{"id":14105,"date":"2021-03-08T15:37:51","date_gmt":"2021-03-08T15:37:51","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14105"},"modified":"2021-03-08T15:37:51","modified_gmt":"2021-03-08T15:37:51","slug":"percepcao-do-consumidor-sobre-a-rotulagem-energetica-de-produtos-outubro-2012","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/percepcao-do-consumidor-sobre-a-rotulagem-energetica-de-produtos-outubro-2012\/","title":{"rendered":"Percep\u00e7\u00e3o do consumidor sobre a rotulagem energ\u00e9tica de produtos | Outubro 2012"},"content":{"rendered":"

\"EtiquetaO estudo “Research on EU Product Label Options”, elaborado pelas consultoras Ipsos MORI, London Economics e pela AEA para a Comiss\u00e3o Europeia, e publicado em Outubro de 2012, aborda a forma como o consumidor avalia v\u00e1rias op\u00e7\u00f5es sobre a rotulagem energ\u00e9tica de produtos e qual a sua disposi\u00e7\u00e3o para pagar mais por produtos com um melhor desempenho ambiental (distinguido por sistemas de rotulagem).<\/p>\n

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De acordo com as conclus\u00f5es deste estudo, os consumidores europeus est\u00e3o dispostos a pagar mais por produtos com um melhor desempenho ambiental, se entenderem claramente o significado dos pictogramas usados \u200b\u200bpara comprovar como esses produtos s\u00e3o mais “verdes” do que outros existentes no mercado.<\/p>\n

Para a Comiss\u00e3o Europeia, esta \u00e9 a oportunidade para alargar o \u00e2mbito da rotulagem energ\u00e9tica da Uni\u00e3o Europeia de produtos e abranger outros indicadores ambientais, para al\u00e9m da efici\u00eancia energ\u00e9tica.<\/p>\n

Duas op\u00e7\u00f5es foram exploradas no estudo: a adi\u00e7\u00e3o de quatro novos indicadores ambientais relativos ao ciclo de vida do produto \u2013 pegada de carbono, pegada h\u00eddrica, deple\u00e7\u00e3o de recursos e ecotoxicidade – ou em alternativa, um indicador \u00fanico de ciclo de vida relativo \u00e0 pegada de carbono. No momento, o sistema de rotulagem da Uni\u00e3o Europeia est\u00e1 apenas focado na efici\u00eancia energ\u00e9tica dos produtos.<\/p>\n

As conclus\u00f5es do estudo s\u00e3o baseadas na revis\u00e3o de estudos cient\u00edficos j\u00e1 existentes, discuss\u00f5es em grupos de trabalho, e algumas experi\u00eancias sobre o comportamento dos consumidores face a novas op\u00e7\u00f5es de rotulagem de produtos.<\/p>\n

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N\u00e3o h\u00e1 indica\u00e7\u00e3o clara de que um novo sistema de rotulagem de produtos, com mais quatro indicadores ambientais, tivesse necessariamente um impacto maior sobre os consumidores do que aquele que se concentra, apenas, na efici\u00eancia energ\u00e9tica e nas emiss\u00f5es de carbono dos produtos.<\/p>\n

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Outra constata\u00e7\u00e3o do estudo \u00e9 que nenhum s\u00edmbolo existente na rotulagem energ\u00e9tica de produtos teve influ\u00eancia significativa sobre o comportamento do consumidor, e que a etiqueta baseada numa escala de A a G \u00e9 melhor compreendida pelo p\u00fablico.<\/p>\n

 <\/p>\n

O estudo recomenda ainda a harmoniza\u00e7\u00e3o do novo r\u00f3tulo com os que j\u00e1 existem atualmente para reduzir a press\u00e3o sobre os fabricantes e evitar a confus\u00e3o entre os consumidores.<\/p>\n

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As campanhas de sensibiliza\u00e7\u00e3o orientadas para os consumidores s\u00e3o fundamentais para a divulga\u00e7\u00e3o e sucesso de um novo r\u00f3tulo, especialmente em pa\u00edses com uma longa hist\u00f3ria de sistemas de rotulagem de produtos, tais como a Alemanha, onde os consumidores est\u00e3o particularmente sens\u00edveis a r\u00f3tulos muito simples. A Comiss\u00e3o Europeia deve tamb\u00e9m ter em conta os estudos experimentais sobre novas op\u00e7\u00f5es de rotulagem de produtos que est\u00e3o a ser realizados em Fran\u00e7a, e cujos resultados s\u00e3o esperados para in\u00edcios de 2013.<\/p>\n

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A Dire\u00e7\u00e3o Geral do Ambiente da Comiss\u00e3o Europeia est\u00e1 atualmente a desenvolver metodologias harmonizadas para o c\u00e1lculo das pegadas ambientais de produtos e organiza\u00e7\u00f5es, bem como indicadores de efici\u00eancia de recursos.<\/p>\n

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O estudo est\u00e1 dispon\u00edvel\u00a0aqui<\/a>.<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O estudo “Research on EU Product Label Options”, elaborado pelas consultoras Ipsos MORI, London Economics e pela AEA para a Comiss\u00e3o Europeia, e publicado em Outubro de 2012, aborda a forma como o consumidor avalia v\u00e1rias op\u00e7\u00f5es sobre a rotulagem energ\u00e9tica de produtos e qual a sua disposi\u00e7\u00e3o para pagar mais por produtos com um […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[369],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14105"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=14105"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14105\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":14115,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14105\/revisions\/14115"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=14105"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=14105"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=14105"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}