Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos Urbanos – Uma solução para a reciclagem

Realizaram-se no passado dia 30 de Outubro, no Hotel D.Gonçalo em Fátima, as Jornadas da Quercus de 2009, subordinadas ao tema do Tratamento Mecânico e Biológico (TMB) dos Resíduos Urbanos. Trata-e de um processo que pode permitir a Portugal atingir rapidamente altas taxas de reciclagem.

 

O TMB consiste essencialmente no tratamento dos resíduos indiferenciados, através de uma separação dos materiais recicláveis como plástico, metais, vidro ou cartão e da reciclagem dos resíduos orgânicos (restos de comida e resíduos de jardins) que são transformados em composto para utilização agrícola e florestal.

 

Nestas Jornadas foram apresentadas as experiências de unidades de TMB existentes em Portugal que já atingem taxas de reciclagem entre 60 e 75%.

 

Foram ainda conhecidas as perspectivas do Governo e da Quercus sobre esta temática, tendo sido também discutido o escoamento do composto e do plástico obtidos neste tipo de unidades.