{"id":14180,"date":"2021-03-08T15:51:36","date_gmt":"2021-03-08T15:51:36","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14180"},"modified":"2021-03-08T15:51:36","modified_gmt":"2021-03-08T15:51:36","slug":"a-aviacao-na-corrida-aos-biocombustiveis-ate-2050-2013","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/a-aviacao-na-corrida-aos-biocombustiveis-ate-2050-2013\/","title":{"rendered":"A avia\u00e7\u00e3o na corrida aos biocombust\u00edveis at\u00e9 2050 | 2013"},"content":{"rendered":"

\"aeroporto\"O estudo “Eco-Skies \u2013 The Global Rush for Aviation Biofuel”, elaborado pelo grupo de reflex\u00e3o independente The Oakland Institute e publicado em 2013, adverte contra a ambiciosa estrat\u00e9gia da avia\u00e7\u00e3o para reduzir as suas emiss\u00f5es de carbono at\u00e9 2050. Para cumprir a meta de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es na avia\u00e7\u00e3o civil e comercial, o estudo evidencia que as companhias a\u00e9reas v\u00e3o investir numa expans\u00e3o sem precedentes na produ\u00e7\u00e3o de biocombust\u00edveis at\u00e9 2050, sobretudo em pa\u00edses em desenvolvimento, e este facto vai implicar uma maior aquisi\u00e7\u00e3o de terras para a sua planta\u00e7\u00e3o, o que pode colocar em causa a subsist\u00eancia das popula\u00e7\u00f5es nesses pa\u00edses.<\/strong><\/p>\n

Este estudo salienta que os potenciais impactes ambientais e sociais desta procura crescente por biocombust\u00edveis para abastecer a avia\u00e7\u00e3o n\u00e3o t\u00eam sido devidamente considerados e avaliados para garantir o cumprimento das metas de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa at\u00e9 2050, e levanta s\u00e9rias quest\u00f5es sobre novas crises ambientais e humanas que esta procura pode conduzir a m\u00e9dio e longo prazo.<\/p>\n

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S\u00e3o precisas grandes quantidades de terra para produzir biocombust\u00edvel necess\u00e1rio para abastecer toda a avia\u00e7\u00e3o civil e comercial, e atualmente s\u00e3o escassos e caros para uso comercial. O estudo reconhece que as companhias a\u00e9reas est\u00e3o limitadas por constrangimentos econ\u00f3micos e os impactes ambientais associados com os combust\u00edveis f\u00f3sseis e as emiss\u00f5es de gases de efeito de estufa. Para atender \u00e0s necessidades atuais da avia\u00e7\u00e3o, seriam necess\u00e1rios 270 milh\u00f5es de hectares de planta\u00e7\u00f5es de jatropha \u2013 uma planta t\u00f3xica para a alimenta\u00e7\u00e3o mas utilizada para produzir biocombust\u00edveis -, uma \u00e1rea aproximadamente equivalente a um ter\u00e7o da Austr\u00e1lia. Este n\u00famero n\u00e3o tem em conta o aumento do tr\u00e1fego a\u00e9reo que se espera para as pr\u00f3ximas d\u00e9cadas.<\/p>\n

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Este estudo tamb\u00e9m analisa o potencial da convers\u00e3o dos \u00f3leos alimentares usados como fonte de combust\u00edvel para a avia\u00e7\u00e3o. A lacuna entre a oferta dispon\u00edvel deste recurso e a procura crescente por biocombust\u00edveis evidencia que a convers\u00e3o de \u00f3leos alimentares usados para produzir biocombust\u00edvel n\u00e3o ser\u00e1 suficiente para abastecer a frota de uma companhia a\u00e9rea.<\/p>\n

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O estudo pode ser encontrado\u00a0aqui<\/a>.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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