{"id":14151,"date":"2021-03-08T15:48:22","date_gmt":"2021-03-08T15:48:22","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14151"},"modified":"2021-03-08T15:48:22","modified_gmt":"2021-03-08T15:48:22","slug":"mais-inovacao-no-sector-automovel-pode-criar-novos-empregos-e-reduzir-emissoes-poluentes-na-europa-ate-2030-junho-2013","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/mais-inovacao-no-sector-automovel-pode-criar-novos-empregos-e-reduzir-emissoes-poluentes-na-europa-ate-2030-junho-2013\/","title":{"rendered":"Mais inova\u00e7\u00e3o no sector autom\u00f3vel pode criar novos empregos e reduzir emiss\u00f5es poluentes na Europa at\u00e9 2030 | Junho 2013"},"content":{"rendered":"

\"automovel\"Publicado em junho 2013, o estudo “Fuelling Europe’s Future: How auto innovation leads to EU jobs” foi elaborado por consultoras independentes – como a Ricardo-EAE e a Cambridge Econometrics – e revisto por v\u00e1rias entidades na \u00e1rea dos transportes e energia, sobre o impacto da inova\u00e7\u00e3o do sector da ind\u00fastria autom\u00f3vel na cria\u00e7\u00e3o de emprego no espa\u00e7o da Uni\u00e3o Europeia at\u00e9 2030.<\/strong><\/p>\n

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O estudo mostra que a inova\u00e7\u00e3o da ind\u00fastria autom\u00f3vel pode ajudar a criar entre 500 000 e 1.1 milh\u00f5es de novos empregos na Uni\u00e3o Europeia at\u00e9 2030 e revitalizar a economia europeia, atrav\u00e9s do desenvolvimento e implementa\u00e7\u00e3o de novas tecnologias para reduzir o consumo de combust\u00edvel nos ve\u00edculos. Estas novas tecnologias poder\u00e3o reduzir as importa\u00e7\u00f5es de combust\u00edveis f\u00f3sseis para a Europa, com uma poupan\u00e7a que pode variar entre 58 e 83 mil milh\u00f5es de euros por ano, com um forte contributo para a mitiga\u00e7\u00e3o das altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas.<\/p>\n

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O estudo aponta v\u00e1rios cen\u00e1rios poss\u00edveis de desenvolvimento futuro do sector autom\u00f3vel. Entre estes cen\u00e1rios, aponta-se a otimiza\u00e7\u00e3o dos motores de combust\u00e3o interna para reduzir o consumo de combust\u00edvel (e as emiss\u00f5es poluentes). A substitui\u00e7\u00e3o progressiva dos motores atuais dos ve\u00edculos ligeiros de passageiros e comerciais por outros mais eficientes e mais limpos poderia ajudar a ind\u00fastria a obter poupan\u00e7as de 36 mil milh\u00f5es de euros e criar entre 500 000 e 660 000 novos empregos na Uni\u00e3o Europeia at\u00e9 2030.<\/p>\n

Se a Europa apostar forte nas tecnologias de baixas emiss\u00f5es \u2013 como ve\u00edculos h\u00edbridos, el\u00e9tricos e movidos a c\u00e9lulas de hidrog\u00e9nio \u2013 entre 850 000 e 1.1 milh\u00f5es de novos empregos poder\u00e3o ser criados at\u00e9 2030, e que poder\u00e3o alcan\u00e7ar os 2.3 milh\u00f5es at\u00e9 2050.<\/p>\n

Na Uni\u00e3o Europeia, esta transi\u00e7\u00e3o do sector levaria a grandes poupan\u00e7as na fatura dos combust\u00edveis rodovi\u00e1rios entre os 58 e 83 mil milh\u00f5es de euros at\u00e9 2030, podendo alcan\u00e7ar os 180 mil milh\u00f5es de euros at\u00e9 2050 num cen\u00e1rio de transi\u00e7\u00e3o para ve\u00edculos de baixas emiss\u00f5es (excluindo impostos e taxas).<\/p>\n

Grandes vantagens ambientais poderiam advir desta transi\u00e7\u00e3o do sector, como a redu\u00e7\u00e3o das emiss\u00f5es de di\u00f3xido de carbono (CO2) entre 64 e 93% e das emiss\u00f5es de part\u00edculas com impactes sobre a sa\u00fade em mais de 70% at\u00e9 2050.<\/p>\n

O estudo pode ser encontrado\u00a0aqui<\/a>.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Publicado em junho 2013, o estudo “Fuelling Europe’s Future: How auto innovation leads to EU jobs” foi elaborado por consultoras independentes – como a Ricardo-EAE e a Cambridge Econometrics – e revisto por v\u00e1rias entidades na \u00e1rea dos transportes e energia, sobre o impacto da inova\u00e7\u00e3o do sector da ind\u00fastria autom\u00f3vel na cria\u00e7\u00e3o de emprego […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[371],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14151"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=14151"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14151\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":14171,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14151\/revisions\/14171"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=14151"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=14151"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=14151"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}