{"id":13773,"date":"2021-03-05T17:09:07","date_gmt":"2021-03-05T17:09:07","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13773"},"modified":"2021-03-05T17:09:27","modified_gmt":"2021-03-05T17:09:27","slug":"portugal-a-tempo-de-impedir-a-passagem-dos-navios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/portugal-a-tempo-de-impedir-a-passagem-dos-navios\/","title":{"rendered":"Portugal a tempo de impedir a passagem dos navios"},"content":{"rendered":"

Na sequ\u00eancia de um conjunto de averigua\u00e7\u00f5es por parte da Quercus junto do Minist\u00e9rio do Ambiente e Ordenamento do Territ\u00f3rio, Minist\u00e9rio da Defesa, declara\u00e7\u00f5es do Comando Naval do Continente \u00e1 Comunica\u00e7\u00e3o Social e ainda atrav\u00e9s da Greenpeace, tudo aponta para que os navios “Pacific Pintail” e “Pacific Teal” venham a atravessar a Zona Econ\u00f3mica Exclusiva Portuguesa dentro de 4 ou 5 dias. Estes navios transportam 4 a 5 toneladas de combust\u00edvel nuclear contendo 230 Kg de plut\u00f3nio, constituindo um transporte de elevado risco.<\/b><\/p>\n

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Apesar de se argumentar que ao abrigo da Conven\u00e7\u00e3o das Na\u00e7\u00f5es Unidas sobre Direito do Mar, n\u00e3o pode ser impedida a liberdade de navega\u00e7\u00e3o mar\u00edtima, \u00e9 question\u00e1vel se um carregamento desta natureza com os riscos que comporta se enquadra numa “passagem inocente” na nossa Zona Exclusiva.<\/p>\n

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Al\u00e9m disso Portugal, em anteriores ocasi\u00f5es, solicitou expressamente que fosse utilizado um corredor internacional entre as ZEE do Continente, Madeira e A\u00e7ores, n\u00e3o sendo assim atravessada a nossa ZEE Exclusiva.<\/p>\n

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Tal posi\u00e7\u00e3o passa por uma ac\u00e7\u00e3o pol\u00edtica, at\u00e9 agora aparentemente inexistente, junto do Governo Brit\u00e2nico (dado os navios serem brit\u00e2nicos) e dos Governos da Fran\u00e7a e do Jap\u00e3o, estados que suportam indirectamente este transporte nuclear comercial.<\/p>\n

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A Quercus pretende conhecer, da parte do Minist\u00e9rio dos Neg\u00f3cios Estrangeiros e do restante Governo, se a passagem destes navios ser\u00e1 encarada de forma indiferente e que esfor\u00e7os ser\u00e3o tomados para utilizar o corredor poss\u00edvel anteriormente mencionado, j\u00e1 que Portugal n\u00e3o tem coragem para publicamente repudiar este transporte como aconteceu nomeadamente com o Governo da Nova Zel\u00e2ndia, deve pelo menos mostrar se tem ou n\u00e3o capacidade pol\u00edtica, dado que legalmente tal parece dif\u00edcil, de aceitar este risco acrescido para as nossas Costas.<\/p>\n

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A Quercus continuar\u00e1 nos pr\u00f3ximos dias a acompanhar em detalhe esta situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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Lisboa, 18 de Janeiro de 2000<\/p>\n

A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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