{"id":14179,"date":"2021-03-08T15:51:40","date_gmt":"2021-03-08T15:51:40","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14179"},"modified":"2021-03-08T15:51:40","modified_gmt":"2021-03-08T15:51:40","slug":"areias-betuminosas-do-canada-e-venezuela-podem-entrar-no-mercado-de-combustiveis-e-minar-as-metas-climaticas-da-ue-nrdc-fevereiro-2014","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/areias-betuminosas-do-canada-e-venezuela-podem-entrar-no-mercado-de-combustiveis-e-minar-as-metas-climaticas-da-ue-nrdc-fevereiro-2014\/","title":{"rendered":"Areias betuminosas do Canad\u00e1 e Venezuela podem entrar no mercado de combust\u00edveis e minar as metas clim\u00e1ticas da UE | NRDC – Fevereiro 2014"},"content":{"rendered":"

\"tar-sands\"O estudo divulgado pela Quercus e por v\u00e1rias organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais europeias e elaborado pela americana Natural Resources Defense Council (NRDC) “The Tar Sands Threat to Europe: How Canadian Industry Plans Could Undermine Europe’s Climate Goals” mostra que, se a Uni\u00e3o Europeia n\u00e3o tomar medidas urgentes poder\u00e1 vir a importar crude proveniente de areias betuminosas de pa\u00edses como o Canad\u00e1 e a Venezuela nos pr\u00f3ximos anos, e colocar em risco as suas metas de redu\u00e7\u00e3o de emiss\u00f5es no sector dos transportes. As areias betuminosas s\u00e3o uma fonte de petr\u00f3leo n\u00e3o convencional, com emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa (GEE) 23% superiores \u00e0s emiss\u00f5es do petr\u00f3leo convencional, uma vez que o seu processo de extra\u00e7\u00e3o implica grandes impactes ambientais.<\/strong><\/p>\n

A Europa importa crude (petr\u00f3leo bruto pesado) para produzir derivados, sobretudo gas\u00f3leo do qual \u00e9 deficit\u00e1ria. Nos pr\u00f3ximos anos, o mercado europeu pode tornar-se ainda mais apetec\u00edvel para importa\u00e7\u00f5es de crude gra\u00e7as a dois fatores conjugados. Por um lado, os novos oleodutos em fase de projeto ou em constru\u00e7\u00e3o na Am\u00e9rica do Norte – como o Energy East ou o Keystone XL – poder\u00e3o transportar crude proveniente de areias betuminosas desde a prov\u00edncia de Alberta no Canad\u00e1, at\u00e9 \u00e0s refinarias da Costa Leste do Canad\u00e1 e do Golfo do M\u00e9xico nos EUA, respetivamente, e destas para a Europa. Por outro lado, os investimentos recentes de algumas empresas petrol\u00edferas europeias na altera\u00e7\u00e3o das suas refinarias – como a espanhola Repsol – poder\u00e3o abrir a porta ao mercado europeu para as areias betuminosas da Venezuela. O Canad\u00e1 e a Venezuela s\u00e3o os pa\u00edses com as maiores reservas mundiais de areias betuminosas.<\/p>\n

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O estudo da NRDC considera apenas as importa\u00e7\u00f5es via pa\u00edses da Am\u00e9rica do Norte e exclui as importa\u00e7\u00f5es de outros pa\u00edses (como as areias da Venezuela) e de outras fontes n\u00e3o convencionais (como o petr\u00f3leo de xisto, carv\u00e3o l\u00edquido, etc.). Os n\u00fameros apontam que, sem a revis\u00e3o da Diretiva europeia sobre a Qualidade dos Combust\u00edveis (FQD da sigla em ingl\u00eas), as importa\u00e7\u00f5es de areias betuminosas provenientes do Canad\u00e1 poder\u00e3o aumentar dos 4.000 barris de petr\u00f3leo por dia em 2012, para 700.000 barris de petr\u00f3leo em 2020. Para o sector dos transportes, este aumento representa emiss\u00f5es equivalentes a colocar 6 milh\u00f5es de ve\u00edculos nas estradas europeias.<\/p>\n

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Um estudo da ICF realizado para a Comiss\u00e3o Europeia mostra que cerca de 2,8% dos combust\u00edveis rodovi\u00e1rios na Europa poder\u00e3o ser produzidos a partir de crude de areias betuminosas da Venezuela, e 0,2% a partir de crude de areias betuminosas do Canad\u00e1 em 2020 (o estudo da NRDC aponta, para o caso do Canad\u00e1, valores bastante superiores entre 5,3-6,7%). Se a UE n\u00e3o aprovar com car\u00e1cter de urg\u00eancia novas regras para a implementa\u00e7\u00e3o efetiva da Diretiva FQD, as importa\u00e7\u00f5es de areias betuminosas poder\u00e3o aumentar as emiss\u00f5es de GEE dos combust\u00edveis rodovi\u00e1rios distribu\u00eddos na UE em 2020 (um aumento de 1,5%, considerando apenas as importa\u00e7\u00f5es do Canad\u00e1, segundo o estudo da NRDC), em vez da redu\u00e7\u00e3o esperada de 6% imposta pela Diretiva.<\/p>\n

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O estudo pode ser encontrado<\/strong>\u00a0aqui<\/a>.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O estudo divulgado pela Quercus e por v\u00e1rias organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o governamentais europeias e elaborado pela americana Natural Resources Defense Council (NRDC) “The Tar Sands Threat to Europe: How Canadian Industry Plans Could Undermine Europe’s Climate Goals” mostra que, se a Uni\u00e3o Europeia n\u00e3o tomar medidas urgentes poder\u00e1 vir a importar crude proveniente de areias betuminosas […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[372],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14179"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=14179"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14179\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":14194,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14179\/revisions\/14194"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=14179"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=14179"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=14179"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}