{"id":9819,"date":"2021-03-03T16:49:54","date_gmt":"2021-03-03T16:49:54","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=9819"},"modified":"2021-03-03T16:49:54","modified_gmt":"2021-03-03T16:49:54","slug":"quercus-defende-que-modelo-de-abastecimento-do-aeroporto-do-porto-seja-replicado-em-lisboa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/quercus-defende-que-modelo-de-abastecimento-do-aeroporto-do-porto-seja-replicado-em-lisboa\/","title":{"rendered":"Quercus defende que modelo de abastecimento do Aeroporto do Porto seja replicado em Lisboa"},"content":{"rendered":"

A constru\u00e7\u00e3o do \u201cpipeline\u201d que abastece o Aeroporto Francisco S\u00e1 Carneiro, no Porto, trouxe uma diminui\u00e7\u00e3o significativa de tr\u00e2nsito de pesados nos concelhos envolventes. O abastecimento de combust\u00edvel no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, exige a circula\u00e7\u00e3o di\u00e1ria de v\u00e1rias centenas de viaturas pesadas de transporte de subst\u00e2ncias perigosas na zona mais densamente povoada e de maior tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio do pa\u00eds.<\/p>\n

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Atualmente o combust\u00edvel (jet fuel) utilizado na abastecimento das aeronaves no Aeroporto de Lisboa \u00e9 proveniente de Sines e transportado por oleoduto (pipeline) de Sines at\u00e9 \u00e0s instala\u00e7\u00f5es da empresa CLC \u2013 Companhia Log\u00edstica de Combust\u00edveis, S.A. situada em Aveiras.
\nO combust\u00edvel para os avi\u00f5es \u00e9 depois transportado por via rodovi\u00e1ria, numa dist\u00e2ncia de cerca de 50 km, utilizando viaturas pesadas de transporte de subst\u00e2ncias perigosas, de Aveiras at\u00e9 ao Aeroporto da Portela em Lisboa (Aeroporto Humberto Delgado).<\/p>\n

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Esta situa\u00e7\u00e3o exige a circula\u00e7\u00e3o di\u00e1ria de v\u00e1rias centenas de viaturas pesadas de transporte de subst\u00e2ncias perigosas na zona mais densamente povoada e de maior tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio do pa\u00eds.<\/p>\n

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As implica\u00e7\u00f5es para o meio ambiente s\u00e3o evidentes, com emiss\u00e3o de CO2 em larga escala provocada pela queima de gas\u00f3leo no movimento dos cami\u00f5es, e pela liberta\u00e7\u00e3o de volumes apreci\u00e1veis de vapores de \u201cjet fuel\u201d de cada vez que se procede ao enchimento dos cami\u00f5es cisterna que o transportam.<\/p>\n

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A pr\u00f3pria circula\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos pesados provoca impactos na qualidade de vida devido ao ruido e trepida\u00e7\u00e3o causada e n\u00e3o \u00e9 desprez\u00e1vel o risco de acidente grave sempre que se transportam subst\u00e2ncias desta natureza.<\/p>\n

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Tendo em conta a realidade do exemplo do\u201d pipeline\u201d no Porto, a Quercus, ANCN considera que a constru\u00e7\u00e3o do \u201cpipeline\u201d para abastecimento a aeroporto da Portela tem vantagens significativas comparativamente ao atual sistema de transporte rodovi\u00e1rio que s\u00e3o:<\/p>\n

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– Maiores garantias de fornecimento de combust\u00edveis ao aeroporto;<\/p>\n

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– Redu\u00e7\u00e3o do tr\u00e1fego de viaturas pesadas transportando subst\u00e2ncias perigosas;<\/p>\n

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– Diminui\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de CO2 do tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio.<\/p>\n

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– Diminui\u00e7\u00e3o de liberta\u00e7\u00e3o de vapores de combust\u00edvel para a atmosfera provocado pelo enchimento dos tanques dos cami\u00f5es cisterna.<\/p>\n

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– Diminui\u00e7\u00e3o do risco da ocorr\u00eancia de acidentes rodovi\u00e1rios graves, o que no caso de transporte de \u201cjet fuel\u201d pode provocar v\u00edtimas mortais e estragos patrimoniais devido \u00e0s caracter\u00edsticas inflam\u00e1veis e explosivas deste tipo de combust\u00edvel.<\/p>\n

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Deste modo, a Quercus solicita ao governo que se debruce sobre este problema de modo a favorecer uma solu\u00e7\u00e3o mais amiga do ambiente e com menos riscos para pessoas e bens.<\/p>\n

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Lisboa, 17 de abril de 2019<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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