Educar para Cuidar realiza mais de 70 ações de educação ambiental

Projeto “Educar para Cuidar” promoveu mais de 70 atividades de educação ambiental junto de 400 moradores do Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo

Terminou no passado dia 31 de Dezembro o “Projeto Educar para Cuidar”, concebido e desenvolvido pela Quercus em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras. Iniciado em 2022, o projeto entrou numa segunda fase em julho de 2023. Desde então, realizou 72 atividades envolvendo cerca de 400 participantes de diferentes faixas etárias, residentes no Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo.

As atividades incluíram tanto eventos abertos à população, que registaram uma média de 50 participantes, bem como várias sessões dirigidas aos públicos infantil, juvenil e sénior, com uma assistência média de 13 elementos. 

Projeto envolveu coletivos locais, com elevado envolvimento da comunidade

A maioria das ações incidiu sobre o uso sustentável das plantas e foi desenvolvida em parceria com outros projetos ativos no bairro, nomeadamente o Projeto UP (crianças e jovens), Marias & Maneis (população sénior), bem como o MDV – Movimento em Defesa da Vida, Play Tennis e Futsal para Todos. As sessões registaram elevados níveis de assiduidade, participação ativa e entusiasmo, com partilha de ideias, experiências e mudanças de hábitos, evidenciando o impacto positivo e progressivo do projeto na comunidade.

“Ervanária Viva”: redescobrir as potencialidades das plantas

Entre as temáticas centrais do projeto destacou-se a recuperação e valorização do conhecimento tradicional sobre as plantas, bem como das suas múltiplas utilizações no quotidiano, designadamente na alimentação, na saúde, na higiene pessoal, na limpeza doméstica e no bem-estar. Através de abordagens pedagógicas sensoriais e atividades práticas, foi estimulado o interesse da comunidade, promovendo a redescoberta das potencialidades das plantas, a chamada “Ervanária Viva”.

As ações práticas promoveram a produção de alternativas ecológicas aos produtos de síntese, tais como:

– Utilização de plantas silvestres comestíveis, ervas aromáticas e medicinais na alimentação; 

– Alimentação saudável aliando sabor, simplicidade e consciência ambiental;

– Elaboração de cosmética natural, como macerações, bálsamos e sabonetes artesanais;

– Produção de produtos de higiene pessoal, desodorizantes naturais, amaciadores capilares e higiene oral;

– Criação de produtos de limpeza do lar;

– Produção de óleos repelentes de insetos.

 

Foram ainda realizadas ainda saídas de campo para observação e identificação de plantas, sementeiras e plantações; atividades artísticas (fotogramas, aguarelas naturais, tinta ferro gálica), bem como iniciativas inovadoras como “A Música das Plantas”, que converte sinais elétricos das plantas em sons musicais. 

Foram igualmente desenvolvidas ações de sensibilização sobre a redução de resíduos, o impacto do plástico nos oceanos e práticas de reutilização criativa, incluindo oficinas temáticas na época natalícia.

Lançado Livro “Do meu bairro para o mundo – Plantas da nossa vida”

No âmbito do projeto, foi lançado o livro “Do meu bairro para o mundo – Plantas da nossa vida”, que reúne algumas das receitas desenvolvidas, tratando-se de um guia simples com receitas à base de produtos naturais, inspiradas na sabedoria tradicional e no uso sustentável dos recursos. 

Este livro pretende ser uma fonte de inspiração e autonomia, incentivando práticas que cuidam do corpo e do Planeta. 

Uma comunidade mais consciente, ativa e sustentável

Incluído no Plano de Ação da Operação Integrada Local de Porto Salvo, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto “Educar para Cuidar” consolidou-se, assim, como um exemplo de sensibilização ambiental e transformação social, promovendo uma participação ativa, informada e sustentável dos habitantes do Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo.

A sua implementação contou com o acompanhamento do Departamento de Desenvolvimento Social do Município de Oeiras, em articulação com o Departamento de Ambiente, cuja participação foi determinante para o sucesso das ações realizadas.

Secret Link