Já arrancou a rede de recolha de CD/DVD usados para reciclagem, com 420 postos em território continental

A Chronopost Portugal, em colaboração com a Quercus e com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, inicia hoje, na PAPELARIA CASTELO DE PALAVRAS (Sta. Iria da Azoia), a recolha de CD/DVD usados. Estes resíduos ficarão temporariamente armazenados nas instalações da Chronopost, em Lisboa, e serão depois enviados para reciclagem, revertendo a totalidade das respetivas receitas para projetos na área do ambiente, nomeadamente na plantação de árvores pela Fundação Floresta Unida.

A colaboração da Chronopost Portugal na recolha destes resíduos, garantindo uma cobertura ao nível de Portugal Continental, foi determinante para se colocar esta Campanha no terreno. Esta era uma necessidade sentida pela Quercus já há vários anos, que não tinha, até ao momento, uma resposta útil aos vários pedidos de informação efetuados pelos cidadãos sobre onde colocar os CD/DVD usados.

Neste sentido, foi publicado um enquadramento legal específico (Portaria n.º 75/2014, de 21 de março), onde se enquadra a Campanha de Recolha de CD/DVD usados «Vamos Gravar Esta Ideia!». O logótipo desta Campanha, que foi criado pela Agência Portuguesa, deverá identificar os recipientes de recolha e transporte dos CD/DVD recolhidos no âmbito da mesma:

CAMPANHA CD DVD

Link da Campanha: http://www.apambiente.pt/index.php?ref=19&subref=1001

A Chronopost Portugal vai, inicialmente, recolher os CD/DVD usados dentro da sua Rede Pick me! (http://www.chronopost.pt/pick-me/rede-pick-me) que inclui 420 lojas (papelarias, lavandarias). Assim que possível, a recolha será alargada a outros locais, nomeadamente grandes superfícies comerciais.

O cidadão ou qualquer entidade pode entregar, sem quaisquer custos, os seus CD/DVD usados na referida rede. No entanto, os CD/DVD e as respetivas caixas devem ser entregues em separado, por serem feitos de materiais/plásticos diferentes.

Lisboa, 25 de junho de 2014

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza