+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente – Educar e Agir

1,5 toneladas de rolhas de cortiça entregues ao Projeto Green Cork da Quercus pelos alunos da Município da Amadora

 

Numa altura em que o Planeta e os seus recursos estão em estado de emergência, e que a sustentabilidade no consumo é imperativa, a Quercus celebra neste dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, a recolha de 1,5 toneladas de rolhas de cortiça que serão recicladas e cujos fundos reverterão para a reflorestação de áreas em todo o território nacional.

 

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projeto Green Cork da Quercus que, com 10 anos de existência, promove a recolha de rolhas de cortiça nas lojas Continente, através da Missão Continente, e a reciclagem das mesmas pela Corticeira Amorim, sendo que este processo financia posteriormente a reflorestação de zonas de todo o país, através do projeto Floresta Comum da Quercus.

 

A entrega formal, que decorrerá esta quinta-feira, dia 6 de junho, pelas 11h15, na loja Continente da Amadora, conta com a parceria da Câmara Municipal da Amadora que vai entregar à Quercus, cerca de 1,5 toneladas de rolhas de cortiça recolhidas nos últimos dois anos por cerca de 20.000 alunos de 15 escolas do município, participantes no projeto Green Cork Escolas.

 

A entrega deste material reciclável contará com a presença de Luís Lopes, vereador da autarquia da Amadora com o pelouro do Ambiente, Nuno Sequeira, Vice-presidente da Direção Nacional da Quercus, e Pedro Vaz, diretor da loja do Continente da Amadora, em representação da Missão Continente, parceira deste projeto.

 

O momento da entrega das rolhas de cortiça contará ainda com a presença de alguns alunos dos estabelecimentos escolares que mais contribuíram para o sucesso desta iniciativa, nomeadamente da EB1/JI Sacadura Cabral e EB1/JI da Brandoa.

 

 

Sobre o Green Cork – projeto de reciclagem de rolhas de cortiça

 

O Green Cork é um projeto da Quercus que pretende, além de recolher rolhas e financiar a reflorestação, contribuir para a construção duma comunidade ativa, responsável e em sintonia com o ambiente.

 

Através deste projeto, a Quercus pretende ainda preservar o sobreiro e a floresta autóctone em geral, contribuir para a redução de resíduos, defender a rolha de cortiça como produto ecológico e promover uma maior consciencialização da sociedade para a preservação da Natureza.

 

No ano passado, em 2018, foram entregues pelos portugueses para reciclagem, no âmbito do projeto Green Cork, um total 30.527 Kg de rolhas de cortiça. O total de rolhas de cortiça entregues para reciclagem desde 2009, início do projeto, até final de 2018 foi de 380.000 kg e mais de 80% do total de rolhas entregues foi por via do Continente. O número total de plantas distribuídas e plantadas, com o financiamento do Green Cork foi de 828.751 plantas florestais autóctones.

 

Uma das iniciativas do projeto Green Cork é o programa Green Cork Escolas, implementado desde o ano letivo de 2008/09. Este programa conta com a participação de jardins de infância, escolas, agrupamentos escolares e IPSS de todas as partes do país, e visa envolver esta comunidade no projeto Green Cork.

 

Saiba mais aqui: http://www.greencork.org/

 

 

Lisboa, 4 de Junho de 2019

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza