{"id":13698,"date":"2021-03-05T16:51:21","date_gmt":"2021-03-05T16:51:21","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13698"},"modified":"2021-03-05T16:51:21","modified_gmt":"2021-03-05T16:51:21","slug":"impossivel-descansar-no-acampamento-no-campo-grande","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/impossivel-descansar-no-acampamento-no-campo-grande\/","title":{"rendered":"Imposs\u00edvel descansar no acampamento no Campo Grande!"},"content":{"rendered":"
Os elementos da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza que estiveram a efectuar medi\u00e7\u00f5es de ru\u00eddo no Campo Grande em Lisboa e que procuraram dormir sem grande \u00eaxito em tendas no cruzamento da Avenida Brasil com o Campo Grande, identificaram n\u00edveis de ru\u00eddo v\u00e1rias ordens de grandeza acima do previsto na legisla\u00e7\u00e3o.<\/b><\/p>\n
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De facto, para o per\u00edodo nocturno entre as 22 horas e as 7 horas, a legisla\u00e7\u00e3o prev\u00ea um limite para a medi\u00e7\u00e3o integrada de ru\u00eddo (Leq) de 45 dB para zonas residenciais (sens\u00edveis) como aquela em que nos encontramos. O valor medido foi de 68 dB, o que, devido \u00e0 escala logar\u00edtmica, significa um ru\u00eddo v\u00e1rias vezes superior ao admitido pela legisla\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
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Os principais factores de perturba\u00e7\u00e3o foram:<\/b><\/p>\n
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– elevado tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio, com maior peso para os ve\u00edculos pesados, nomeadamente autocarros at\u00e9 cerca da meia-noite e no in\u00edcio da manh\u00e3 e outros pesados durante toda a noite; foi not\u00f3rio o excesso de velocidade dos autom\u00f3veis ligeiros nas vias circundantes, agravando significativamente o ru\u00eddo, incluindo arranques exagerados e algumas motas e motorizadas causando elevada perturba\u00e7\u00e3o;<\/p>\n
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– elevado tr\u00e1fego a\u00e9reo (aterragens) entre as 22 e as 23 horas, tendo havido quatro aterragens no per\u00edodo de excep\u00e7\u00e3o entre as 0 e as 6 horas, onde apenas movimentos de voos com interesse p\u00fablico deveriam ter lugar. O mais significativo foi \u00e0s 5:54h com um avi\u00e3o de grande porte.<\/p>\n
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Os n\u00edveis agora identificados ser\u00e3o certamente semelhantes a muitos outros locais em grandes cidades do pa\u00eds e refor\u00e7am a necessidade de cumprir a legisla\u00e7\u00e3o e dar prioridade \u00e0 inventaria\u00e7\u00e3o deste problema e \u00e0s medidas de redu\u00e7\u00e3o de ru\u00eddo.<\/p>\n
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