponibilizadas na página polinizadoreson.quercus.pt.

Lisboa, 24 de Novembro de 2021