Projeto jUMP lança iniciativa pioneira em Portugal para monitorização do ruído submarino

Quercus é uma das entidades parceiras do projeto

O WavEC Offshore Renewables tem o prazer de apresentar o projeto jUMP, uma ação conjunta para a monitorização do ruído submarino em águas portuguesas, com financiamento do Fundo Azul. O projeto é coordenado pelo WavEC e reúne mais nove parceiros portugueses: ISPA - Instituto Universitário, FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A., MBM - Museu da Baleia da Madeira, IN2SEA - Inovação no Mar, Lda, Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, Oceans-on, e QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

 

 

O projeto jUMP teve início em janeiro 2020 e terá uma duração de dois anos, com um investimento total de 167 mil euros, dos quais 149 mil são suportados pelo Fundo Azul. O projeto tem como objetivo recolher e divulgar informação sobre o problema da poluição sonora. Para tal, serão desenvolvidas diversas atividades tais como, a recolha de dados acústicos, a calibração de modelos acústicos e atividades de difusão e debate com entidades interessadas e o público em geral.

 

Erica Cruz, Gestora de Projeto e Investigadora em Bioacústica Marinha no WavEC informa que este projeto representa a primeira iniciativa a nível nacional inteiramente dedicada ao tema do ruído. “Pretende-se que o jUMP sirva também como ferramenta de apoio na implementação da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha em Portugal”, acrescenta.

 

A Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM) (Diretiva 2008/56/CE) estabelece um quadro de ação comunitária no domínio da política ambiental marinha para obter ou manter o Bom Estado Ambiental (BEA), nas águas marinhas dos Estados Membros. Para avaliar o BEA, a DQEM estabelece onze descritores que qualificam o Bom Estado Ambiental das águas marinhas da União Europeia, sendo que o Descritor 11 se refere a formas de introdução de energia no meio marinho, incluindo o ruído subaquático.

 

O projeto jUMP visa, assim, implementar ações para promover a discussão sobre a temática do ruído subaquático e seu impacto no ambiente marinho e desenvolver ferramentas para apoiar a aplicação da Diretiva-Quadro de Estratégia Marinha.

 

Para atingir os objetivos específicos, o projeto jUMP está organizado em seis áreas de trabalho:

 

  • Atividade 1: Gestão e coordenação do projeto;
  • Atividade 2: Inventário de informação;
  • Atividade 3: Monitorização de ruído submarino: snapshots (medições pontuais em locais selecionados das águas continentais);
  • Atividade 4: Desenvolvimento de uma ferramenta de modelação;
  • Atividade 5: Monitorização de ruído submarino em Portugal: definição de desafios e perspetivas;
  • Atividade 6: Atividades de sensibilização, disseminação e comunicação. 

 

 

9 abril 2020

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 


 

Parceiros:

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb