Quercus alerta população e autarquias locais para os perigos e sugere alternativas

A Quercus vem por este meio alertar para a existência de perigo para o ambiente e para a saúde pública, resultante da aplicação de herbicidas dentro dos perímetros urbanos e em diversas estradas, situação que ocorre com frequência diária em dezenas de concelhos de todo o país.

 

Denúncias chegam diariamente à Quercus

 

Foram detectados e denunciados a esta Associação diversos casos de envenenamento acidental de animais, de contaminação de linhas de água e de desrespeito pelas normas básicas de segurança na aplicação destes produtos químicos. Na Europa, o tipo de pesticida mais vulgarmente detectado nas águas interiores subterrâneas e superficiais é o dos herbicidas, os quais são apontados por vários investigadores como responsáveis pela diminuição, nos últimos 30 anos, de algumas espécies de aves em áreas agrícolas em modo de produção convencional, comparativamente às áreas florestais. Pesquisas recentes verificaram que em áreas agrícolas em modo de produção biológica (onde é proibida a aplicação de produtos químicos de síntese) a biodiversidade é cerca de 6 vezes superior à das áreas de agricultura convencional. Outro efeito adverso dos herbicidas é a diminuição da biodiversidade do solo, dado que estes produtos são pouco selectivos e, alguns diminuem mesmo significativamente a actividade de bactérias e fungos benéficos do solo. Assim sendo, e reconhecendo-se hoje a importância da redução e, sempre que possível, da eliminação do uso de agro-químicos tóxicos na agricultura, não faz qualquer sentido a sua aplicação em locais públicos.

 

Alertamos ainda para o facto de que esta actividade não se coaduna com os princípios da Agenda 21 Local, a qual se encontra em processo de implementação em diversas autarquias por todo o País.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

 

A título de exemplo, indicamos os principais impactes de 3 herbicidas de utilização muito comum no nosso país:

 

- Glifosato - é prejudicial para numerosos insectos benéficos, induz alterações na comunidade microbiológica do solo, podendo inibir a assimilação de fósforo pelas plantas e aumentar a vulnerabilidade da cultura a determinadas doenças. Nos humanos duplica o risco de aborto espontâneo, alterações neurológicas e de comportamento em crianças e suspeita-se que possa estar associado a alguns tipos de cancro.

 

- Glifosinato de amónio - tem efeitos negativos em bactérias e fungos benéficos do solo, fixadores de azoto, insectos benéficos, peixes. A intoxicação por este herbicida causa problemas neurológicos, respiratórios, gastro-intestinais, no sangue e ainda defeitos congénitos em seres humanos e animais.

 

- Paraquat - é o herbicida mais tóxico existente actualmente no Mundo, capaz de afectar a saúde das pessoas e animais mesmo em doses baixas e é frequentemente fatal. Causa queimaduras nos locais de contacto (pele, boca, etc.), e uma vez absorvido no organismo provoca insuficiência renal, hepática e cardíaca seguido de dificuldade respiratória progressiva, alguns dias depois. Não há antídoto específico.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 

 

Quercus apela ao uso de sistemas alternativos

 

A Quercus dirigiu um alerta à ANMP - Associação Nacional dos Municípios Portugueses e à ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias fazendo um apelo a todas as autarquias para que o uso de herbicidas seja abandonado nos espaços públicos, pois existem métodos alternativos para o controlo da vegetação herbácea/arbustiva(ex. meios mecânicos, queimadores a gás). De salientar que o uso destes sistemas alternativos traz vantagens ambientais significativas e não prejudica a saúde pública.

 

 

Lisboa, 7 de Maio de 2010

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb