17 de Abril - Acções de Alerta em Lisboa e Porto

A Plataforma Transgénicos fora convida todos os que apoiam uma agricultura livre de transgénicos que participem nas acções de alerta marcadas para este sábado, dia 17 de Abril, pelas 15 horas em Lisboa e no Porto. Estas manifestações farão uma homenagem ao arroz doce, prato típico da docaria nacional, num dia em que a luta por uma agricultura sustentável se celebrará por toda a Europa. Participe!

 

A União Europeia está em vias de aprovar pela primeira vez o arroz transgénico para consumo humano mas os portugueses – que consomem mais do dobro de arroz por ano do que qualquer outro europeu – nada sabem sobre a mudança fundamental que este pilar da alimentação e gastronomia está prestes a sofrer.

 

Para alertar os consumidores para a importância de recusar este passo, que seria irreversível, e para sensibilizar o Ministério da Agricultura para a necessidade de votar contra esta aprovação, a Plataforma vai desenvolver uma série de acções públicas com início já neste sábado em Lisboa e Porto, o mesmo dia em que por toda a Europa (nomeadamente em Espanha, o país que mais cultiva transgénicos na UE) se celebra a agricultura sustentável sem engenharia genética.

 

A acção – uma homenagem ao arroz doce – vai ter lugar neste sábado, dia 17 de Abril, pelas 15 horas, no Rossio em Lisboa (junto às estátuas, para o lado do Teatro de Dª Maria) e nos Aliados do Porto (ao pé do McDonalds). Um comunicado de imprensa detalhado será distribuído no evento e também estará disponível online logo no Sábado de manhã (em www.stopogm.net onde já está disponível mais informação sobre este assunto).

 


 

A Plataforma Transgénicos Fora é uma estrutura integrada por doze entidades não-governamentais da área do ambiente e agricultura (ARP, Aliança para a Defesa do Mundo Rural Português; ATTAC, Associação para a Taxação das Transacções Financeiras para a Ajuda ao Cidadão; CAMPO ABERTO, Associação de Defesa do Ambiente; CNA, Confederação Nacional da Agricultura; Colher para Semear, Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais; FAPAS, Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens; GAIA, Grupo de Acção e Intervenção Ambiental; GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; LPN, Liga para a Protecção da Natureza; MPI, Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente; QUERCUS, Associação Nacional de Conservação da Natureza; e SALVA, Associação de Produtores em Agricultura Biológica do Sul) e apoiada por dezenas de outras. 

 

 

Para mais informações contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Mais de 10 mil cidadãos portugueses reiteraram já por escrito a sua oposição aos transgénicos.

 

Artigos relacionados

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb