Quercus presente na manifestação antinuclear, pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz

10 de Junho – Madrid

A Quercus vai estar presente no próximo Sábado, dia 10 de Junho, a partir das 17.00h (hora portuguesa), em Madrid, na Manifestação Antinuclear, pelo encerramento da Central Nuclear de Almaraz. Da comitiva da Associação constarão vários dirigentes e sócios dos Núcleos Regionais e da Direcção Nacional da Quercus. Esta manifestação é convocada pelo MIA – Movimento Ibérico Antinuclear, de que a Quercus faz parte, e pretende exigir que o Governo Espanhol tome medidas no sentido de colocar em marcha o encerramento das Centrais Nucleares em Espanha, Almaraz incluída e em primeiro lugar.

13403950 1288477151181253 4021325379745326706 oUma vez mais, a Quercus, a maior associação de defesa de ambiente nacional e que segue mais de perto a temática de Almaraz desde há cerca de quinze anos, vai juntar-se a diversas organizações espanholas e portugueses que lutam pelo encerramento desta Central Nuclear, que fica situada junto ao rio Tejo, na província de Cáceres, em Espanha, a cerca de 100 km da fronteira com Portugal.

Agora, que está em plena marcha a construção do Armazenamento Individualizado de Resíduos nucleares junto à Central de Almaraz, e o Governo Português retirou a queixa junto de Bruxelas, que tinha apresentado anteriormente, volta a confirmar-se que existem fortes pressões em Espanha para que a Central não encerre no prazo definido (Junho de 2020), e que o Governo Espanhol possa dar autorização para a Central continuar em funcionamento por mais dez ou vinte anos, constituindo-se assim Almaraz como um dos maiores perigos para toda a Península Ibérica e Europa.

O programa de dia 10 de Junho

O programa para o dia 10 de Junho em Madrid constará de um momento lúdico a decorrer no Matadero – Paseo de la Chopera, com exposições antinucleares, bancas de informação, artesanato, ateliers e debates, a partir das 12.00 horas. Depois, cerca das 17:00 horas (hora portuguesa), terá início a manifestação propriamente dita, que consistirá numa marcha de cerca de 2 km pela cidade, desde a Plaza Emperador Carlos V (Atocha) até à Puerta del Sol.

Lisboa, 8 de Junho de 2017

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza