{"id":9812,"date":"2021-03-03T16:49:40","date_gmt":"2021-03-03T16:49:40","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=9812"},"modified":"2021-03-03T16:49:40","modified_gmt":"2021-03-03T16:49:40","slug":"a-maior-fonte-de-ruido-da-cidade-de-lisboa-continua-a-ser-o-trafego-automovel-nas-grandes-infraestruturas-de-transporte-rodoviario-gitr","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/a-maior-fonte-de-ruido-da-cidade-de-lisboa-continua-a-ser-o-trafego-automovel-nas-grandes-infraestruturas-de-transporte-rodoviario-gitr\/","title":{"rendered":"A maior fonte de ru\u00eddo da cidade de Lisboa continua a ser o tr\u00e1fego autom\u00f3vel nas Grandes Infraestruturas de Transporte Rodovi\u00e1rio (GITr)"},"content":{"rendered":"

A Quercus, no \u00e2mbito da 18\u00aa edi\u00e7\u00e3o da Semana Europeia da Mobilidade e do 20\u00ba Dia Europeu sem Carros (22 de Setembro) ir\u00e1 realizar uma campanha de monitoriza\u00e7\u00e3o ac\u00fastica no per\u00edmetro da cidade de Lisboa. \u00c9 objetivo fazer uma leitura e eventual estimativa sobre a popula\u00e7\u00e3o exposta ao ru\u00eddo ambiente exterior gerado pelas infraestruturas de transporte rodovi\u00e1rio, ferrovi\u00e1rio e a\u00e9reo com maior volume de tr\u00e1fego a n\u00edvel nacional (denominadas grandes infraestruturas de transporte – GIT).<\/p>\n

 <\/p>\n

Em Portugal os limites de ru\u00eddo ambiente existentes para o n\u00edvel sonoro noturno s\u00e3o Ln \u2264 55 dB(A). De acordo com os \u00faltimos dados da Ag\u00eancia Portuguesa do Ambiente, em Lisboa existem cerca de 124.500 pessoas exposta a n\u00edveis de ru\u00eddo acima do limite ac\u00fastico legal em vigor, e cerca de 6.500 pessoas expostas a n\u00edveis de ru\u00eddo de 10 dB acima do limite ac\u00fastico legal menos exigente em vigor, ou seja, aproximadamente 6.500 pessoas extremamente expostas ao ru\u00eddo, como \u00e9 poss\u00edvel verificar no quadro seguinte, onde consta a distribui\u00e7\u00e3o aproximada da exposi\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o considerando os diferentes tipos de fonte de ru\u00eddo (base:\u00a0https:\/\/apambiente.pt\/_zdata\/DAR\/Ruido\/SituacaoNacional\/DadosPop_expostaNov2017_1.pdf<\/a>).<\/p>\n

 <\/p>\n

\"Captura_de_ecr\u00e3_2019-09-10_\u00e0s_08.52.07.png\"<\/p>\n

 <\/p>\n

A an\u00e1lise do quadro anterior permite verificar que o ru\u00eddo de tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio \u00e9 na cidade de Lisboa, manifestamente, a fonte de ru\u00eddo com maior n\u00famero de pessoas expostas a valores de ru\u00eddo.<\/p>\n

 <\/p>\n

No \u00e2mbito do dia mundial sem carros (22 de Setembro) que culmina a Semana Europeia da Mobilidade, a Quercus ir\u00e1 apresentar os resultados da an\u00e1lise efetuada \u00e0s zonas de Lisboa com maior exposi\u00e7\u00e3o ao ru\u00eddo de tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio, tentando sensibilizar para necessidade de as entidades direcionarem esfor\u00e7os para diminuir a exposi\u00e7\u00e3o dos Lisboetas ao ru\u00eddo de tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio.<\/p>\n

 <\/p>\n

A relev\u00e2ncia e import\u00e2ncia que as emiss\u00f5es de ru\u00eddo e a polui\u00e7\u00e3o sonora t\u00eam no contexto de repouso e descanso das popula\u00e7\u00f5es, \u00e9 de grande import\u00e2ncia realizar um trabalho de monitoriza\u00e7\u00e3o capaz de demonstrar o atual panorama da cidade de Lisboa.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Lisboa,10 de Setembro de 2019<\/p>\n

 <\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Quercus, no \u00e2mbito da 18\u00aa edi\u00e7\u00e3o da Semana Europeia da Mobilidade e do 20\u00ba Dia Europeu sem Carros (22 de Setembro) ir\u00e1 realizar uma campanha de monitoriza\u00e7\u00e3o ac\u00fastica no per\u00edmetro da cidade de Lisboa. \u00c9 objetivo fazer uma leitura e eventual estimativa sobre a popula\u00e7\u00e3o exposta ao ru\u00eddo ambiente exterior gerado pelas infraestruturas de […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[111,151],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9812"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=9812"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9812\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":9833,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9812\/revisions\/9833"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=9812"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=9812"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=9812"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}