{"id":9813,"date":"2021-03-03T16:49:46","date_gmt":"2021-03-03T16:49:46","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=9813"},"modified":"2021-03-03T16:49:46","modified_gmt":"2021-03-03T16:49:46","slug":"venda-de-um-milhao-de-veiculos-eletricos-na-europa-no-proximo-ano","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/venda-de-um-milhao-de-veiculos-eletricos-na-europa-no-proximo-ano\/","title":{"rendered":"Venda de um milh\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9tricos na Europa no pr\u00f3ximo ano"},"content":{"rendered":"

Ap\u00f3s anos de esfor\u00e7os reduzidos, os fabricantes autom\u00f3veis est\u00e3o finalmente a preparar-se para lan\u00e7ar, no mercado, a diversidade de modelos mais eficientes e ve\u00edculos el\u00e9tricos mais acess\u00edveis para cumprir a legisla\u00e7\u00e3o europeia de emiss\u00f5es de CO2. O relat\u00f3rio publicado pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), da qual a Quercus \u00e9 membro efetivo, estima que em 2020 poder\u00e3o ser vendidos um milh\u00e3o de VE (ve\u00edculos el\u00e9tricos a bateria e ve\u00edculos plug-in) [1], permitindo a consolida\u00e7\u00e3o, no segundo lugar, da ind\u00fastria autom\u00f3vel europeia, no mercado mundial de ve\u00edculos el\u00e9tricos. Na v\u00e9spera de lan\u00e7amento de novos modelos de VE, no Sal\u00e3o Autom\u00f3vel de Frankfurt (IAA), este estudo estima que a venda de VE rondar\u00e1 os 5% (3-7%) em 2020 e os 10% (5-12%) em 2021, dependendo da estrat\u00e9gia que os fabricantes adotarem [2].<\/p>\n

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As op\u00e7\u00f5es de promover as vendas de ve\u00edculos pouco eficientes e SUVs com elevadas emiss\u00f5es e a sua decis\u00e3o de adiar, at\u00e9 ao \u00faltimo momento, os investimentos em tecnologias limpas necess\u00e1rias para cumprir o regulamento (em vigor desde 2009), deixaram os fabricantes de autom\u00f3veis a meio do caminho de atingir a sua meta de CO2 em 2021 (ou seja, a 25g\/km de dist\u00e2ncia dos 95g CO2). No entanto, com base em novos dados da IHS Markit, que prev\u00ea a triplica\u00e7\u00e3o de modelos VE at\u00e9 2021, os fabricantes poder\u00e3o cumprir as metas clim\u00e1ticas de 2020 e 2021, se cumprirem os seus pr\u00f3prios planos de aumentar a sua produ\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos el\u00e9tricos [3]. Impulsionar a venda de VE, melhorar a efici\u00eancia do motor e aplicar a tecnologia h\u00edbrida (parcial ou completa) pode n\u00e3o ser suficiente para alguns fabricantes, que ter\u00e3o tamb\u00e9m que incentivar os clientes a optar por alternativas com menos emiss\u00f5es, por exemplo com um motor um pouco menos potente, ou reduzir as vendas dos seus modelos mais poluentes.<\/p>\n

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Diferentes estrat\u00e9gias para diferentes marcas<\/strong><\/p>\n

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A Toyota est\u00e1 em melhor posi\u00e7\u00e3o para atingir a sua meta, gra\u00e7as ao investimento antecipado em tecnologia h\u00edbrida – 56% das suas vendas na UE s\u00e3o h\u00edbridos n\u00e3o recarreg\u00e1veis, atualmente. A Alian\u00e7a Renault-Nissan encontra-se logo a seguir, devido ao foco pr\u00e9vio nas vendas de VE, como o Nissan Leaf e o Renault Zoe. A Volkswagen poderia cumprir utilizando uma variedade de ferramentas, como melhorias nos motores de combust\u00e3o (novo motor a gasolina e hibrida\u00e7\u00e3o parcial do novo Golf) e um grande aumento de VE atrav\u00e9s de seu ID.3, totalmente el\u00e9trico. As marcas em posi\u00e7\u00e3o mais desafiante s\u00e3o: Honda, Ford e Hyundai-Kia, embora esta \u00faltima tenha come\u00e7ado recentemente a aumentar o seu portf\u00f3lio e vendas de VE. A Volvo tamb\u00e9m tem um grande diferencial, mas espera-se que consiga cumprir transformando grande parte da sua frota em tecnologia h\u00edbrida plug-in. N\u00e3o seria de esperar que a Fiat-Chrysler fosse capaz de atingir a sua meta, mas gra\u00e7as ao seu acordo com Tesla, vai poder cumpri-la. O relat\u00f3rio assinala que o aumento das vendas de VE \u00e9 a melhor estrat\u00e9gia para o futuro porque, cumprir as metas de CO2 para 2025 e 2030 ser\u00e1 mais barato atrav\u00e9s de ve\u00edculos de emiss\u00e3o zero e, para al\u00e9m disso, a tend\u00eancia do mercado na China – o maior mercado autom\u00f3vel do mundo – tamb\u00e9m apoia fortemente esta estrat\u00e9gia.<\/p>\n

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A Quercus recorda que, em 2017, os portugueses gastaram mais 264 milh\u00f5es de euros em combust\u00edvel extra e concorda com as declara\u00e7\u00f5es de Julia Poliscanova, Diretora da \u00e1rea de ve\u00edculos limpos da T&E, quando afirma que: \u201cDurante anos, as construtoras n\u00e3o fizeram nada para reduzir suas emiss\u00f5es.<\/p>\n

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Agora, gra\u00e7as \u00e0 legisla\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es de CO2 na UE, eles est\u00e3o finalmente a preparar-se para come\u00e7ar a vender os autom\u00f3veis mais eficientes e el\u00e9tricos que a emerg\u00eancia clim\u00e1tica exige. Isso significa que teremos VE de boa qualidade e pre\u00e7os acess\u00edveis no pr\u00f3ximo ano ou dois, e n\u00e3o daqui a dez, e isso s\u00e3o excelentes not\u00edcias para os consumidores que economizar\u00e3o muito dinheiro em combust\u00edveis”.<\/p>\n

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Os SUVs e n\u00e3o o decl\u00ednio do gas\u00f3leo devem ser responsabilizados pelo recente aumento do CO2<\/strong><\/p>\n

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O relat\u00f3rio tamb\u00e9m analisa as causas do recente aumento nas emiss\u00f5es de CO2 de autom\u00f3veis novos. Contrariamente \u00e0s alega\u00e7\u00f5es dos fabricantes, o relat\u00f3rio mostra que o colapso nas vendas de carros a gas\u00f3leo n\u00e3o \u00e9 a principal causa do recente aumento nas emiss\u00f5es de CO2 de carros novos. Desde 2013 o boom nas vendas de SUVs resultou num aumento de 2,6 g de CO2\/km, 10 vezes mais do que o aumento de 0,25 g de CO2 \/ km atribu\u00eddo ao decl\u00ednio nos carros a gas\u00f3leo. As vendas de SUVs na Europa dispararam de 7% em 2009 para 36% em 2018 e espera-se que alcancem quase 40% at\u00e9 2021.<\/p>\n

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O bom, o mau e o vil\u00e3o nas emiss\u00f5es de autom\u00f3veis na UE<\/strong><\/p>\n

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Os impostos definidos pelos pa\u00edses influenciam significativamente a tipologia de carros que s\u00e3o comprados em cada Estado-Membro. As emiss\u00f5es m\u00e9dias mais elevadas de CO2 de autom\u00f3veis novos encontram-se na Est\u00f3nia e no Luxemburgo, e s\u00e3o acima de 140 gCO2\/km. O mais baixo regista-se em Portugal e na Holanda (106 gCO2\/km). Em Portugal a representatividade de VE \u00e9 relativamente grande e a venda de carros pequenos \u00e9 elevada, por outro lado a quota de autom\u00f3veis a gas\u00f3leo supera os 50%. A Su\u00e9cia tem a maior parcela de ve\u00edculos el\u00e9tricos (h\u00edbridos plug-in e el\u00e9tricos) na UE, com 8,4% do total de vendas, e \u00e9 seguida pela Holanda com 6,8%. Ambos os pa\u00edses t\u00eam um sistema tribut\u00e1rio sobre ve\u00edculos que recompensam fortemente a compra de modelos de emiss\u00e3o zero. A Noruega alcan\u00e7ou n\u00edveis muito mais elevados (49%), dos quais 31% eram de emiss\u00e3o zero. A Noruega aderiu recentemente ao regulamento de CO2 e por isso os VE a\u00ed vendidos ser\u00e3o contabilizados para os objetivos da UE em 2020\/21. A maior representatividade de carros el\u00e9tricos do mercado na UE encontra-se na Holanda (5,9%) e a dos h\u00edbridos plug-in na Su\u00e9cia (6,4%).<\/p>\n

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O setor dos transportes \u00e9 o mais problem\u00e1tico em termos clim\u00e1ticos na Europa, representando 27% das emiss\u00f5es totais de gases com efeito estufa. A contribui\u00e7\u00e3o dos autom\u00f3veis corresponde a 44% das emiss\u00f5es de transporte e esta continua a aumentar devido \u00e0s estrat\u00e9gias de neg\u00f3cios tomadas pela ind\u00fastria autom\u00f3vel.<\/p>\n

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Num contexto em que a mobilidade urbana est\u00e1 a ser repensada de forma a torn\u00e1-la mais sustent\u00e1vel, a Quercus assinala como priorit\u00e1rio, a ado\u00e7\u00e3o de regulamentos mais exigentes em termos de limite de emiss\u00f5es e penaliza\u00e7\u00f5es mais severas para os incumpridores, a n\u00edvel europeu e, adicionalmente, a n\u00edvel nacional, de pol\u00edticas e medidas que fomentem as desloca\u00e7\u00f5es a emiss\u00f5es zero e progressivamente desincentivem op\u00e7\u00f5es de mobilidade com o transporte individual.<\/p>\n

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Lisboa, 9 de setembro de 2019<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

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[1] Um carro el\u00e9trico como o Renault Zoe ou o pr\u00f3ximo Volkswagen ID.3 \u00e9 impulsionado por um motor, e funciona exclusivamente com eletricidade, n\u00e3o queimando uma \u00fanica gota de combust\u00edvel f\u00f3ssil. Um h\u00edbrido completo um carro como o Toyota Prius ou o Hyundai Ioniq funciona principalmente com um motor a gasolina com a assist\u00eancia de um motor el\u00e9trico. A bateria instalada, muito pequena, n\u00e3o pode ser carregada e quase n\u00e3o garante que o carro circule no modo de emiss\u00e3o zero (cerca de 1 a 2 km no m\u00e1ximo). Um carro h\u00edbrido plug-in como o Volvo S90 T8 \u00e9 um carro h\u00edbrido completo, mas equipado com uma bateria maior que pode ser carregada e permite percorrer uma dist\u00e2ncia maior em modo de emiss\u00e3o zero (algumas dezenas de quil\u00f3metros).<\/p>\n

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[2] O relat\u00f3rio prev\u00ea que cerca de metade das vendas de ve\u00edculos el\u00e9tricos em 2020\/21 sejam de emiss\u00e3o zero ve\u00edculos como carros el\u00e9tricos a bateria e a outra metade de carros h\u00edbridos plug-in.<\/p>\n

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[3] Os fabricantes est\u00e3o a investir \u20ac 145 mil milh\u00f5es em eletrifica\u00e7\u00e3o. Dezasseis f\u00e1bricas de baterias de i\u00f5es de l\u00edtio est\u00e3o confirmadas ou provavelmente come\u00e7ar\u00e3o a produzir na Europa at\u00e9 2023. Os projetos confirmados fornecer\u00e3o at\u00e9 131 GWh de capacidade de produ\u00e7\u00e3o de baterias, de acordo com dados da Benchmark Mineral Intelligence – suficiente para cobrir a estimativa de 130 GWh necess\u00e1ria aos VE e \u00e0s baterias estacion\u00e1rias de armazenamento em toda a Europa em 2023.<\/p>\n

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[4] Link para relat\u00f3rio do T&E (em ingl\u00eas):\u00a0https:\/\/www.transportenvironment.org\/publications\/mission-impossible-how-carmakers-can-reach-their-2021-co2-targets-and-avoid-fines<\/a><\/p>\n

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