Escolas de Portugal Continental recebem ações de sensibilização sobre eficiência energética

luz offIniciam-se hoje, dia 30 de novembro, as sessões de sensibilização sobre eficiência energética que irão decorrer, durante os meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, em 44 escolas de todos os distritos de Portugal Continental, e onde serão apresentadas recomendações para melhoria da eficiência energética, resultantes das auditorias previamente realizadas nesses estabelecimentos de ensino. Estas ações estão enquadradas na medida ‘Auditorias Energéticas a Escolas’, promovida pela EDP Comercial, em parceria com a Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

 

O objetivo desta medida passa por sensibilizar e informar a comunidade escolar sobre os seus consumos de energia elétrica e em que áreas podem reduzir os mesmos, de forma a evitar o desperdício de energia, tornando-se energeticamente mais eficientes.

 

As escolas participantes receberam gratuitamente uma auditoria energética, cujos resultados serão agora comunicados em cada instituição de ensino, conjuntamente com a realização de uma sessão de sensibilização para toda a comunidade escolar.

 

As auditorias energéticas permitiram determinar quais as medidas de racionalização do uso de energia mais adequadas a cada instituição e aferir a respetiva viabilidade económica. As medidas em causa são muito diversas, podendo ir de simples alterações na gestão energética quotidiana à contratação de um tarifário de fornecimento de eletricidade mais adequado.

 

Estes são alguns benefícios desta medida para as escolas participantes:

• Informação sobre os respetivos consumos de energia elétrica, através de uma análise detalhada e segmentada por tipos de uso;

• Sessão de sensibilização direcionada para toda a comunidade escolar, para promover hábitos e atitudes energeticamente eficientes;

• Elaboração de um plano de intervenção para alteração de comportamentos e redução dos consumos de energia;

• Recomendações através de medidas concretas e quantificadas que permitem a redução dos custos de energia elétrica na fatura mensal;

• Indicação das soluções mais adequadas às necessidades, de forma a melhorar o conforto térmico e desempenho energético da escola, seja através de substituição de equipamentos ou implementação de novas soluções.

 

Esta medida é financiada a 100% pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC).

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb