Quercus alerta! Postos de alta tensão em zona habitacional.
Alta tensão aqui não!
Lisboa, 18 de julho de 2025
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – alerta para a colocação iminente de dois postes de alta tensão a menos de dois metros de habitações no concelho de Oeiras, sem o devido cumprimento do princípio da precaução, nem garantias de segurança pública ou participação dos moradores.
Em junho de 2025, a REN – Rede Elétrica Nacional, com conivência da Câmara Municipal de Oeiras, iniciou as obras de preparação para instalação dos postes na esquina da Rua Alice Ogando com a Rua Manuel Mendes, e junto aos Bombeiros Voluntários de Oeiras (Cacilhas), sem aviso prévio à população. A ausência de consulta pública e a proximidade das casas levou, já, à criação de uma petição cívica (“Enterra Alta Tensão”).
O que está em causa:
- Distância ilegal: A colocação dos postes viola as distâncias mínimas de segurança previstas para linhas de alta tensão (≥ 45 kV), que devem ser de pelo menos 3 a 5 metros consoante a tensão.
- Riscos para a saúde pública: A exposição contínua a campos eletromagnéticos está associada a problemas neurológicos, distúrbios do sono, e leucemia infantil (Agência Nacional de Segurança Sanitária de França, 2010).
- Ruído e poluição visual: Os postes e cabos impactam negativamente a qualidade de vida das populações e a paisagem urbana.
- Impactes ecológicos: A infraestrutura ameaça a avifauna (colisões, eletrocussões), e pode afetar linha de água próxima de ribeira.
- Risco agravado com fenómenos climáticos extremos, que podem levar à queda de estruturas sobre habitações.
A posição da Quercus:
Não aceitamos decisões com elevado impacto ambiental e social tomadas sem estudos técnicos transparentes, nem participação pública. O desrespeito pelos cidadãos e pelo ambiente compromete o presente e futuro de toda uma comunidade.
A Quercus ANCN Recomenda vivamente que as entidades envolvidas sigam os seguintes passos:
- Suspensão imediata das obras de colocação dos postes;
- Divulgação pública dos estudos técnicos que sustentam esta decisão;
- Abertura de um processo de consulta pública com especialistas e população local;
- Enterramento das linhas, caso a instalação seja inevitável — solução mais segura, silenciosa e invisível, com menor impacto eletromagnético.
Alta Tensão Aqui Não!
Pela saúde, segurança e justiça ambiental.
A Quercus está do lado da prosperidade da população e ambiental.
Exigimos transparência!