{"id":14152,"date":"2021-03-08T15:48:17","date_gmt":"2021-03-08T15:48:17","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14152"},"modified":"2021-03-08T15:48:17","modified_gmt":"2021-03-08T15:48:17","slug":"regime-global-de-comercio-de-licencas-de-emissao-o-unico-caminho-para-descarbonizar-a-aviacao-civil-internacional-marco-2013","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/regime-global-de-comercio-de-licencas-de-emissao-o-unico-caminho-para-descarbonizar-a-aviacao-civil-internacional-marco-2013\/","title":{"rendered":"Regime global de com\u00e9rcio de licen\u00e7as de emiss\u00e3o: o (\u00fanico) caminho para descarbonizar a avia\u00e7\u00e3o civil internacional | Mar\u00e7o 2013"},"content":{"rendered":"

\"aeroporto\"Um estudo publicado recentemente pelo Professor David Lee da Manchester Metropolitan University, conceituado investigador da \u00e1rea das ci\u00eancias da atmosfera e referenciado em proje\u00e7\u00f5es do Programa das Na\u00e7\u00f5es Unidas para o Meio Ambiente, evidencia que s\u00f3 a ado\u00e7\u00e3o de um regime global de com\u00e9rcio de licen\u00e7as de emiss\u00e3o pode ajudar a avia\u00e7\u00e3o civil internacional a cumprir o objetivo de crescimento neutro das emiss\u00f5es de carbono ao n\u00edvel das emiss\u00f5es de 2020, a atingir em 2050.<\/strong><\/p>\n

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As emiss\u00f5es da avia\u00e7\u00e3o civil internacional representam hoje entre 2 a 2,5% das emiss\u00f5es globais de carbono, sobretudo di\u00f3xido de carbono (CO2), e contribuem de forma significativa para as altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas a n\u00edvel planet\u00e1rio. Os cen\u00e1rios de desenvolvimento futuro para este sector apontam para um aumento crescente do tr\u00e1fego a\u00e9reo, e consequentemente das suas emiss\u00f5es de carbono, o que pode colocar em risco a meta de limitar o aquecimento global em apenas 2\u00baC. (colocar o link)<\/p>\n

http:\/\/www.unep.org\/newscentre\/default.aspx?DocumentID=2659&ArticleID=8955<\/p>\n

A Organiza\u00e7\u00e3o da Avia\u00e7\u00e3o Civil Internacional (ICAO, da sigla em ingl\u00eas) estabeleceu uma s\u00e9rie de objetivos para melhorar o desempenho ambiental da avia\u00e7\u00e3o internacional nas pr\u00f3ximas d\u00e9cadas: por um lado, a melhoria global da efici\u00eancia em termos de redu\u00e7\u00e3o do consumo anual de combust\u00edvel, de 2% at\u00e9 2020 e a melhoria da efici\u00eancia de 2% ao ano entre 2021 e 2050, e por outro lado, o objetivo de crescimento neutro das emiss\u00f5es de carbono no per\u00edodo p\u00f3s-2020. Tamb\u00e9m os Estados Unidos da Am\u00e9rica (EUA), Canad\u00e1 e M\u00e9xico apresentaram um objetivo mais ambicioso e conjunto de crescimento neutro das emiss\u00f5es de carbono at\u00e9 2020, em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s emiss\u00f5es de 2005, enquanto a Europa prop\u00f4s um objetivo de redu\u00e7\u00e3o de 10% at\u00e9 2020, comparativamente aos n\u00edveis de 2005.<\/p>\n

Neste estudo de David Lee, o potencial de mitiga\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de carbono \u00e9 avaliado para tr\u00eas cen\u00e1rios (baixo, m\u00e9dio e alto) de crescimento do tr\u00e1fego a\u00e9reo e considerando tr\u00eas op\u00e7\u00f5es de desenvolvimento futuro do sector: a melhoria das tecnologias dispon\u00edveis e das opera\u00e7\u00f5es, o uso de biocombust\u00edveis, e a extens\u00e3o do atual regime europeu de com\u00e9rcio de licen\u00e7as de emiss\u00e3o para o n\u00edvel global at\u00e9 2050. O estudo conclui que s\u00f3 a implementa\u00e7\u00e3o de um regime global de com\u00e9rcio de licen\u00e7as de emiss\u00e3o \u2013 atrav\u00e9s do alargamento do regime europeu a acontecer entre 2020 e 2050 – oferece o maior potencial de mitiga\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es para a avia\u00e7\u00e3o civil internacional (587 megatoneladas anuais de CO2 em 2050), mas n\u00e3o ser\u00e1 suficiente por si s\u00f3 para estabilizar as emiss\u00f5es de carbono deste sector e atingir a melhoria da efici\u00eancia at\u00e9 2050.<\/p>\n

O estudo pode ser encontrado\u00a0aqui<\/a>.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Um estudo publicado recentemente pelo Professor David Lee da Manchester Metropolitan University, conceituado investigador da \u00e1rea das ci\u00eancias da atmosfera e referenciado em proje\u00e7\u00f5es do Programa das Na\u00e7\u00f5es Unidas para o Meio Ambiente, evidencia que s\u00f3 a ado\u00e7\u00e3o de um regime global de com\u00e9rcio de licen\u00e7as de emiss\u00e3o pode ajudar a avia\u00e7\u00e3o civil internacional a […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[371],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14152"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=14152"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14152\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":14170,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14152\/revisions\/14170"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=14152"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=14152"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=14152"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}