{"id":14028,"date":"2021-03-07T18:53:49","date_gmt":"2021-03-07T18:53:49","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=14028"},"modified":"2021-03-07T18:53:49","modified_gmt":"2021-03-07T18:53:49","slug":"eco-escolas-parceria-entre-o-nucleo-regional-de-vila-real-e-viseu-da-quercus-e-o-agrupamento-de-escolas-diogo-cao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/07\/eco-escolas-parceria-entre-o-nucleo-regional-de-vila-real-e-viseu-da-quercus-e-o-agrupamento-de-escolas-diogo-cao\/","title":{"rendered":"Eco-Escolas: Parceria entre o N\u00facleo Regional de Vila Real e Viseu da Quercus e o Agrupamento de Escolas diogo C\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Projeto Eco-Escolas<\/p>\n

Parceria entre o N\u00facleo Regional de Vila Real e Viseu e o Agrupamento de Escolas Diogo C\u00e3o <\/p>\n

Imagem1Imagem2<\/p>\n

No \u00e2mbito do projeto Eco-Escolas ao qual o Agrupamento de Escolas Diogo C\u00e3o Aderiu, o N\u00facleo Regional de Vila Real e Viseu e a Escola Diogo C\u00e3o estabeleceram uma pareceria que tem como principal objectivo a sensibiliza\u00e7\u00e3o dos alunos para a conserva\u00e7\u00e3o da Natureza.<\/p>\n

Eco-Escolas \u00e9 um programa internacional da \u201cFoundation for Environmental Education\u201d, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende estimular a\u00e7\u00f5es e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no \u00e2mbito da Educa\u00e7\u00e3o Ambiental para a Sustentabilidade.<\/p>\n

O programa \u00e9 coordenado a n\u00edvel internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordena\u00e7\u00e3o multin\u00edvel possibilita a conflu\u00eancia para objetivos, metodologias e crit\u00e9rios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e carater\u00edsticas do meio envolvente.<\/p>\n

Para al\u00e9m do apoio das pessoas e Institui\u00e7\u00f5es da Comiss\u00e3o Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria de v\u00e1rios munic\u00edpios e apoios espec\u00edficos de mecenas para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, forma\u00e7\u00f5es, materiais pedag\u00f3gicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.<\/p>\n

Depois de inscritas as escolas da rede recebem um conjunto de informa\u00e7\u00f5es e orienta\u00e7\u00f5es facilitadoras da implementa\u00e7\u00e3o do Programa. A coordena\u00e7\u00e3o organiza actividades de forma\u00e7\u00e3o, como o Semin\u00e1rio Nacional e de divulga\u00e7\u00e3o como o Dia Bandeiras Verdes, entre outras. O\/A professor(a) coordenador(a) em cada estabelecimento de ensino, \u00e9 o ponto focal do Eco-Escolas no terreno, sendo da sua responsabilidade a reuni\u00e3o de condi\u00e7\u00f5es, meios e estrat\u00e9gias para levar a bom termo a implementa\u00e7\u00e3o da metodologia proposta.<\/p>\n

As tem\u00e1ticas de trabalho no Agrupamento de Escolas Diogo C\u00e3o diversificam e v\u00e3o desde a sensibiliza\u00e7\u00e3o, a educa\u00e7\u00e3o ambiental e a conserva\u00e7\u00e3o de diferentes esp\u00e9cies da fauna e da flora.<\/p>\n

Um dos projectos implemantados, \u201cMais Ninhos Mais Passarinho\u201d tem como objetivo o estudo e identifica\u00e7\u00e3o de aves existentes em Tr\u00e1s-os-Montes e Alto Douro. Este prejeto teve in\u00edcio no ano de 2015 com a constru\u00e7\u00e3o de ninhos pelos alunos da escola Diogo C\u00e3o, em Vila Real, terminando no m\u00eas de novembro de 2016 com a atividade da coloca\u00e7\u00e3o desses ninhos na referida escola.<\/p>\n

Estabeleceu-se mais uma parceria com a mesma escola, que visa o levantamento e identifica\u00e7\u00e3o das esp\u00e9cies de \u00e1rvores existente no recinto escolar e a elabora\u00e7\u00e3o de um Guia Ilustrado com fotos dessas esp\u00e9cies. Este Guia Ilustrado ser\u00e1 para uso dos alunos e dos professores ajudando na identifica\u00e7\u00e3o das diferentes esp\u00e9cies existente e na tentativa de demonstrar a outros grupos escolares as vantagens de criarem um recinto mais verde e ecol\u00f3gico. Ainda neste \u00e2mbito, os alunos ir\u00e3o construir placas de identifica\u00e7\u00e3o das diferentes esp\u00e9cies (\u00e1rvores ou arbustos), onde estar\u00e1 referido o nome comum, o nome cient\u00edfico e os seus diferentes usos. Estas ser\u00e3o colocados pelas turmas com a orienta\u00e7\u00e3o da Quercus e dos docentes envolvidos.<\/p>\n

Para conscientizar a popula\u00e7\u00e3o estudantil ter\u00e1 mais uma atividade de sensibiliza\u00e7\u00e3o para a import\u00e2ncia da floresta aut\u00f3ctone e o que esta representa para a fauna e flora a ela associada. Neste \u00e2mbito ser\u00e1 ealizada uma a\u00e7\u00e3o de educa\u00e7\u00e3o ambiental com uma apresenta\u00e7\u00e3o do projeto \u201cLIFE TAXUS – \u201cRestaurar Bosquetes de Teixo [Habitat 9580 Florestas Mediterr\u00e2nicas de Taxus baccata\u201d, que est\u00e1 a ser desenvolvido pela Quercus, \u00e9 cofinanciado pelo programa LIFE NTURA da Uni\u00e3o Europeia e est\u00e1 a ser coordenado pela Bi\u00f3loga Isabel Garcia Cabral. Nesta a\u00e7\u00e3o os alunos ter\u00e3o a possibilidade de plantar e apadrinhar uma planta de Teixo, esp\u00e9cie em vias de extin\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

N\u00facleo Regional de Vila Real e Viseu<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Projeto Eco-Escolas Parceria entre o N\u00facleo Regional de Vila Real e Viseu e o Agrupamento de Escolas Diogo C\u00e3o Imagem1Imagem2 No \u00e2mbito do projeto Eco-Escolas ao qual o Agrupamento de Escolas Diogo C\u00e3o Aderiu, o N\u00facleo Regional de Vila Real e Viseu e a Escola Diogo C\u00e3o estabeleceram uma pareceria que tem como principal objectivo […]<\/p>\n","protected":false},"author":5,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"inline_featured_image":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14028"}],"collection":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/5"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=14028"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14028\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":14031,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/14028\/revisions\/14031"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=14028"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=14028"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/quercus.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=14028"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}