{"id":9603,"date":"2021-03-03T16:19:49","date_gmt":"2021-03-03T16:19:49","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=9603"},"modified":"2021-03-03T16:19:54","modified_gmt":"2021-03-03T16:19:54","slug":"eurobarometro-europeus-e-portugueses-estao-preocupados-em-proteger-o-ambiente-e-o-clima-mas-nao-passam-a-pratica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/03\/eurobarometro-europeus-e-portugueses-estao-preocupados-em-proteger-o-ambiente-e-o-clima-mas-nao-passam-a-pratica\/","title":{"rendered":"Eurobar\u00f3metro: Europeus e Portugueses est\u00e3o preocupados em proteger o Ambiente e o Clima mas n\u00e3o passam \u00e0 pr\u00e1tica"},"content":{"rendered":"
De acordo com a nova pesquisa Eurobar\u00f3metro, 94% dos cidad\u00e3os de todos os Estados-Membros da Uni\u00e3o Europeia (EU) afirmaram que a prote\u00e7\u00e3o do Ambiente tem import\u00e2ncia e 91% dos cidad\u00e3os inquiridos afirmaram, inclusive, que a mudan\u00e7a clim\u00e1tica \u00e9 um problema s\u00e9rio na EU. No entanto, apenas 24% assume mudar a forma como consome. Quando falamos em medidas para lidar com as quest\u00f5es ambientais, as percentagens de participa\u00e7\u00e3o na solu\u00e7\u00e3o s\u00e3o baixas. Estas conclus\u00f5es n\u00e3o surpreendem a Quercus, uma vez que n\u00e3o fogem muito dos dados obtidos num inqu\u00e9rito realizado pela Associa\u00e7\u00e3o em Portugal, em que 95,9% dos participantes demonstraram conhecer os problemas ambientais, mas apenas 22,6% conheciam as alternativas mais ecol\u00f3gicas para reduzir o consumo.<\/strong><\/p>\n <\/p>\n Entre as mais de 27.000 pessoas entrevistadas neste novo inqu\u00e9rito Eurobar\u00f3metro, verificou-se um s\u00f3lido apoio a pol\u00edticas destinadas \u00e0 redu\u00e7\u00e3o do lixo pl\u00e1stico e o lixo, em que 92% dos inquiridos mostram, por exemplo, preocupa\u00e7\u00e3o com o impacte dos micropl\u00e1sticos. Outra revela\u00e7\u00e3o importante foi o facto de 82% dos entrevistados ter afirmado que os seus h\u00e1bitos de consumo afetavam o Ambiente de forma adversa na Europa e no resto do Mundo. O que surpreende, quando apenas 24% dos abordados assumiram que era importante ser fornecida mais informa\u00e7\u00e3o sobre a recolha de res\u00edduos ou sobre o consumo de energia, ou at\u00e9 mesmo encorajar as empresas a participar em atividades sustent\u00e1veis.<\/p>\n <\/p>\n O Inqu\u00e9rito Eurobar\u00f3metro revela ainda que, embora os cidad\u00e3os desejem fazer mais para proteger o Ambiente, acreditando que a responsabilidade deve ser partilhada por grandes empresas e ind\u00fastria, governos nacionais e UE, bem como pelos pr\u00f3prios cidad\u00e3os. Os cidad\u00e3os entrevistados mostram preocupa\u00e7\u00f5es com as quest\u00f5es clim\u00e1ticas e com a quantidade crescente de produ\u00e7\u00e3o de res\u00edduos, facto sobre o qual 77% dos inquiridos afirma que separa a maioria do lixo e o encaminha para reciclagem. Estes dados n\u00e3o correspondem em nada com a situa\u00e7\u00e3o Portuguesa, onde apenas 16,5% do total de res\u00edduos produzidos s\u00e3o encaminhados para os ecopontos. Ali\u00e1s, a Quercus j\u00e1 tinha verificado com o inqu\u00e9rito realizado por esta Associa\u00e7\u00e3o que continuam a existir muitas d\u00favidas sobre que res\u00edduos podem ser colocados no ecoponto amarelo, com 78% dos inquiridos a acreditar que pode colocar c\u00e1psulas de caf\u00e9 e 22,5% a achar que n\u00e3o pode colocar pacotes de leite.<\/p>\n <\/p>\n \u00c9 interessante verificar que mais de oito em cada dez cidad\u00e3os entrevistados est\u00e3o preocupados com o impacte dos produtos qu\u00edmicos presentes nos produtos do dia-a-dia, quer para a Sa\u00fade quer para o Ambiente.<\/p>\n <\/p>\n Por outro lado, n\u00e3o deixou de ser curioso verificar que apesar dos entrevistados expressarem o desejo de roupas que durem mais e s\u00e3o feitas de materiais que podem ser reciclados, no momento em que lhes era perguntado se a roupa deveria ser disponibilizada pelo pre\u00e7o mais baixo poss\u00edvel, independentemente do Ambiente e das condi\u00e7\u00f5es laborais em que \u00e9 produzida, 60% dos inquiridos tendiam em concordar.<\/p>\n <\/p>\n Muita consci\u00eancia, mas um longo caminho para fazer, quer na sensibiliza\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o, quer na mudan\u00e7a de h\u00e1bitos de consumo.<\/p>\n <\/p>\n