{"id":16866,"date":"2021-12-04T09:00:26","date_gmt":"2021-12-04T09:00:26","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=16866"},"modified":"2021-12-31T19:17:05","modified_gmt":"2021-12-31T19:17:05","slug":"dia-mundial-para-a-conservacao-da-vida-selvagem-quercus-divulga-o-projeto-polinizadores-on","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/12\/04\/dia-mundial-para-a-conservacao-da-vida-selvagem-quercus-divulga-o-projeto-polinizadores-on\/","title":{"rendered":"Dia Mundial para a Conserva\u00e7\u00e3o da Vida Selvagem: Quercus divulga o Projeto “Polinizadores ON”"},"content":{"rendered":"
No Dia Mundial para a Conserva\u00e7\u00e3o da Vida Selvagem, assinalado hoje, 4 de Dezembro, a Quercus divulga os resultados do projeto Polinizadores ON, desenvolvido entre Julho e Dezembro de 2021 e apoiado pelo Fundo Ambiental, com a dupla finalidade de criar um recurso educativo para o p\u00fablico escolar e desenvolver conte\u00fados de sensibiliza\u00e7\u00e3o para a popula\u00e7\u00e3o em geral sobre os insetos polinizadores.<\/strong><\/p>\n Polinizadores ON: Quercus disponibiliza recursos did\u00e1ticos para cidad\u00e3os e escolas<\/strong><\/p>\n O projeto \u201cPolinizadores ON\u201d (ON com duplo significado de \u201cativos\u201d e tamb\u00e9m em abreviatura de \u201cObreiros da Natureza\u201d) pretendeu complementar e refor\u00e7ar o trabalho realizado pela Quercus desde 2015 no \u00e2mbito da campanha \u201cSOS Polinizadores\u201d. Para tal, foram produzidos v\u00e1rios recursos did\u00e1ticos, audiovisuais e digitais com vista a esclarecer e sensibilizar os cidad\u00e3os em geral e o p\u00fablico escolar em particular para a relev\u00e2ncia dos insetos polinizadores, nomeadamente os polinizadores selvagens. Os outputs<\/em> produzidos focaram-se sobretudo em tr\u00eas vertentes: 1) dar a conhecer os principais insetos polinizadores em Portugal, para al\u00e9m da abelha-mel\u00edfera; 2) divulgar as amea\u00e7as e as press\u00f5es ambientais a que est\u00e3o sujeitos e 3) explicar o que \u00e9 que os cidad\u00e3os podem fazer para a sua prote\u00e7\u00e3o.<\/p>\n Na componente escolar, o projeto desenvolveu o jogo da gl\u00f3ria \u201c\u00c0 Descoberta dos Polinizadores\u201d, que come\u00e7ar\u00e1 a ser dinamizado nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Amarante e, posteriormente, ser\u00e1\u00a0 promovido em escolas por todo o pa\u00eds.\u00a0 Est\u00e3o tamb\u00e9m a ser produzidos cinco v\u00eddeos em anima\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica de curta dura\u00e7\u00e3o, clarificando quest\u00f5es centrais sobre os insetos polinizadores; em paralelo, foram produzidos e emitidos cinco epis\u00f3dios da rubrica \u201cMinuto Verde\u201d que a Quercus apresenta na RTP1 diariamente. Muitos dos conte\u00fados divulgados nestes formatos s\u00e3o transversais ao \u201cGuia Pr\u00e1tico Cidad\u00e3os para a Conserva\u00e7\u00e3o dos Polinizadores\u201d, uma publica\u00e7\u00e3o da Comiss\u00e3o Europeia que a Quercus traduziu e promoveu no \u00e2mbito deste projeto. Todos estes conte\u00fados t\u00eam vindo a ser amplamente promovidos atrav\u00e9s das redes sociais da Quercus e ficar\u00e3o dispon\u00edveis em polinizadoreson.quercus.pt<\/a>.<\/p>\n \u201cQuando o cidad\u00e3o comum pensa em vida selvagem, talvez lhe ocorra logo o le\u00e3o, a \u00e1guia, o lince, ou a baleia … Mas pequenos animais que vivem perto da maior parte de n\u00f3s, como as borboletas, abelh\u00f5es, abelhas-solit\u00e1rias, moscas-das-flores, besouros, etc., tamb\u00e9m s\u00e3o vida selvagem. Os insetos polinizadores est\u00e3o em decl\u00ednio e precisam da nossa prote\u00e7\u00e3o. E, neste caso, ajud\u00e1-los est\u00e1 mais ao nosso alcance.<\/em> Esta foi a premissa principal que deu origem ao projeto de educa\u00e7\u00e3o e sensibiliza\u00e7\u00e3o ambiental \u201cPolinizadores ON\u201d,<\/em> refere Alexandra Azevedo, Presidente da Quercus.<\/p>\n Polinizadores em decl\u00ednio \u2013 as causas<\/strong><\/p>\n Os polinizadores silvestres, em especial os insetos polinizadores, fornecem benef\u00edcios consistentes \u00e0 escala global e afetam diretamente a produ\u00e7\u00e3o de 75% das principais culturas agr\u00edcolas. No entanto, est\u00e3o sujeitos a v\u00e1rias press\u00f5es globais que representam uma forte amea\u00e7a \u00e0 conserva\u00e7\u00e3o da biodiversidade, assim como \u00e0 produ\u00e7\u00e3o agr\u00edcola sustent\u00e1vel, agroecol\u00f3gica. Aqui incluem-se as altera\u00e7\u00f5es dos usos do solo, a intensifica\u00e7\u00e3o agr\u00edcola com utiliza\u00e7\u00e3o crescente de agro-qu\u00edmicos, as invas\u00f5es biol\u00f3gicas e as altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas. As altera\u00e7\u00f5es no uso do solo causam fragmenta\u00e7\u00e3o, perda e simplifica\u00e7\u00e3o de habitat e conduzem a uma redu\u00e7\u00e3o cont\u00ednua de reservat\u00f3rios naturais de biodiversidade funcional e, de forma concertada com outros fatores, amea\u00e7am a sobreviv\u00eancia das popula\u00e7\u00f5es de polinizadores e plantas silvestres, bem como o funcionamento e sustentabilidade dos ecossistemas. (1)<\/p>\n Quercus integra a <\/strong>Polli.NET, rede colaborativa de \u00e2mbito nacional <\/strong><\/p>\n O papel essencial dos polinizadores foi reconhecido pela Conven\u00e7\u00e3o para a Diversidade Biol\u00f3gica e pela Uni\u00e3o Europeia, atrav\u00e9s da “Iniciativa da UE Relativa aos Polinizadores”. Apesar de n\u00e3o ter uma iniciativa nacional formal neste \u00e2mbito, Portugal reconhece a import\u00e2ncia dos polinizadores na Estrat\u00e9gia Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza e Biodiversidade 2030, no \u00e2mbito da qual foi criada a Polli.NET, uma rede colaborativa para atuar ao n\u00edvel da avalia\u00e7\u00e3o, conserva\u00e7\u00e3o e valoriza\u00e7\u00e3o, e que a Quercus integra, juntamente com outras dezenas de entidades nacionais. Esta rede colaborativa dever\u00e1 ser o primeiro passo para uma iniciativa concertada \u00e0 escala nacional, para avaliar o estado da arte e tend\u00eancias dos polinizadores, identificar os fatores direta e\/ou indiretamente ligados ao seu decl\u00ednio, identificar lacunas e definir as \u00e1reas de atua\u00e7\u00e3o priorit\u00e1rias no nosso pa\u00eds. (1)<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n