{"id":14089,"date":"2021-03-08T14:32:19","date_gmt":"2021-03-08T14:32:19","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14089"},"modified":"2021-03-08T14:32:19","modified_gmt":"2021-03-08T14:32:19","slug":"a-world-you-like","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/08\/a-world-you-like\/","title":{"rendered":"A World you like"},"content":{"rendered":"
Campanha\u00a0Um mundo que me agrada, com um clima de que gosto<\/em><\/strong><\/p>\n Campanha de comunica\u00e7\u00e3o pan-europeia para combater altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Arrancou a 8 de outubro de 2012, em Londres, esta campanha de comunica\u00e7\u00e3o pan-europeia, criada pela Comiss\u00e3o Europeia em colabora\u00e7\u00e3o com mais de 70 organiza\u00e7\u00f5es de toda a UE, entre as quais a Quercus.<\/p>\n <\/p>\n Sob o lema \u00abUm mundo que me agrada, com um clima de que gosto\u00bb, o objetivo \u00e9 trazer solu\u00e7\u00f5es pr\u00e1ticas para o centro do debate das altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas e demonstrar iniciativas que melhorem o bem-estar dos cidad\u00e3os europeus, proporcionando-lhes benef\u00edcios econ\u00f3micos.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n A campanha<\/strong><\/p>\n <\/p>\n A campanha centra-se num s\u00edtio Web em breve dispon\u00edvel nas 23 l\u00ednguas da UE, que constituir\u00e1 uma plataforma para a participa\u00e7\u00e3o dos cidad\u00e3os, empresas e grupos locais. Estes poder\u00e3o apresentar, promover e debater as solu\u00e7\u00f5es hipocarb\u00f3nicas que queiram propor e participar ainda num concurso pan-europeu que visa selecionar a solu\u00e7\u00e3o melhor e mais original.<\/p>\n <\/p>\n Um elemento ser\u00e3o as parcerias com organiza\u00e7\u00f5es pautadas pelo mesmo tipo de objetivos. J\u00e1 se associaram, como parceiros, mais de 70 organiza\u00e7\u00f5es, nomeadamente associa\u00e7\u00f5es empresariais, universidades, organiza\u00e7\u00f5es n\u00e3o-governamentais e entidades p\u00fablicas. Pretende-se atrair mais parceiros, \u00e0 medida que a campanha for evoluindo.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Calend\u00e1rio e contexto<\/strong><\/p>\n A campanha decorrer\u00e1 at\u00e9 ao final de 2013 e visa dar a conhecer solu\u00e7\u00f5es economicamente vantajosas para alcan\u00e7ar o objetivo, a que a UE se prop\u00f5e, de reduzir as emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa em 80-95 % at\u00e9 2050.<\/p>\n <\/p>\n Esta campanha surge no seguimento do \u00abRoteiro de transi\u00e7\u00e3o para uma economia hipocarb\u00f3nica competitiva em 2050\u00bb, que a Comiss\u00e3o apresentou em mar\u00e7o de 2011 e no qual se estabelecem vias a percorrer pelos principais setores econ\u00f3micos para reduzir substancialmente as emiss\u00f5es com uma boa rela\u00e7\u00e3o custo-efic\u00e1cia. O roteiro mostra que a constru\u00e7\u00e3o de uma economia hipocarb\u00f3nica aumentar\u00e1 os investimentos em tecnologias ecol\u00f3gicas e infraestruturas desse tipo, como redes el\u00e9tricas inteligentes, e reduzir\u00e1 drasticamente as faturas de importa\u00e7\u00e3o de petr\u00f3leo e g\u00e1s.<\/p>\n <\/p>\n A m\u00e9dio prazo, no horizonte de 2020, a UE pretende reduzir 20 % as emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa, melhorar 20 % a efici\u00eancia energ\u00e9tica e aumentar 20 % a percentagem de fontes de energia renov\u00e1veis no mix energ\u00e9tico. Atualmente, as emiss\u00f5es da UE situam-se mais de 17 % abaixo dos n\u00edveis de 1990.<\/p>\n <\/p>\n Bons exemplos j\u00e1 existem na UE<\/strong><\/p>\n Existem numerosos exemplos na Uni\u00e3o Europeia de solu\u00e7\u00f5es inteligentes e inovadoras de redu\u00e7\u00e3o da polui\u00e7\u00e3o por CO2 que contrariam as altera\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas e, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, na esta\u00e7\u00e3o ferrovi\u00e1ria central de Estocolmo, o calor corporal gerado pelos passageiros \u00e9 transferido para um edif\u00edcio de escrit\u00f3rios pr\u00f3ximo, reduzindo, n\u00e3o apenas as emiss\u00f5es, mas tamb\u00e9m a fatura energ\u00e9tica do edif\u00edcio em 20-25 %. Na Dinamarca, a escola Gedved, em Horsens, poupa 30 000 euros por ano em energia, gra\u00e7as \u00e0 energia solar. A verba economizada \u00e9 utilizada na melhoria do ensino.<\/p>\n <\/p>\n Estas solu\u00e7\u00f5es vantajosas a todos os t\u00edtulos \u2013 que permitem poupar dinheiro, ganhar tempo e reduzir as emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa.<\/p>\n <\/p>\n <\/p>\n Mais informa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/p>\n Facebook –\u00a0www.facebook.com\/EUClimateAction<\/a><\/p>\n Twitter –\u00a0https:\/\/twitter.com\/EUClimateAction<\/a>\u00a0| hashtag: #worldulike<\/p>\n S\u00edtio Web:\u00a0http:\/\/world-you-like.europa.eu<\/a><\/p>\n Lista dos projetos pan-europeus:\u00a0http:\/\/world-you-like.europa.eu\/en\/success-stories<\/a><\/p>\n
\n