• Centros de Recuperação de Animais Selvagens

    Conheça o trabalho dos Centros de Recuperação de Animais Selvagens da Quercus e saiba de que forma os pode apoiar! A sua ajuda é importante!

  • Centros de Recuperação de Animais Selvagens

    A Quercus gere três Centros de Recuperação de Animais Selvagens: Castelo Branco, Montejunto e Santo André. Conheça o trabalho desenvolvido e saiba como os pode apoiar!

  • Apadrinhe um animal em recuperação!

    O apadrinhamento de um animal é uma forma original de conhecer e colaborar na preservação de diferentes espécies de fauna selvagem.

  • O que fazer quando encontrar um animal ferido?

    Mantenha a calma, ligue para o 808 200 520 e siga as indicações.

Programa de voluntariado e estágios no CERAS

O CERAS precisa da sua ajuda! Através do programa de voluntariado / estágios, pretendemos formar pessoas na área da recuperação de fauna, potenciar o conhecimento das espécies silvestres, melhorar o nosso funcionamento e otimizar o resultado do nosso trabalho. Saiba como pode integrar a nossa equipa!

 

INTRODUÇÃO:
O CERAS (Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco) é um hospital de animais selvagens onde os animais feridos ou doentes são tratados e recuperados para serem devolvidos à natureza.

 

Desenvolvem-se também diferentes atividades formativas e de educação ambiental, assim como estudos nas áreas de biologia e veterinária, com o fim de melhorar o conhecimento das espécies de animais selvagens e contribuir assim para a sua conservação. O CERAS colabora também com outros projetos para contribuir à conservação da biodiversidade, como são o Programa Antidoto Portugal e Projeto LIFE "Inovações contra envenenamentos" (para a luta contra o uso ilegal de venenos), Projeto Linhas Elétricas e Aves (para estudo do impacte da rede elétrica sobre a avifauna) e outros projetos de estudo e conservação de espécies ameaçadas como o abutre preto ou a cegonha preta. Está situado na Escola Superior Agraria de Castelo Branco. É um projeto da Quercus e conta com o apoio da Escola Superior Agraria de Castelo Branco e outros mecenas.

 

Devido ao escasso apoio económico que recebe, funciona principalmente graças ao trabalho de voluntários e estagiários, e de donativos tanto económicos como em géneros.

 

OBJETIVOS:
Com o programa de voluntariado / estágios, pretendemos formar pessoas na área da recuperação de fauna, potenciar o conhecimento das espécies silvestres, melhorar o nosso funcionamento e otimizar o resultado do nosso trabalho.

 

TAREFAS A DESENVOLVER:
1. GESTÃO DIARIA: alimentação dos animais, limpeza e manutenção das instalações...
2. ESTUDOS: pelas espécies que recebemos, o CERAS é um local ideal para realizar estudos no âmbito da fauna silvestre, pelo que estamos disponíveis para receber alunos para a realização de teses de mestrado ou outro tipo de práticas curriculares.
3. DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: atividades com escolas, bancos informativos, libertações, palestras ...
4. APOIO VETERINÁRIO: receção e tratamento e seguimento dos animais. Necropsias.

 

REQUISITOS DOS PARTICIPANTES:
Para atividades gerais precisamos pessoas comprometidas e com algum tempo disponível, independentemente da sua formação.
Para atividades mais especializadas, é recomendável ter formação nas áreas de veterinária, biologia ou ciências ambientais.

 

Todos os interessados devem contactar o CERAS:
Tel: 963 957 669
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

 

 

Share

Envolva-se!

 

apadrinhe       alerte       contacte       doe
Apadrinhe um animal selvagem!
 
Apadrinhe a recuperação de um animal selvagem num dos Centros da Quercus! O apadrinhamento é uma importante fonte de receita para os nossos hospitais de fauna, cujo trabalho é suportado em grande parte por voluntários.
 
 
Saiba como proceder caso encontre um animal selvagem ferido, de modo a que este possa ser rapidamente entregue num Centro de Recuperação.

 
 
Entre em contacto!

 

Gostaria de saber mais sobre o nosso trabalho ou de visitar os nossos espaços? Consulte aqui os contactos dos nossos três Centros.

 



 

A manutenção de um Centro implica muitos gastos em despesas de alimentação, manutenção de instalações, materiais, tratamentos e funcionários. Os donativos de materiais e medicamentos são também uma forma de ajudar.


 

                                               

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb