• Conservação da Natureza

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Conservação da Natureza.

  • Conservação da Natureza

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Conservação da Natureza.

A Quercus e a Conservação da Natureza

conservação natureza
Apesar de ter apenas 92.152 km2, Portugal encontra-se entre os países com maior biodiversidade do espaço europeu, mercê da sua situação biogeográfica e da história evolutiva desta região do mediterrâneo ocidental.

 

Tal diversidade manifesta-se nos inúmeros habitats, paisagens e endemismos Portugueses e Ibéricos que de norte a sul do território nacional e com grande relevo nas ilhas atlânticas, nos oferecem esta grande riqueza natural e ao mesmo tempo nos responsabilizam pela sua preservação.

Foi a necessidade de preservação desta biodiversidade que esteve na génese da fundação da associação cuja primeira designação foi mesmo a de Quercus - Grupo Para a Recuperação da Floresta e Fauna Autóctones, mais tarde Associação Nacional de Conservação da Natureza.

 

O próprio símbolo, uma folha de carvalho-negral, Quercus pyrenaica, denotava também a preocupação inicial com as questões da floresta autóctone sendo também essa a designação do nosso primeiro jornal.

Actualmente, a Quercus gere mais de 630 hectares de espaços naturais de que é proprietária ou gestora. É proprietária de uma área com cerca de 600 hectares, na região do Tejo Internacional, onde desenvolve diversos projectos de conservação da Natureza e de agricultura sustentada. Através das actividades do Fundo Quercus para a Conservação da Natureza, instrumento de angariação de fundos e de gestão, a Quercus promove diversos projectos de conservação de habitats e espécies ameaçados ou em perigo de extinção.

Gere igualmente três centros de recuperação de animais selvagens, um alimentador de aves necrófagas, promove o estudo do impacte das linhas eléctricas na avifauna e participa activamente no Programa Antídoto-Portugal, tendo este como objectivo o combate da problemática do uso de veneno que atinge a fauna selvagem.

 

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign