Quercus Sensibiliza para a Importância das Florestas

A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2011 como o Ano Internacional das Florestas, sob o lema Florestas para Todos. O objectivo desta iniciativa é sensibilizar a população mundial para a importância das florestas e a sua gestão sustentável, e para os serviços ambientais que prestam a toda a humanidade.

Mais de uma centena de alunos participaram nas actividades

Neste sentido, o Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus convidou algumas escolas de Ourém a participar em actividades de comemoração do Dia Mundial da Floresta, tendo participado mais uma centena de alunos. De manhã alunos do 2º e 3º Ciclos e Secundário do Agrupamento de Escolas de Ourém encontraram-se no Centro de Educação Ambiental de Ourém onde  tiveram oportunidade de visualizar um filme sobre a necessidade vital de manter os equilíbrios na natureza, de colocar caixas-ninho e de identificar algumas espécies da floresta autóctone existentes na Mata Municipal António Pereira Afonso.

Durante a tarde, foi a vez de envolver nas actividades uma turma do 1º Ciclo e uma turma do Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém, bem como um grupo de alunos do Centro de Recuperação Infantil de Ourém. Estes jovens deram a sua opinião acerca da importância das florestas para vida do planeta, descobriram e identificaram algumas árvores características da nossa floresta e realizaram trabalhos de pintura e colagens, com materiais encontrados na natureza.

Estas actividades de sensibilização ambiental dos mais novos já vêm sendo habituais na dinâmica do Centro de Educação Ambiental que prevê, para este ano, através dos programas educativos desenvolvidos em parceria com o Município de Ourém, intensificar a abordagem ao tema das florestas nas escolas e em espaços naturais.

Ourém, 21 de Março de 2011

A Direcção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza