Quercus participa na concentração a favor das ligações ferroviárias no Alentejo e Extremadura espanhola

No passado dia 29 de Dezembro, a Quercus juntou-se a várias associações ibéricas na concentração que teve lugar em Valência de Alcântara, Espanha, a favor das ligações ferroviárias no Alto Alentejo e Extremadura Espanhola.

Os principais motivos para esta concentração são o de protestar contra o desaparecimento da circulação ferroviária entre Lisboa e Valência de Alcântara e o desvio do comboio hotel Lusitânia pela fronteira de Salamanca, assim como contra a supressão do tráfego de passageiros entre Abrantes e Badajoz (linha do Leste).

Nesse sentido, diversas organizações ambientalistas e sindicais de Portugal e de Espanha, responderão amanhã ao apelo das populações de ambos os países, para dar testemunho do sentimento de indignação pelo fim de mais um serviço público, desta vez de transporte ferroviário, que querem retirar da região.

Para além da Quercus, estarão igualmente presentes nesta concentração representantes de algumas das organizações que apoiam a iniciativa, nomeadamente:

- ADENEX Associación de Defesa de la Naturaleza de Extremadura;

- CCOO, Comissiones Obreras;

- CGT, Confederación General del Trabajo, Sección Sindical Sindicato Federal Ferroviario CGT Cáceres;

- Grupo dos Amigos da Ferrovia do Norte Alentejano;

- Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário CGTP-IN;

- União dos Sindicatos do Norte Alentejano/CGTP-IN

- UGT-E, Unión General de Trabajadores – Extremadura

Lisboa, 28 de Dezembro de 2011

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza