{"id":17364,"date":"2022-05-23T09:22:32","date_gmt":"2022-05-23T09:22:32","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=17364"},"modified":"2023-11-21T16:01:01","modified_gmt":"2023-11-21T16:01:01","slug":"parecer-a-expansao-da-linha-vermelha-do-metropolitano-de-lisboa-de-sao-sebastiao-a-alcantara","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2022\/05\/23\/parecer-a-expansao-da-linha-vermelha-do-metropolitano-de-lisboa-de-sao-sebastiao-a-alcantara\/","title":{"rendered":"Parecer \u00e0 Expans\u00e3o da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa de S\u00e3o Sebasti\u00e3o a Alc\u00e2ntara"},"content":{"rendered":"

Consulta P\u00fablica 2022-04-21 e 2022-06-02123<\/p>\n

CONTRIBUTO PARA A CONSULTA P\u00daBLICA<\/u><\/strong><\/p>\n

 <\/p>\n

Da avalia\u00e7\u00e3o da documenta\u00e7\u00e3o disponibilizada, no \u00e2mbito da consulta p\u00fablica do processo de Avalia\u00e7\u00e3o de Impacte Ambiental da expans\u00e3o da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa at\u00e9 Alc\u00e2ntara, podem tirar-se as seguintes conclus\u00f5es:<\/p>\n

O tra\u00e7ado ao qual \u00e9 dada prefer\u00eancia na avalia\u00e7\u00e3o implica:<\/p>\n

1 \u2013 O abandono da esta\u00e7\u00e3o prevista para o Alto de Campolide. <\/strong><\/p>\n

Do ponto de vista de uma Associa\u00e7\u00e3o de defesa dos valores ambientais, tal abandono representa um retrocesso no planeamento de uma rede de transportes que potencie a diminui\u00e7\u00e3o dos consumos de combust\u00edveis f\u00f3sseis e assim contribua para o prosseguimento dos objectivos da descarboniza\u00e7\u00e3o da economia e combate \u00e0s altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas. Esta esta\u00e7\u00e3o, que poderia abrir caminho \u00e0 liga\u00e7\u00e3o da esta\u00e7\u00e3o de caminhos de ferro de Campolide e ser assim um interface do Metropolitano \u00e0s linhas de Sintra, Margem sul, e Azambuja, al\u00e9m da liga\u00e7\u00e3o a v\u00e1rias linhas da Carris, contribuindo para a rapidez do transporte urbano e peri-urbano, e contribuir para a diminui\u00e7\u00e3o das entradas na cidade em viatura particular, ao ser simplesmente abandonada, acaba por funcionar apenas como uma distribui\u00e7\u00e3o de passageiros entre o Aeroporto e as unidades Hoteleiras locais, tornando mesmo a Linha Vermelha em pouco mais do que uma linha de liga\u00e7\u00e3o aos v\u00e1rios centros comerciais da cidade \u2013 Olivais, Vasco da Gama, El Corte Ingl\u00e9s, e Amoreiras.<\/p>\n

Ficam, deste modo, desde logo feridos dois princ\u00edpios importantes da sustentabilidade a saber, a mobilidade sustent\u00e1vel, por n\u00e3o se contribuir para a diminui\u00e7\u00e3o das viaturas entradas na cidade, o espa\u00e7o urbano ocupado pelas mesmas e os consumos de combust\u00edveis f\u00f3sseis. Al\u00e9m disso potenciam-se novos polos geradores de tr\u00e1fego e o aumento total e concentra\u00e7\u00e3o de novos usu\u00e1rios nos centros comerciais, contra os princ\u00edpios de um urbanismo sustent\u00e1vel.<\/p>\n

2 \u2013 Manifestamos a nossa perplexidade por o tra\u00e7ado em apre\u00e7o (com novas esta\u00e7\u00f5es em Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alc\u00e2ntara) depender de constru\u00e7\u00e3o massiva: Mais concretamente, a constru\u00e7\u00e3o da esta\u00e7\u00e3o de Campo de Ourique<\/strong>, prevista para se situar a 31 metros sob o Jardim Te\u00f3filo Braga<\/strong> (Jardim da Parada), jardim hist\u00f3rico da cidade e dos poucos espa\u00e7os verdes de Campo de Ourique, que, para al\u00e9m de um rico patrim\u00f3nio arb\u00f3reo (cerca de 100 \u00e1rvores, entre elas v\u00e1rias Ginko biloba, uma grev\u00edlia de grande porte \u2013 a abater-, l\u00f3d\u00e3os-bastardos, palmeiras das Can\u00e1ria, etc.), possui \u00e1rvores classificadas de Interesse P\u00fablico (2 metros\u00edderos, 1 cipreste mexicano, 1 sequ\u00f3ia). A constru\u00e7\u00e3o nos termos previstos implicaria o abate de pelo menos treze \u00e1rvores do lado da Rua Infantaria 16, alteraria as condi\u00e7\u00f5es ed\u00e1ficas do solo e colocaria assim em risco directamente uma das \u00e1rvores classificadas, e indirectamente, todas as outras \u00e1rvores existentes neste jardim, incluindo as demais classificadas. A constru\u00e7\u00e3o desta esta\u00e7\u00e3o, at\u00e9 pela implanta\u00e7\u00e3o do po\u00e7o de ataque, \u00e9 totalmente incompat\u00edvel com o desenvolvimento radicular das \u00e1rvores de grande porte e conduzir\u00e1 \u00e0 destrui\u00e7\u00e3o do mesmo. N\u00e3o \u00e9 sequer compreens\u00edvel ou aceit\u00e1vel esta proposta porquanto existem alternativas vi\u00e1veis, nomeadamente o Largo Afonso do Pa\u00e7o, a travessa de cima dos quarteis, ou a \u00e1rea fronteira \u00e1 Igreja de Santo Condest\u00e1vel.<\/p>\n

O Tra\u00e7ado da alternativa favorecida implica ainda, entre a esta\u00e7\u00e3o projectada para a Avenida Infante Santo e a esta\u00e7\u00e3o de Alc\u00e2ntara, al\u00e9m do atravessamento de parte da Tapada da Necessidades, para onde s\u00e3o de prever riscos tamb\u00e9m relacionados com as condi\u00e7\u00f5es dos solos e o desenvolvimento radicular das \u00e1rvores a\u00ed existentes, e contudo, totalmente menosprezados ao n\u00edvel do Estudo de Impacte Ambiental, o atravessamento subterr\u00e2neo do corpo do Pal\u00e1cio das Necessidades, monumento nacional, sem que sejam levadas em linha de conta as trepida\u00e7\u00f5es provocadas nem durante a constru\u00e7\u00e3o, nem durante a explora\u00e7\u00e3o da linha. Est\u00e1 tamb\u00e9m prevista a demoli\u00e7\u00e3o parcial do Baluarte do Livramento, ultimo exemplar dos baluartes de defesa de Lisboa, no lado ocidental, chegando a propor-se a reconstru\u00e7\u00e3o de um \u201cpastiche\u201d moderno recriando este baluarte.<\/p>\n

Este projecto implicaria, ainda, a demoli\u00e7\u00e3o de uma dezena de edifica\u00e7\u00f5es na Alc\u00e2ntara hist\u00f3rica, da cidade consolidada, e, provocaria s\u00e9rios danos na sa\u00fade estrutural de uma s\u00e9rie de edif\u00edcios de grande porte, ao longo do seu tra\u00e7ado, com especial implica\u00e7\u00f5es no conjunto monumental das Necessidades, como j\u00e1 acima referido.<\/p>\n

De um ponto de vista de protec\u00e7\u00e3o, quer do patrim\u00f3nio vegetal, quer do patrim\u00f3nio edificado da cidade a expans\u00e3o da Linha Vermelha do Metropolitano atenta contra a sustentabilidade ambiental da cidade de Lisboa.<\/p>\n

A defesa da mobilidade na cidade de Lisboa n\u00e3o pode ser feita atrav\u00e9s de b\u00e1rbaros actos de destrui\u00e7\u00e3o do patrim\u00f3nio natural e cultural da Cidade !<\/p>\n

Em conclus\u00e3o:<\/strong> A solu\u00e7\u00e3o proposta n\u00e3o<\/strong> preenche os requisitos m\u00ednimos de promover a sustentabilidade ambiental, social e econ\u00f3mica que teria de observar para que a Quercus-ANCN dela fa\u00e7a uma observa\u00e7\u00e3o positiva.<\/p>\n

Ao n\u00e3o contribuir para a descarboniza\u00e7\u00e3o da economia, ao n\u00e3o contribuir para a redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de gases promotores do efeito de estufa, ao atentar contra os espa\u00e7os verdes (que inclusive promovem essa mesma redu\u00e7\u00e3o) e contra o patrim\u00f3nio cultural da cidade e do pa\u00eds, a presente proposta de tra\u00e7ado da expans\u00e3o da linha vermelha de S\u00e3o Sebasti\u00e3o a Alc\u00e2ntara, deve ser considerada manifestamente nociva e n\u00e3o dever\u00e1 receber parecer favor\u00e1vel em sede de Avalia\u00e7\u00e3o de Impacte Ambiental.<\/strong><\/p>\n

Lisboa 23 de Maio de 2022<\/p>\n

O N\u00facleo Regional de Lisboa da Quercus-ANCN<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Consulta P\u00fablica 2022-04-21 e 2022-06-02123 CONTRIBUTO PARA A CONSULTA P\u00daBLICA   Da avalia\u00e7\u00e3o da documenta\u00e7\u00e3o disponibilizada, no \u00e2mbito da consulta p\u00fablica do processo de Avalia\u00e7\u00e3o de Impacte Ambiental da expans\u00e3o da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa at\u00e9 Alc\u00e2ntara, podem tirar-se as seguintes conclus\u00f5es: O tra\u00e7ado ao qual \u00e9 dada prefer\u00eancia na avalia\u00e7\u00e3o implica: 1 […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":17365,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[64],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17364"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=17364"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17364\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18743,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/17364\/revisions\/18743"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media\/17365"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=17364"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=17364"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=17364"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}