Certificado FSC suspenso após alertas da Quercus

A Quercus tem vindo a alertar para os problemas na gestão dos eucaliptais da empresa Altri Florestal, tendo tomado posição pública em Maio passado, devido sobretudo ao que nos parece ser o incumprimento de princípios e critérios do sistema de certificação de gestão florestal sustentável FSC.

Estes incumprimentos reflectem-se em impactes ambientais significativos, nomeadamente sobre a erosão dos solos, afectação de espécies florestais protegidas e falta de compartimentação das monoculturas de eucalipto.

Apesar do reconhecimento pelos sistemas de certificação de que existiam problemas na gestão florestal da Altri, as medidas tomadas no passado não foram contudo suficientes para corrigir as situações detectadas mas, agora, depois da participação efectuada pela Quercus ao FSC Internacional, o certificado FSC de gestão florestal da empresa foi suspenso, através da entidade certificadora (Soil Association).

A Quercus espera que esta suspensão melhore a gestão da Altri Florestal

A Quercus saúda a decisão da entidade certificadora (Soil Association) de suspensão do Certificado da Altri, mas considera que uma medida preventiva, com uma aplicação rigorosa dos princípios e critérios da norma de gestão florestal sustentável, poderia ter contribuído para uma melhoria contínua e evitado a actual suspensão do certificado FSC.

A Quercus reconhece que nos cerca de 82 mil hectares da Altri existem áreas correctamente geridas, mas insiste que para se poder certificar devidamente a gestão de todo o património de uma entidade, devem ser cumpridas integralmente as normas de gestão florestal aplicáveis.

Apesar da Quercus ter conhecimento de que a suspensão do certificado foi divulgada no site do FSC Internacional http://info.fsc.org/ anteontem à tarde (2-8-2011), vai continuar a acompanhar este processo, esperando que o sistema melhore, nomeadamente com a resposta da Direcção do FSC Internacional.

Consideramos que a certificação não pode ser encarada apenas como uma mais-valia comercial, dado que tem que estar associada a uma efectiva gestão florestal responsável, e esperamos que a suspensão do certificado FSC contribua para que a Altri possa melhorar decisivamente o seu modelo de gestão florestal.

Remetemos o link para o alerta da Quercus efectuado em Maio sobre a gestão da Altri: http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=567&articleID=3500

Lisboa, 4 de Agosto de 2011

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza