{"id":14150,"date":"2021-03-08T15:48:27","date_gmt":"2021-03-08T15:48:27","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14150"},"modified":"2021-03-08T15:48:27","modified_gmt":"2021-03-08T15:48:27","slug":"promover-o-uso-da-bicicleta-para-melhoria-da-qualidade-do-ar-nas-cidades-europeias","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/promover-o-uso-da-bicicleta-para-melhoria-da-qualidade-do-ar-nas-cidades-europeias\/","title":{"rendered":"Promover o uso da bicicleta para melhoria da qualidade do ar nas cidades europeias"},"content":{"rendered":"
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\"cycling<\/a>O estudo \u201cCycling and Urban Air Quality \u2013 a study of European Experiences\u201d, elaborado pela Federa\u00e7\u00e3o Europeia de Ciclistas e divulgado em novembro de 2014, evidencia\u00a0 o potencial do uso da bicicleta para a melhoria efetiva e realista da qualidade do ar nas cidades europeias. O estudo tem por base a evolu\u00e7\u00e3o dos n\u00edveis de alguns poluentes atmosf\u00e9ricos, como NOx, NO2 e PM10, em cinco cidades europeias (Antu\u00e9rpia, Londres, Nantes, Sevilha e Sal\u00f3nica) ap\u00f3s a aplica\u00e7\u00e3o de v\u00e1rias medidas para promover o uso da bicicleta.<\/strong><\/p>\n

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As medidas de car\u00e1cter mais t\u00e9cnico – como o aumento da exig\u00eancia das normas de emiss\u00e3o Euro para os ve\u00edculos autom\u00f3veis, as quais est\u00e3o em vigor h\u00e1 mais de 20 anos – n\u00e3o teve \u00eaxito suficiente na diminui\u00e7\u00e3o dos efeitos sobre a qualidade do ar associados com as emiss\u00f5es dos transportes. Muitos Estados-Membros e cidades ainda n\u00e3o est\u00e3o a cumprir os valores limite relativos \u00e0 qualidade do ar na Uni\u00e3o Europeia, com impactos para a sa\u00fade p\u00fablica. Os ve\u00edculos rodovi\u00e1rios est\u00e3o a poluir o ar que se respira nas cidades acima do que seria de esperar, o tr\u00e1fego motorizado aumentou e h\u00e1 uma maior percentagem de ve\u00edculos movidos a gas\u00f3leo (e mais poluentes) na Europa.<\/p>\n

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Os cen\u00e1rios propostos no estudo medem o impacto de medidas n\u00e3o t\u00e9cnicas, como o aumento do uso da bicicleta e da cria\u00e7\u00e3o de zonas com fortes restri\u00e7\u00f5es \u00e0 circula\u00e7\u00e3o autom\u00f3vel para conseguir o objectivo de melhorar a\u00a0qualidade do ar. Estas medidas s\u00e3o realistas e alcan\u00e7\u00e1veis para muitas cidades e podem ser implementadas num curto espa\u00e7o de tempo. Quanto mais ambiciosas estas medidas, melhores ser\u00e3o os resultados para a melhoria da qualidade do ar.<\/p>\n

Na perspectiva da Federa\u00e7\u00e3o Europeia de Ciclistas, Sevilha \u00e9 considerada um exemplo a seguir por outras cidades europeias. Nesta cidade, o uso da bicicleta foi aumentado de 0,5% para 7% em poucos anos, gra\u00e7as a investimentos significativos na promo\u00e7\u00e3o da bicicleta como modo de transporte e de medidas para restringir o tr\u00e1fego motorizado, o que permitiu que Sevilha conseguisse cumprir os valores limite de qualidade do ar impostos pela legisla\u00e7\u00e3o europeia. O exemplo, atrav\u00e9s da ado\u00e7\u00e3o de medidas similares, j\u00e1 foi seguido por outras cidades europeias, como Mil\u00e3o, Paris, Basileia, Munique, Hamburgo, Hels\u00ednquia e Gent.<\/p>\n

O estudo pode ser encontrado aqui:<\/strong>\u00a0http:\/\/www.ecf.com\/wp-content\/uploads\/150119-Cycling-and-Urban-Air-Quality-A-study-of-European-Experiences_web.pdf<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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