+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus elege órgãos sociais para o biénio 2021-2022: Alexandra Azevedo preside à Direção Nacional

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza elegeu hoje os novos órgãos sociais: Mesa da Assembleia Geral, Direção Nacional, Conselho Fiscal e Comissão Arbitral.

A Direção Nacional, encabeçada por Alexandra Azevedo, é ainda composta por Marta Leandro e por Raul Silva (Vice-Presidentes), Abel Barreto (Tesoureiro), Rosário Rodrigues (Secretária), Carlos Moura e Rui Cunha (Vogais).

A Mesa da Assembleia Geral será presidida por José Manuel Gaspar Martins. O Conselho Fiscal e a Comissão Arbitral serão presididas respetivamente por Marco Machado e por José Albino Caetano Duarte.

Na Assembleia Eleitoral apresentaram-se duas listas candidatas aos novos corpos sociais para o biénio 2021-2022: a lista A – Quercus Regenerar e a lista B. A lista A – Quercus Regenerar foi eleita com 153 votos para a Mesa da Assembleia Geral, 151 para a Direção Nacional, 152 votos para o Conselho Fiscal e Comissão Arbitral respectivamente, enquanto a lista B obteve 50 votos para cada um dos quatro órgãos sociais.

Uma pequena nota biográfica dos candidatos aos órgãos sociais: Assembleia Geral, Direção Nacional, Conselho Fiscal e Comissão Arbitral, agora eleitos, está disponível em https://quercusregenerar2020.wordpress.com/. A lista integra alguns dirigentes ativos, ex-dirigentes, de âmbito regional e nacional, e novos associados provenientes de uma ampla distribuição geográfica, com competência em várias áreas temáticas e experiência em assuntos de âmbito local, nacional e europeu.

Este processo eleitoral destaca-se dos anteriores realizados na Associação pelo facto de a assembleia eleitoral se ter realizado, pela primeira vez, também por meios telemáticos, devido à situação pandémica.

De forma a incentivar a máxima participação dos associados, os mesmos dispuseram ainda de duas modalidades adicionais de voto: voto por correspondência e voto presencial em urna.

Prioridades da nova Direção

O programa da lista preconiza a luta contra as alterações climáticas e a promoção de políticas de ordenamento do território, conservação da natureza e valorização dos “Serviços do Ecossistema”. Melhorar a organização interna com ética e transparência, a regeneração do território travando o ecocídio em marcha pela desflorestação generalizada, o uso de pesticidas e outras ameaças, com acompanhamento das políticas e ação no terreno, e alargar e reforçar parcerias com vários setores da sociedade.

Paula Nunes da Silva despede-se da Presidência da Quercus com uma palavra positiva: “A Quercus é acima de tudo uma organização muito resiliente, graças à diversidade de pessoas que a compõem, dirigentes, colaboradores, voluntários e associados e dos projetos e atividades que desenvolve. Da minha parte, sinto que trabalhei de acordo com a minha consciência, para deixar uma Quercus melhor.”

Alexandra Azevedo reforça que: “Estamos em tempos de mudança e é com grande sentido de dever que a nova equipa está motivada para um processo de renovação e consolidação de um novo ciclo na Quercus para que a Associação corresponda o melhor possível aos enormes desafios que a sociedade enfrenta.”

Deixamos um agradecimento especial à Mesa da Assembleia, e em particular aos seus Presidente e Segunda Secretária, pelo trabalho dos últimos meses para garantirem que a eleição corresse da melhor forma e fosse amplamente participada.

Lisboa, 10 de julho de 2021

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza