+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Quercus comenta documento distribuído pela Administração da ERSUC aos accionistas

O documento que a administração da ERSUC distribuiu aos accionistas para a Assembleia Geral de 10 de Março de 2004, foi analisado pela Quercus.

 

Em baixo seguem as principais conclusões, o documento pode ser consultado na integra aqui ou directamente aqui.

 

O documento da ERSUC com os comentários da Quercus foi enviado para as 36 câmaras pertencentes ao sistema de gestão de resíduos.

 

As conclusões principais da nossa análise são:

 

– A proposta da ERSUC para a incineração da quase totalidade do lixo urbano da sua área de influência não satisfará de forma alguma as obrigações decorrentes da directiva da embalagem, o que só por si a torna inviável. Também a carta do Senhor Ministro à ERSUC, de 9 de Março de 2004, bem como o parecer da Provedora do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra levantam a mesma questão;

 

– Mesmo nos cenários, que consideramos fortemente enviesados a favor da incineração, considerados no Plano Programa de Intervenção da ERSUC elaborado pela Hidroprojecto, a incineração é sempre mais cara. Se fosse tida em conta a profunda reformulação que o cumprimento da directiva embalagem impõe, bem como o facto de a incineradora não poder vir a beneficiar de tarifa verde para a electricidade, e de ter de vir a pagar taxa de CO2, a diferença tornar-se brutal, em desfavor da incineração;

 

– Nada é dito que contraponha à nossa repetida afirmação de que a incineração é muito pior do ponto de vista ambiental que a reciclagem + tratamento mecânico biológico.

 

Coimbra, 16 de Março de 2004

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza