{"id":13679,"date":"2021-03-05T16:46:17","date_gmt":"2021-03-05T16:46:17","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13679"},"modified":"2021-03-05T16:46:17","modified_gmt":"2021-03-05T16:46:17","slug":"ic1-comunicado-da-quercus-e-cegonha","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/ic1-comunicado-da-quercus-e-cegonha\/","title":{"rendered":"IC1 – Comunicado da QUERCUS e CEGONHA"},"content":{"rendered":"

Nova proposta de tra\u00e7ado do IC1 s\u00f3 servir\u00e1 para atrasar ainda mais a constru\u00e7\u00e3o porque n\u00e3o ser\u00e1 aprovada<\/b><\/p>\n

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A Quercus – Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza e a Cegonha – Associa\u00e7\u00e3o de Defesa do Ambiente de Estarreja, apesar dos esfor\u00e7os dos que a querem destruir n\u00e3o aceitam que parte da Zona de Protec\u00e7\u00e3o Especial (Z.P.E.) da Ria de Aveiro possa ser invadida por uma auto-estrada (o IC1) com a justifica\u00e7\u00e3o \u00fanica de cumprimento duma promessa eleitoral que nunca deveria ter sido feita, indo contra as decis\u00f5es t\u00e9cnicas que aconselharam o tra\u00e7ado a nascente da linha de Caminho de Ferro (C.F.), o qual foi aprovado.<\/p>\n

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As perguntas que precisam de resposta<\/b><\/p>\n

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1 – Afinal, que melhorias traz este novo tra\u00e7ado, relativamente ao \u00faltimo aprovado, que justifiquem que o mesmo invada uma \u00e1rea sens\u00edvel da Z.P.E. da Ria de Aveiro?<\/p>\n

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2 – Vai ou n\u00e3o esta nova proposta de tra\u00e7ado ser sujeita e um Estudo de Impacte Ambiental (EIA) comparativo com o tra\u00e7ado anteriormente aprovado a nascente da linha de C.F. e ser colocado em conjunto \u00e0 discuss\u00e3o p\u00fablica?<\/p>\n

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3 – Porque andam os nossos pol\u00edticos a confirmar promessas eleitorais de que o IC1 ir\u00e1 ser constru\u00eddo a poente da linha de C.F. se ainda n\u00e3o sabem o resultado do EIA?<\/p>\n

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4 – Ser\u00e1 porque est\u00e3o desde j\u00e1 decididos a tomar uma decis\u00e3o pol\u00edtica contr\u00e1ria \u00e0 legisla\u00e7\u00e3o vigente, contr\u00e1ria aos pareceres t\u00e9cnicos e \u00e0s eventuais contesta\u00e7\u00f5es sociais por parte da popula\u00e7\u00e3o do concelho de Estarreja que ser\u00e1 muito mais afectada por este tra\u00e7ado?<\/p>\n

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As posi\u00e7\u00f5es de fundo da QUERCUS e da CEGONHA<\/b><\/p>\n

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Tal como defendemos no parecer que emitimos no \u00e2mbito da consulta p\u00fablica do \u00faltimo processo de AIA, a QUERCUS e a CEGONHA continuam a considerar como mais acertada uma concep\u00e7\u00e3o do ordenamento do territ\u00f3rio que conduza \u00e0 possibilidade deste tro\u00e7o da auto-estrada IC1 entre Angeja e Estarreja ser sobreposto \u00e0 auto-estrada A1 (op\u00e7\u00e3o que infelizmente j\u00e1 n\u00e3o pode de todo ser usada entre Estarreja e Maceda porque j\u00e1 est\u00e1 em constru\u00e7\u00e3o), com o inerente alargamento desta para 6 ou 8 faixas de rodagem, solu\u00e7\u00e3o que seria a de menores impactes ambientais. Relativamente a esta possibilidade at\u00e9 agora n\u00e3o avaliada, n\u00e3o nos parece haver quaisquer dificuldades de ordem log\u00edstica ou jur\u00eddica que o impe\u00e7am e que n\u00e3o sejam ultrapass\u00e1veis numa opera\u00e7\u00e3o combinada entre a Brisa e a Lusoscut., sendo ineg\u00e1veis as suas vantagens.<\/p>\n

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Relembramos que a alternativa para a auto-estrada IC1 a poente do C.F. esteve e estar\u00e1 sempre fora de quest\u00e3o, principalmente pelos impactes ambientais que j\u00e1 lhe foram imputados em anterior EIA<\/p>\n

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As nossas propostas imediatas<\/b><\/p>\n

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A QUERCUS e a CEGONHA exigem que seja aberto um novo processo de Avalia\u00e7\u00e3o de Impacte Ambiental (AIA) no qual dever\u00e3o ser comparadas as alternativas anteriores a nascente com esta a poente e, para al\u00e9m da que foi por n\u00f3s explicitamente proposta, durante o \u00faltimo processo de AIA, ou seja, a alternativa de sobrepor esta parte do percurso \u00e0 auto-estrada A1.<\/p>\n

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Que medidas tomar\u00e3o a QUERCUS e a CEGONHA<\/b><\/p>\n

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A QUERCUS e a CEGONHA continuar\u00e3o atentas ao desenrolar do processo, esperando que este Governo reconhe\u00e7a que errou, ao fazer t\u00e1bua rasa dos pareceres e estudos t\u00e9cnicos existentes, contribuindo apenas para mais um atraso na solu\u00e7\u00e3o dos problemas de acessibilidade regional desta<\/p>\n

regi\u00e3o.<\/p>\n

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Se o governo prosseguir com o erro por que recentemente enveredou, tomaremos medidas para exigir a reposi\u00e7\u00e3o da legalidade, nomeadamente recorrendo a provid\u00eancias cautelares e a apresenta\u00e7\u00e3o das queixas que forem necess\u00e1rias junto da Comiss\u00e3o Europeia para evitar mais uma tentativa de atentado ambiental injustific\u00e1vel.<\/p>\n

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Apelo \u00e0s pessoas do concelho de Estarreja<\/b><\/p>\n

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\u00c9 necess\u00e1rio que os habitantes de Fermel\u00e3, Canelas, Salreu, Estarreja e Avanca n\u00e3o desanimem e reclamem contra esta alternativa de auto-estrada IC1 a poente do C.F. porque:<\/p>\n

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1 – ser\u00e1 uma permanente fonte de ru\u00eddo e polui\u00e7\u00e3o atmosf\u00e9rica, de dia e de noite, que com a ajuda das condi\u00e7\u00f5es atmosf\u00e9ricas dominantes na zona (vento e neblina) se deslocar\u00e1 para cima das popula\u00e7\u00f5es;<\/p>\n

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2 – ser\u00e1 um local onde a polui\u00e7\u00e3o h\u00eddrica ser\u00e1 no sentido da contamina\u00e7\u00e3o imediata dos terrenos do Baixo-Vouga;<\/p>\n

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3 – ter\u00e1 associada um risco muit\u00edssimo elevado de contamina\u00e7\u00e3o imediata dos ecossistemas da zona lagunar e dos campos agr\u00edcolas a\u00ed existentes, resultante de eventuais acidentes de cami\u00f5es com subst\u00e2ncias perigosas.<\/p>\n

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Apelo \u00e0s pessoas da Murtosa<\/b><\/p>\n

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Somos todos pelo desenvolvimento da Murtosa, e da melhoria das suas acessibilidades. Convidamo-vos a reflectirem sobre os seguintes pontos:<\/p>\n

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1 – Se fosse escolhido o tra\u00e7ado a nascente, estava previsto que a Murtosa tivesse uma nova estrada de acesso ao futuro n\u00f3 da auto-estrada IC1;<\/p>\n

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2 – Os campos agr\u00edcolas do Baixo-Vouga s\u00e3o muito ricos para a agricultura e para a bovinocultura extensiva (poucos animais por hectare mas com carne de elevada qualidade);<\/p>\n

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3 – Ser\u00e1 que alguns quil\u00f3metros a menos num acesso de 27Km da Murtosa a Aveiro, justificam a destrui\u00e7\u00e3o de ecossistemas e de campos agr\u00edcolas de uma parte importante do Baixo-Vouga lagunar?<\/p>\n

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4 – Ser\u00e1 que as gentes da Murtosa aceitariam de bom grado que entre as suas casas e a Ria, a sul da Murtosa, fosse constru\u00edda uma auto-estrada para ligar Aveiro ou Estarreja a S. Jacinto, cortando<\/p>\n

completamente o acesso aos seus campos agr\u00edcolas e margens da Ria, apenas porque seria alguns quil\u00f3metros mais perto do que uma outra alternativa que passasse a norte da Murtosa?<\/p>\n

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5 – A Ria de Aveiro, com todos os seus problemas, ainda \u00e9 grande e bela, tendo ainda muito potencial para utiliza\u00e7\u00f5es agr\u00edcolas, piscat\u00f3rias e tur\u00edsticas sustent\u00e1veis, mas se a substituirmos por estradas de alcatr\u00e3o, o que restar\u00e1?<\/p>\n

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6 – A Murtosa tem que se desenvolver – n\u00e3o como mais um dormit\u00f3rio de pessoas que trabalhem em Aveiro- mas sim com o seu potencial tur\u00edstico ligado \u00e0s qualidades naturais da Ria de Aveiro.<\/p>\n

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A Ria de Aveiro \u00e9 o factor de maior uni\u00e3o e orgulho de toda esta regi\u00e3o. Antigamente todas estas povoa\u00e7\u00f5es, de Ovar a Mira, usavam-na como estrada (mar\u00edtima) de liga\u00e7\u00e3o a partilha. N\u00e3o deixemos que a destruam aos poucos e a v\u00e3o substituindo por estradas de alcatr\u00e3o e polui\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

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Aveiro, 12 de Outubro de 2003.<\/p>\n

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A Direc\u00e7\u00e3o do N\u00facleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N., A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus – A.N.C.N., A Direc\u00e7\u00e3o da Cegonha – Associa\u00e7\u00e3o de Defesa do Ambiente de<\/p>\n

Estarreja.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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