{"id":18457,"date":"2023-09-15T15:12:43","date_gmt":"2023-09-15T15:12:43","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=18457"},"modified":"2024-01-18T22:59:49","modified_gmt":"2024-01-18T22:59:49","slug":"codigo-de-conduta-comunitario-da-quercus-associacao-nacional-de-conservacao-da-natureza","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2023\/09\/15\/codigo-de-conduta-comunitario-da-quercus-associacao-nacional-de-conservacao-da-natureza\/","title":{"rendered":"C\u00d3DIGO DE CONDUTA COMUNIT\u00c1RIO DA QUERCUS"},"content":{"rendered":"

<\/h3>\n

PRE\u00c2MBULO<\/h3>\n

\u00c0 medida que a nossa comunidade cresce, \u00e9 imperativo que preservemos as coisas que nos trouxeram aqui; ou seja, manter a Quercus um lugar acolhedor, desafiador e justo para prosseguirmos com o seu maior des\u00edgnio \u2014 a Luta pelo Ambiente e em Defesa da Natureza.<\/p>\n

O C\u00f3digo de Conduta Geral para Associados da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza \u00e9 uma vers\u00e3o adaptada do seu C\u00f3digo de Conduta, e \u00e9 parte integrante do mesmo. Este C\u00f3digo declara os nossos ideais em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 conduta. Este documento \u00e9 uma express\u00e3o dos nossos ideais, n\u00e3o um livro de regras. \u00c9 uma maneira de comunicar os nossos valores existentes a toda a comunidade.<\/p>\n

 <\/p>\n

1\u00ba SEJA ATENCIOSO
\n<\/strong>O nosso trabalho ser\u00e1 usado por outras pessoas e, por sua vez, dependeremos do trabalho de outras pessoas. Qualquer decis\u00e3o que tomarmos afetar\u00e1 outras pessoas, e devemos levar essas consequ\u00eancias em considera\u00e7\u00e3o ao tomar decis\u00f5es. Mesmo que n\u00e3o seja \u00f3bvio no momento nossas contribui\u00e7\u00f5es para a Quercus ter\u00e3o impacto no trabalho de outras pessoas.<\/p>\n

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2\u00ba <\/strong>SEJA RESPEITADOR
\n<\/strong>A comunidade Quercus e seus membros tratam-se com respeito. Todos podem dar uma contribui\u00e7\u00e3o valiosa \u00e0 causa da Defesa do Ambiente e da Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza. Nem sempre concordamos, mas discordar n\u00e3o \u00e9 desculpa para mau comportamento e falta de educa\u00e7\u00e3o. Todos n\u00f3s odemos experimentar alguma frustra\u00e7\u00e3o de vez em quando, mas n\u00e3o podemos permitir que essa frustra\u00e7\u00e3o se transforme em ataque pessoal. \u00c9 importante lembrar que uma comunidade em que as pessoas se sentem desconfort\u00e1veis ou amea\u00e7adas n\u00e3o \u00e9 produtiva. Esperamos que os membros da nossa comunidade sejam respeitosos ao lidar com outros membros ou colaboradores, bem como com pessoas fora da Quercus. Pedir desculpa por algo dito de forma menos pr\u00f3pria ou pensada resolve muitas vezes um problema mais depressa do que toda a burocracia e todos os regulamentos.<\/p>\n

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3\u00ba SEJA COLABORATIVO E ASSERTIVO
\n<\/strong>A colabora\u00e7\u00e3o \u00e9 central para a Quercus e para a comunidade maior do ambientalismo. Essa colabora\u00e7\u00e3o envolve indiv\u00edduos que trabalham com 0utros em Grupos de Trabalho, equipas que trabalham entre si e indiv\u00edduos e equipas que trabalham com outros projetos internos e\/ou externos. Essa colabora\u00e7\u00e3o reduz a redund\u00e2ncia e melhora a qualidade do nosso trabalho. Interna e externamente, por isso devemos estar sempre abertos \u00e0 colabora\u00e7\u00e3o. Sempre que poss\u00edvel, devemos trabalhar em estreita colabora\u00e7\u00e3o com projetos anteriores e com outros membros do ambientalismo para coordenar nosso trabalho t\u00e9cnico, de defesa de direitos, documenta\u00e7\u00e3o e outros.
\nO nosso trabalho deve ser feito de forma transparente e devemos envolver o maior n\u00famero poss\u00edvel de partes interessadas. Se decidirmos adotar uma abordagem diferente das outras, informaremos antecipadamente, documentaremos nosso trabalho e informaremos outras pessoas regularmente sobre o nosso progresso.<\/p>\n

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4\u00ba QUANDO DISCORDAMOS CONSULTAMOS OUTRAS PESSOAS
\n<\/strong>Os conflitos em nossa comunidade podem assumir v\u00e1rias formas. Desacordos, sociais e t\u00e9cnicos, s\u00e3o normais, mas n\u00e3o permitimos que eles persistam e estagnem, deixando os outros incertos da dire\u00e7\u00e3o acordada. Esperamos que os indiv\u00edduos primeiro tentem resolver conflitos entre si de maneira construtiva, comunicando e pedindo ajuda quando necess\u00e1rio. Essa abordagem d\u00e1 \u00e0s pessoas mais controle sobre o resultado de sua disputa. Se isso falhar, devemos encaminhar o assunto \u00e0s estruturas com os l\u00edderes designados para intervir e fornecer clareza e orienta\u00e7\u00e3o. Quando surgem conflitos, existe um processo pensado e acordado para resolv\u00ea-los: deve-se recorrer para o Conselho de Representantes e, em \u00faltima inst\u00e2ncia, para a Comiss\u00e3o Arbitral. N\u00e3o toleraremos \u200b bullying \u200b ou ass\u00e9dio de nenhum membro da nossa comunidade. Se um membro se sentir amea\u00e7ado ou incomodado em resultado de uma conduta intimidadora, assediadora, abusiva, discriminat\u00f3ria, depreciativa ou humilhante, fale e pe\u00e7a que pare. Se achar que n\u00e3o pode falar, entre em contato imediatamente, por ordem de prioridades, com a Dire\u00e7\u00e3o do N\u00facleo da sua \u00e1rea de resid\u00eancia, Dire\u00e7\u00e3o Nacional, Conselho de Representantes ou Comiss\u00e3o Arbitral, com evid\u00eancias do incidente. Incidentes de \u200b bullying \u200b e ass\u00e9dio podem ser relatados em particular e ser\u00e3o tratados com seriedade e discri\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Fale se perceber que algu\u00e9m est\u00e1 a ser submetido a esse comportamento. Indique \u00e0s pessoas o nosso C\u00f3digo de Conduta Comunit\u00e1rio e ressalte que esse comportamento n\u00e3o \u00e9 bem vindo. Caso o comportamento se mantenha os membros da nossa comunidade podem ser moderados e\/ou afastados dos canais de discuss\u00e3o; podendo sempre, evidentemente, recorrer em \u00faltima inst\u00e2ncia para a Comiss\u00e3o Arbitral se se sentirem injusti\u00e7ados.<\/p>\n

\u00a0<\/strong><\/p>\n

5\u00ba QUANDO N\u00c3O TEMOS CERTEZA PEDIMOS AJUDA
\n<\/strong>Ningu\u00e9m sabe tudo, e n\u00e3o se espera que todos sejam perfeitos na nossa comunidade. Fazer perguntas evita muitos problemas futuros e, portanto, as perguntas s\u00e3o incentivadas. Aqueles que fazem perguntas devem ser receptivos e prestativos. No entanto, ao fazer uma pergunta, deve-se tomar cuidado para faz\u00ea-lo em um local apropriado e de forma cordial.<\/p>\n

 <\/p>\n

6\u00ba SAIA DE FORMA CORRETA
\n<\/strong>Membros de todos os projetos e comunidades v\u00eam e v\u00e3o e a Quercus n\u00e3o \u00e9 diferente. Quando algu\u00e9m sai da comunidade ou projeto, no todo ou em parte, solicitamos que o fa\u00e7a de uma maneira que minimize a interrup\u00e7\u00e3o dos trabalhos ou a\u00e7\u00f5es. Isso significa que devem dizer \u00e0s pessoas que est\u00e3o saindo e tomar as medidas adequadas para garantir que outras pessoas possam retomar de onde pararam.<\/p>\n

 <\/p>\n

7\u00ba CONFIDENCIALIDADE
\n<\/strong>Os conte\u00fados das mensagens partilhadas s\u00e3o confidenciais e destinados ao conhecimento e uso exclusivo dos destinat\u00e1rios, pelo que n\u00e3o devem ser partilhadas fora da Quercus sem o expresso consentimento da organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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