Quercus, Câmara Municipal de Águeda, Brisa e ICNF juntam-se em projeto de valorização e promoção da biodiversidade da Pateira de Fermentelos

pateiraO desejo de valorizar e promover a biodiversidade da Pateira de Fermentelos juntou a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza,a Câmara Municipal de Águeda, a Brisa – Autoestradas de Portugal e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em projeto de valorização e promoção do património natural da Pateira de Fermentelos.

Na génese do projeto está uma proposta efetuada pela Direção Regional de Aveiro da Quercus à Câmara Municipal de Águeda para a realização de iniciativas de promoção da biodiversidade da Pateira de Fermentelos. A autarquia mostrou, desde logo, interesse em articular as suas ações e colaborar no projeto, contribuindo para a valorização da Pateira, preservação da biodiversidade existente, e para um melhor conhecimento pela população em geral deste ecossistema lagunar.

A Brisa – Autoestradas de Portugal, mercê da sua experiência no projeto para a conservação da avifauna do Estuário do Tejo e da Lezíria de Vila Franca de Xira, assume-se como o patrocinador ideal para este projeto.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas irá propôr e acompanhar a execução das ações de promoção da natureza e da biodiversidade, visando a valorização e o reconhecimento público do património natural.

Com o estabelecimento desta parceria, através da assinatura de protocolo pretende-se, entre um vasto conjunto de iniciativas, implementar um programa de monitorização das populações de aves que determinaram a inclusão da Pateira de Fermentelos na Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro e dinamizar um programa de comunicação, de sensibilização e educação ambiental.

Com este projeto pretende-se dar mais um contributo para a conservação e valorização deste ecossistema. Os parceiros põem mãos à obra e esperam que este projeto seja um exemplo e incentivo para outras ações do género no país.

Hoje, dia 12 de junho, às 17:30, irá efetuar-se a sessão pública de apresentação do Protocolo para a Valorização e Promoção da Biodiversidade da Pateira de Fermentelos, junto ao Monumento do Emigrante, em Fermentelos.

Aveiro, 12 de junho de 2017

A Direção Regional de Aveiro da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza