{"id":16651,"date":"2021-10-13T16:01:18","date_gmt":"2021-10-13T16:01:18","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=16651"},"modified":"2022-02-17T16:01:44","modified_gmt":"2022-02-17T16:01:44","slug":"formacao-a-distancia-biodiversidade-na-area-transfronteirica-sensibilizacao-e-vigilancia-ambiental","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/10\/13\/formacao-a-distancia-biodiversidade-na-area-transfronteirica-sensibilizacao-e-vigilancia-ambiental\/","title":{"rendered":"Forma\u00e7\u00e3o \u00e0 dist\u00e2ncia: Biodiversidade na \u00c1rea Transfronteiri\u00e7a: Sensibiliza\u00e7\u00e3o e Vigil\u00e2ncia Ambiental"},"content":{"rendered":"
Esta a\u00e7\u00e3o est\u00e1 integrada no projeto BIOTRANS \u201cGesti\u00f3n Integrada de la Biodiversidad en el \u00c1rea Transronteriza\u201d,\u00a0cofinanciado pelo FEDER atrav\u00e9s do Programa Interreg V-A Espa\u00f1a-Portugal (POCTEP) 2014-2020.<\/p>\n
O objetivo do projeto \u00e9 a gest\u00e3o conjunta e integrada da conserva\u00e7\u00e3o da biodiversidade na regi\u00e3o da EUROACE (Centro-Alentejo-Extremadura) atrav\u00e9s da implementa\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00f5es conjuntas e sin\u00e9rgicas entre parceiros ib\u00e9ricos para proteger e conservar a biodiversidade da \u00e1rea. A singularidade e diversidade biol\u00f3gica existente ao longo da fronteira, com extensos ecossistemas e \u00e1reas naturais protegidas, \u00e9 um dos fatores valorizados, visto que possui um extraordin\u00e1rio patrim\u00f3nio ambiental que alberga numerosas esp\u00e9cies da flora end\u00e9mica luso-extremenha e fauna de enorme relev\u00e2ncia global, e de habitats naturais onde existem problemas e desafios comuns.<\/p>\n
O conhecimento da biodiversidade regional por parte dos professores \u00e9 importante para a sua conserva\u00e7\u00e3o, indo esse conhecimento ser transmitido para a popula\u00e7\u00e3o da regi\u00e3o.<\/p>\n
A Educa\u00e7\u00e3o Ambiental \u00e9 um dos dom\u00ednios obrigat\u00f3rios da Educa\u00e7\u00e3o para a Cidadania.<\/p>\n
Com o apoio dos especialistas da QUERCUS:<\/strong><\/p>\n Alexandra Azevedo, Domingos Patacho, Nuno Alegria, Paula Nunes da Silva, Paula Lopes da Silva, Sandra Pereira<\/p>\n <\/p>\n CONTE\u00daDOS<\/strong><\/p>\n 1 – Introdu\u00e7\u00e3o (4h) A – Conserva\u00e7\u00e3o da natureza\/recursos naturais \/territ\u00f3rio (8h) B – Economia circular \/ Sustentabilidade (8h) C -Altera\u00e7\u00f5es globais (9h) D – Estudos de Impacte Ambiental<\/p>\n E – Programa de Vigil\u00e2ncia Ambiental:<\/p>\n F – Caso Pr\u00e1tico (5h)<\/p>\n Resolu\u00e7\u00e3o de caso pr\u00e1tico em rela\u00e7\u00e3o aos conte\u00fados desenvolvidos:<\/p>\n Optar-se-\u00e1 por uma visita a um espa\u00e7o natural, preferivelmente na \u00e1rea do Parque Natural da Serra de S\u00e3o Mamede<\/p>\n <\/p>\n OBJETIVOS<\/strong><\/p>\n Sensibilizar os docentes da regi\u00e3o EUROACE em mat\u00e9ria de Vigil\u00e2ncia Ambiental, de forma que possam divulgar e orientar os seus alunos sobre as oportunidades em Vigil\u00e2ncia Ambiental;<\/p>\n Identificar os distintos problemas e riscos ambientais que se possam gerar nas atividades e projetos de desenvolvimento, assim como as poss\u00edveis solu\u00e7\u00f5es e medidas de interven\u00e7\u00e3o;<\/p>\n Adquirir os conhecimentos necess\u00e1rios para a elabora\u00e7\u00e3o dos Programas de Vigil\u00e2ncia Ambiental.<\/p>\n Facilitar liga\u00e7\u00f5es e redes, interc\u00e2mbio e intera\u00e7\u00e3o entre todos os interessados na Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza e na Educa\u00e7\u00e3o Ambiental.<\/p>\n Fornecer espa\u00e7o e oportunidades para o refinamento e a promo\u00e7\u00e3o do conceito e da transi\u00e7\u00e3o para o desenvolvimento sustent\u00e1vel \u2013 por meio de todas as formas de aprendizagem e de sensibiliza\u00e7\u00e3o dos cidad\u00e3os.<\/p>\n Incentivar o aumento da qualidade de ensino e aprendizagem na educa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n FICHA DA A\u00c7\u00c3O<\/strong><\/p>\n Formador: Jos\u00e9 Janela<\/p>\n Modalidade: Curso de Forma\u00e7\u00e3o 50h<\/p>\n Acredita\u00e7\u00e3o: CCPFC\/ACC-109611\/20<\/p>\n P\u00fablico-alvo:<\/p>\n Art\u00ba 8\u00ba do RJFC – Grupos de recrutamento 230, 500 1 Turma: \u00c0 dist\u00e2ncia<\/p>\n Cronograma:<\/strong> <\/p>\n
\n2 – Educa\u00e7\u00e3o ambiental (6h)
\n3 – Aspetos e problem\u00e1tica ambiental (25h)<\/p>\n
\n1 – Biodiversidade
\n2 – Florestas
\n3 – Oceanos
\n4 – Paisagem<\/p>\n
\n1 – Consumo
\n2 – Res\u00edduos
\n3 – Produ\u00e7\u00e3o<\/p>\n
\n1 – Energia
\n2 – Altera\u00e7\u00f5es Clim\u00e1ticas
\n3 – \u00c1gua
\n4 – Programas de Vigil\u00e2ncia Ambiental (10h)<\/p>\n
\nArt\u00ba 9\u00ba do RJFC (Dimens\u00e3o Cient\u00ed fi ca e Pedag\u00f3gica):
\nGrupos de recrutamento 230, 520<\/p>\n
\n18\/Out – 18.00-20.00h
\n20, 25, 27\/Out – 17.30-20.30h
\n3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29\/Nov – 17.30-20.30h
\n6\/Dez – 17.30-20.30h
\n11\/Dez – S\u00e1bado das 10.30h \u00e0s 16.30h Presencial
\n13, 15\/Dez – 17.30-20.30h
\n10 Jan – 18.00-19.00h<\/p>\n