{"id":9811,"date":"2021-03-03T16:49:32","date_gmt":"2021-03-03T16:49:32","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=9811"},"modified":"2021-03-03T16:49:32","modified_gmt":"2021-03-03T16:49:32","slug":"descargas-ilegais-de-esgotos-de-embarcacoes-turisticas-esta-a-provocar-danos-ambientais-no-douro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/descargas-ilegais-de-esgotos-de-embarcacoes-turisticas-esta-a-provocar-danos-ambientais-no-douro\/","title":{"rendered":"Descargas ilegais de esgotos de embarca\u00e7\u00f5es tur\u00edsticas est\u00e1 a provocar danos ambientais no Douro"},"content":{"rendered":"

A Via Naveg\u00e1vel do Douro teve um aumento significativo de tr\u00e1fego tendo sido registadas 113 embarca\u00e7\u00f5es e cerca de 1,3 milh\u00f5es de passageiros em 2018. No in\u00edcio deste ano a Administra\u00e7\u00e3o dos Portos do Douro, Leix\u00f5es e Viana do Castelo (APDL) publicou um novo regulamento de utiliza\u00e7\u00e3o da Via Naveg\u00e1vel do Douro, onde s\u00e3o estipulados limites de velocidade e tamb\u00e9m a proibi\u00e7\u00e3o de descargas tais como res\u00edduos de combust\u00edvel ou esgotos sanit\u00e1rios.<\/p>\n

 <\/p>\n

Apesar das altera\u00e7\u00f5es no regulamento, t\u00eam ocorrido v\u00e1rias situa\u00e7\u00f5es de descargas ilegais que foram divulgadas nas \u00faltimas semanas na imprensa e nas redes sociais. Estas ocorr\u00eancias deixam s\u00e9rias d\u00favidas quanto \u00e0 efic\u00e1cia dos sistemas de recolha e tratamento dos esgotos e das \u00e1guas sanit\u00e1rias das embarca\u00e7\u00f5es tur\u00edsticas que operam no rio Douro.<\/p>\n

 <\/p>\n

Para al\u00e9m da polui\u00e7\u00e3o das \u00e1guas, est\u00e1 por esclarecer quais os impactos da circula\u00e7\u00e3o de embarca\u00e7\u00f5es no fen\u00f3meno da eros\u00e3o das margens do rio e na qualidade do ar. Outro fator a ter em conta \u00e9 o destino das \u00e1guas das lavagens dos pr\u00f3prios navios e do lixo produzido.<\/p>\n

 <\/p>\n

Deste modo a Quercus pede que sejam tomadas medidas de preven\u00e7\u00e3o dos riscos associados ao tr\u00e1fego de embarca\u00e7\u00f5es e uma maior fiscaliza\u00e7\u00e3o da atividade das embarca\u00e7\u00f5es tur\u00edsticas que operam no Rio Douro.<\/p>\n

 <\/p>\n

Em 2001, a UNESCO classificou como Patrim\u00f3nio Mundial 24 600 hectares do Alto Douro Vinhateiro, repartidos por 13 concelhos*, tendo j\u00e1 em 1996 classificado a cidade do Porto com o mesmo estatuto, e isso traz responsabilidades acrescidas para a gest\u00e3o ambiental desta regi\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

*Mes\u00e3o Frio, Peso da R\u00e9gua, Santa Marta de Penagui\u00e3o, Vila Real, Alij\u00f3, Sabrosa, Mur\u00e7a, Carrazeda de Ansi\u00e3es, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabua\u00e7o, S. Jo\u00e3o da Pesqueira e Vila Nova de Foz C\u00f4a.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

Vila Real, 11 de Setembro de 2019<\/p>\n

 <\/p>\n

A Dire\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A Via Naveg\u00e1vel do Douro teve um aumento significativo de tr\u00e1fego tendo sido registadas 113 embarca\u00e7\u00f5es e cerca de 1,3 milh\u00f5es de passageiros em 2018. No in\u00edcio deste ano a Administra\u00e7\u00e3o dos Portos do Douro, Leix\u00f5es e Viana do Castelo (APDL) publicou um novo regulamento de utiliza\u00e7\u00e3o da Via Naveg\u00e1vel do Douro, onde s\u00e3o estipulados […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[111,151],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9811"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=9811"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9811\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":9831,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9811\/revisions\/9831"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=9811"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=9811"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=9811"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}