A Quercus Castelo Branco PROCURA PARCEIROS PARA CO- ORGANIZAR 1 SESSÃO , em cada um dos 11 municipios de Castelo Branco DO CICLO DE REFLEXÃO/DEBATE “Afinal, o que queremos para o Distrito de Castelo Branco no próximo ciclo político?”.
Depois dos debates sectoriais realizados no ano passado e tendo em conta que: o futuro está em aberto será o que fizermos agora; há soluções para a crise (o que inúmero projectos locais confirmam) e que a transição verdadeiramente sustentável é possível, é urgente e deve ser voluntária. O NRCB propõe agora uma reflexão participada nos municípios de castelo Branco onde encontrar co-organizadores. Abordando aí problemas e soluções, sobretudo nas áreas da agricultura, floresta, solo, água, economia, energia e arte/cultura. Queremos evidenciar o processo de industrialização da vida que está a ser implantado, mostrando as suas consequências e as possibilidades de lhe escapar. Para cada sessão serão convidados todos os candidatos às eleições autárquicas do município onde esta se realiza. Esta iniciativa visa reforçar a cooperação entre as organizações locais e entre estas e o poder local. Urge criar espaços de reflexão conjunta e de diálogo aberto, onde a sociedade civil possa exercer o seu papel de regulação ética e estimular a articulação entre o conhecimento científico e as decisões políticas responsáveis.
Depois dos debates sectoriais organizados no ano passado e tendo em conta que: o futuro está em aberto será o que fizermos agora); há soluções para a crise (o que inúmero projectos locais confirmam) e que a transição verdadeiramente sustentável, que urge acontecer, é possível e deve ser voluntária, a Quercus Castelo Branco propõe agora uma reflexão participada sobre os problemas do Distrito de Castelo Branco, sobretudo nas áreas da agricultura, floresta, solo, água, energia e arte/cultura, e as soluções exequíveis no próximo ciclo político. Em cada município, na impossibilidade de tudo analisar, abordar-se-á os temas considerados prioritários pelas organizações co-organizadoras. Para cada sessão serão convidados todos o candidatos às eleições autárquicas do município onde se realiza a sessão.
PUBLICO-ALVO – Candidatos às eleições autárquicas, entidades locais, cidadãos.
DURAÇÃO – 3h30.
DATA – a definir com as co-organizadoras. A realizar ao fim-de-semana ou à semana (ex. 17h30-21h).
FORMATO e LOCAL – reflexão/debate em Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor, Sertã, Vila de rei, Vila Velha de Ródão.
ESTRUTURA DA SESSÃO (conteúdos, oradores, tempo, moderação):
1- Apresentação do ciclo com enxerto do doc “A Carta: Uma Mensagem Para a Nossa Terra” * ’00h10;
2 – Caracterização da situação actual do município; orador – representante da (s) entidade(s) local(is) – 00h25;
3 – Apresentação de soluções para os problemas elencados- Quercus CB – 00h25;
4 -Debate- candidatos às autárquicas, representantes de entidades locais e da Quercus, especialistas; Moderação – Quercus Castelo Branco – 02h00; 5 – Merenda a meio do debate com produtos biológicos e/ou locais – Quercus – 00h30.
QUEM CO-ORGANIZA? As organizações locais, formais ou informais, interessadas. A concretização da sessão em cada município vai depender da receptividade encontrada para co-organização.
PRAZO de RESPOSTA – urgente para se ir calendarizando e realizando as diferentes sessões.
Responder para: castelobranco@quercus.pt