{"id":14246,"date":"2021-03-08T16:07:55","date_gmt":"2021-03-08T16:07:55","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14246"},"modified":"2021-03-08T16:07:55","modified_gmt":"2021-03-08T16:07:55","slug":"14246","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/14246\/","title":{"rendered":""},"content":{"rendered":"

\"carropolui\u00e7\u00e3o\"O estudo \u201cThe cost of air pollution: health impacts of road transport\u201d foi recentemente publicado pela Organiza\u00e7\u00e3o para a Coopera\u00e7\u00e3o e Desenvolvimento Econ\u00f3mico (OCDE), e d\u00e1 a conhecer a dimens\u00e3o dos custos associados com os efeitos sobre a sa\u00fade causados pela polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica.<\/strong><\/p>\n

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A polui\u00e7\u00e3o do ar exterior mata cerca de 3,5 milh\u00f5es de pessoas por ano, ao n\u00edvel global, e tornou-se um dos fatores ambientais que podem contribuir para o aumento das mortes prematuras, ultrapassando outros fatores como a falta de condi\u00e7\u00f5es de salubridade e a car\u00eancia de \u00e1gua pot\u00e1vel. Na maioria dos 34 pa\u00edses da OCDE, as mortes causadas por doen\u00e7as cardiorrespirat\u00f3rias s\u00e3o muito superiores \u00e0s mortes causadas pelos acidentes nas estradas.<\/p>\n

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Entre as principais conclus\u00f5es deste estudo, destacam-se as seguintes:<\/strong><\/p>\n

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– O n\u00famero de mortes prematuras associadas com a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica (ar exterior) desceu 4% nos pa\u00edses da OCDE, entre 2005 e 2010. Cerca de 20 dos 34 pa\u00edses da OCDE realizaram progressos para baixar as estat\u00edsticas, enquanto 14 pa\u00edses n\u00e3o fizeram quaisquer progressos.<\/p>\n

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– O n\u00famero de mortes prematuras causadas pela polui\u00e7\u00e3o do ar exterior na China aumentou 5% e na \u00cdndia cerca de 12% durante o mesmo per\u00edodo.<\/p>\n

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– Os custos para os sistemas nacionais de sa\u00fade associados com a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica nos pa\u00edses da OCDE (incluindo os custos associados com mortes prematuras e doen\u00e7as) estimam-se em 1.7 bili\u00f5es de d\u00f3lares em 2010.<\/p>\n

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– Existem evid\u00eancias que sugerem que o transporte rodovi\u00e1rio contribui cerca de 50% para os custos totais associados com a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica nos pa\u00edses da OCDE, ou seja, perto de 1 bili\u00e3o de d\u00f3lares em 2010.<\/p>\n

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– Na China, os custos associados com os impactes na sa\u00fade da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica rondam os 1,4 bili\u00f5es de d\u00f3lares em 2010, enquanto na \u00cdndia ascendem aos 0,5 bili\u00f5es de d\u00f3lares. N\u00e3o existem dados suficientes para estimar a percentagem associada ao transporte rodovi\u00e1rio, mas este representa custos muitos elevados para estes pa\u00edses.<\/p>\n

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– Em Portugal, um dos pa\u00edses da OCDE analisados, ocorreram 3.842 mortes prematuras em 2010 devido \u00e0 polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, com um custo associado de 9.603 milh\u00f5es de d\u00f3lares (um aumento face a 2005, quando se verificaram 3.645 mortes e custos da ordem dos 8.273 milh\u00f5es de d\u00f3lares). Em 2010, 50% dos custos estavam associados com a polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica causada pelo transporte rodovi\u00e1rio.<\/p>\n

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O estudo da OCDE aponta algumas recomenda\u00e7\u00f5es futuras:<\/strong><\/p>\n

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– Fim dos incentivos para a aquisi\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos autom\u00f3veis movidos a gas\u00f3leo, em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 gasolina.<\/p>\n

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– Manter e apertar os limites da legisla\u00e7\u00e3o em vigor, em particular, dos regulamentos sobre as emiss\u00f5es dos ve\u00edculos rodovi\u00e1rios existentes na UE. Tornar os ciclos de ensaios de emiss\u00f5es dos ve\u00edculos mais pr\u00f3ximos com as condi\u00e7\u00f5es reais de funcionamento do ve\u00edculo.<\/p>\n

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– Investir em programas mais ambiciosos para a mitiga\u00e7\u00e3o da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, incluindo o incentivo e a melhoria dos transportes p\u00fablicos.<\/p>\n

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– Continuar a realizar investiga\u00e7\u00e3o sobre o valor econ\u00f3mico da mortalidade associada com a\u00a0\u00a0polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica e a correla\u00e7\u00e3o baseada em evid\u00eancias cient\u00edficas com o transporte rodovi\u00e1rio.<\/p>\n

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– Mitigar o impacto da polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica sobre os grupos vulner\u00e1veis da popula\u00e7\u00e3o, como os jovens e os idosos.<\/p>\n

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O estudo est\u00e1 dispon\u00edvel aqui:\u00a0www.oecd.org\/environment\/cost-of-air-pollution.htm<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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