Com o arranque, hoje, da 5ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – iniciativa que se estende até 24 de novembro – a página na Internet do Projeto EcoCasa da Quercus passa a ter disponível uma sexta área temática, dedicada à gestão sustentável dos resíduos, alargando assim a intervenção do projeto a uma componente fundamental na sensibilização do cidadão com vista à implementação de hábitos mais sustentáveis de consumo e gestão de recursos no quotidiano.
Com o lançamento desta área, passará a estar disponível em www.ecocasa.pt uma nova seção dedicada à Gestão de Resíduos, na qual será possível consultar informações, conselhos e esclarecimentos relativos às diversas fileiras de resíduos, sobre o correto encaminhamento a dar em cada caso (abrangendo a reciclagem e a compostagem) e quais as entidades competentes. Por outro lado, esta área procura também sensibilizar para a necessidade de reduzir a produção de resíduos, oferecendo conselhos na ótica do consumo racional, adaptado às necessidades, e promovendo também a reutilização de materiais.
De forma a dar consistência ao trabalho de sensibilização e informação que o Projeto EcoCasa tem vindo a desenvolver já há vários anos, esta nova área permitirá fundamentar e aprofundar as intervenções junto da sociedade civil – abrangendo o público escolar, empresas e administração pública – de forma mais integrada com as restantes áreas onde já intervém. Por outro lado, esta será também uma oportunidade de concertar futuras parcerias e colaborações com entidades públicas e privadas para atuar no setor, criando sinergias com vista a uma maior sensibilização pública deste tema.
De acordo com dados da Agência Portuguesa do Ambiente, do total de resíduos urbanos produzidos em Portugal continental em 2011, 84,4% corresponde à recolha indiferenciada e 15,6% à recolha seletiva. Apesar do decréscimo na produção nacional de resíduos urbanos nos últimos dois anos, também comprovado pelos dados oficiais e em grande parte consequência da quebra no consumo, é importante manter a aposta na sensibilização dos cidadãos para uma redução, correta gestão e encaminhamento de resíduos, independente da sua situação financeira.
Sobre o Projeto EcoCasa da Quercus
Criado em 2004, o Projeto EcoCasa trabalha de forma permanente ao nível da sensibilização e educação ambiental com vista à poupança de recursos a nível doméstico.
Tendo-se focado inicialmente nos temas da eficiência energética, energias renováveis e construção sustentável, alargou rapidamente o seu âmbito de intervenção, passando a desenvolver conteúdos e ações noutras áreas do quotidiano, como o consumo de água, a mobilidade, o consumo sustentável e agora a gestão de resíduos. Além de toda a informação disponível para consulta na página oficial do projeto, em www.ecocasa.pt, estão igualmente acessíveis diversos simuladores de poupança, de modo a que os cidadãos possam calcular os seus consumos a vários níveis e avaliar os respetivos potenciais de poupança.
Lisboa, 16 de novembro de 2013
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza