O Núcleo de Setúbal organizou, no passado dia 17 de Maio, uma visita ao Sítio das Marinhas, localizado no concelho da Moita, em que participaram 7 entusiastas das aves e da fotografia.
O local visitado é uma salina reabilitada pelo Município da Moita, para fins pedagógicos, enquadrada num espaço de sapal, em equilíbrio com uma paisagem de marés e salgados, com uma exposição interior e um circuito exterior com painéis de interpretação. Os painéis abordam simultaneamente vários aspectos do património cultural e natural do espaço, em português e inglês.
Dada a sua localização junto ao Estuário do Tejo, uma das maiores áreas húmidas da Europa, é também um local apropriado para a observação de aves, tendo sido avistados nesse dia diversas espécies limícolas e aquáticas, como o Pato-real, Garças-pequenas e Garças-vaqueiras, uma Garça-real e uma Íbis-preta, vários Borrelhos-pequenos-de-coleira e pernilongos, bem como Maçaricos-galegos, Maçaricos-de-bico-direito e Maçaricos-reais, as sempre presentes Gaivotas-d’asa-escura, e ainda Andorinhas-do-mar-anãs e um Andorinhão-preto.
Dada a proximidade com o ecossistema rural terrestre, foram também avistados outros tipos de aves, como Gralhas-pretas, diversas Andorinhas-das-barreiras, Andorinhas-das-chaminés e Andorinhas-dos-beirais, duas Fuinhas-dos-juncos, uma Toutinegra-de-cabeça-preta, uma Alvéola-amarela, e vários Melros-pretos, e Pardais-comuns. Foram ainda avistadas duas rapinas, um Peneireiro-vulgar e, para culminar uma manhã bem passada, uma magnífica Águia-calçada.