Quercus e Missão Continente promovem a Recolha de Rolhas de Cortiça 2019 junto de Escolas e IPSS nacionais

·  O resultado desta campanha reverte a favor da plantação de árvores autóctones

·  A iniciativa, que tem o seu lançamento público hoje, pelas 14.30h na Maia, vai decorrer em todas as lojas Continente do país

·  Na Campanha de 2018 para Escolas e IPSS foram recolhidas 4400kg rolhas de cortiça

Uma nova campanha de recolha de rolhas de cortiça terá início hoje, dia 12 de abril, prolongando-se até ao próximo dia 15 de julho. Esta campanha, que tem como destinatárias todas as escolas e IPSS nacionais, irá premiar as 12 entidades que se destacarem na recolha de rolhas. Serão entregues três prémios para cada uma das quatro categorias (JI/EB1, EB2/3, Secundário/Profissional, e IPSS), sendo que os mesmos consistirão num valor financeiro a ser entregue às Escolas, para a aquisição de material nas lojas Continente. O regulamento e formulário de inscrição já estão disponíveis na área "Campanha - GreenCork Escolas" da página de internet do projeto Green Cork da Quercus http://www.greencork.org/

Esta iniciativa enquadra-se na parceria estabelecida entre a Quercus e o Continente, em 2008, e decorre no âmbito da atividade da Missão Continente, a marca que agrega as iniciativas de responsabilidade social da insígnia, na perspetiva de promover o desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente. O objetivo da ação é recolher rolhas de cortiça, enviá-las para reciclagem e, deste modo, promover a cortiça e financiar a (re)arborização através do projeto Floresta Comum da Quercus. Com pontos de recolha em todas as lojas do país, o Continente é o maior parceiro na recolha de rolhas, com mais de 80% dos totais recolhidos anualmente. Nas lojas do Continente já foram entregues mais de 304 toneladas de rolhas de cortiça, que permitiram à Quercus distribuir mais de 870 mil árvores autóctones para iniciativas de (re)arborização. A valorização económica da cortiça, nas suas diversas aplicações, permite a preservação de um dos hotspots de biodiversidade do mediterrâneo e de uma cultura rural e tradicional portuguesa ligada ao montado de sobro. A principal aplicação deste material nobre é, sem dúvida, a rolha, e a possibilidade da sua reciclagem aumenta os benefícios ambientais associados à sua utilização. A Missão Continente, reconhecendo a importância de preservação do montado de sobro, tem-se vindo a empenhar, juntamente com a Quercus, em ações de divulgação, sensibilização e promoção da reciclagem das rolhas de cortiça.

Separar as rolhas, em casa ou num restaurante, é dar oportunidade para que este material seja reciclado e reutilizado noutras aplicações, diminuindo assim a quantidade de resíduos e garantindo o armazenamento do COna cortiça durante mais tempo. O destino das rolhas deixou, pois, de ser o lixo indiferenciado e passou a ser um Rolhinhas ou o Balcão de Informação das lojas Continente. A partir daqui, e usando apenas a logística já existente sem aumentar as emissões de CO2, as rolhas são encaminhadas para reciclagem.

gc_2019_folheto-01.png

Resultados da Campanha de 2018

A campanha de recolha de rolhas de cortiça desenvolvida em 2018, no âmbito da parceriaentre a Quercus e o Continente,teve como resultado total a recolha de 1470 caixas, cerca de 4400kg de rolhas. Esta campanha, que teve como destinatários todas as escolas e IPSS nacionais, contou com 107 inscrições, sendo 76 de escolas e 31 de IPSS. Do total das 1470 caixas de rolhas entregues, 976 caixas foram entregues pelas escolas (433 caixas pelo JI/EB1, 497 caixas pelo EB 2,3 e 46 caixas pelo secundário/profissional), sendo as restantes 494 caixas entregues pelas IPSS participantes.

As 12 entidades que se destacaram e que mais rolhas entregaram em cada uma das categorias, tendo em conta o número total de elementos da instituição, foram as seguintes:

JI/EB1

1.º prémio – Jardim de Infância de Vila Verde

2.º prémio – Escola Básica 1 de Ferronho

3.º prémio – Escola Básica 1 de Zambujeira do Mar

EB2/3

1.º prémio – EB 2/3 D. Manuel de Faria e Sousa

2.º prémio – Escola Básica 2,3 da Trafaria

3.º prémio – Escola Básica 2,3 Professor Gonçalo Sampaio

Secundário/Profissional

1.º prémio – Escola Básica e Secundária de Escariz

2.º prémio – Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve