{"id":13605,"date":"2021-03-05T16:35:26","date_gmt":"2021-03-05T16:35:26","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13605"},"modified":"2021-03-05T16:35:26","modified_gmt":"2021-03-05T16:35:26","slug":"euro-2004-quercus-identifica-possiveis-falhas-na-area-do-ambiente","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/euro-2004-quercus-identifica-possiveis-falhas-na-area-do-ambiente\/","title":{"rendered":"EURO 2004: Quercus identifica poss\u00edveis falhas na \u00e1rea do ambiente"},"content":{"rendered":"

A Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza resolveu identificar nas \u00e1reas do ar, \u00e1gua para consumo humano, res\u00edduos e ru\u00eddo os problemas das cidades portuguesas que ir\u00e3o receber o campeonato europeu de futebol \u2013 EURO 2004. Simultaneamente, a Quercus alerta para um conjunto de aspectos que dever\u00e3o ser resolvidos na \u00e1rea ambiental e se relacionam directamente com o cumprimento de legisla\u00e7\u00e3o nacional e europeia.<\/b><\/p>\n

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A Quercus considera que Portugal dever\u00e1 corrigir e assegurar durante a realiza\u00e7\u00e3o do EURO 2004 face ao n\u00famero de visitantes em causa e no futuro, um conjunto de quest\u00f5es relacionadas com o ambiente e a qualidade de vida, em particular nas cidades onde existem est\u00e1dios a ser utilizados no campeonato.<\/p>\n

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Nesse sentido, a Quercus seleccionou quatro \u00e1reas do ambiente que mereceram uma classifica\u00e7\u00e3o tendo por base dados dispon\u00edveis e\/ou um conhecimento profundo por peritos da \u00e1rea em causa:<\/p>\n

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– AR \u2013 avalia\u00e7\u00e3o da qualidade do ar referente a v\u00e1rios poluentes medidos por esta\u00e7\u00f5es de monitoriza\u00e7\u00e3o nas cidades onde est\u00e3o localizados os est\u00e1dios (dados de 2002 a 2004, de acordo com o in\u00edcio de funcionamento das esta\u00e7\u00f5es).<\/p>\n

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– \u00c1GUA PARA CONSUMO HUMANO \u2013 avalia\u00e7\u00e3o feita com base nos dados mais recentes, disponibilizados pelo Instituto Regulador das \u00c1guas e Res\u00edduos, referentes a 2002.<\/p>\n

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– RES\u00cdDUOS \u2013 avalia\u00e7\u00e3o tendo em conta a exist\u00eancia de um programa espec\u00edfico para a recolha selectiva e\/ou processamento espec\u00edfico dos res\u00edduos urbanos gerados nos est\u00e1dios.<\/p>\n

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– RU\u00cdDO \u2013 avalia\u00e7\u00e3o feita com base na exist\u00eancia de mapa de ru\u00eddo para o concelho (\u00fanico caso \u00e9 o de Lisboa), e principalmente com base no impacte expect\u00e1vel da componente transporte a\u00e9reo sobre os habitantes\/visitantes.<\/p>\n

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(ver tabela no\u00a0documento pdf anexo<\/a>\u00a0– 30 Kb)<\/p>\n

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OS ALERTAS<\/b><\/p>\n

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AR<\/b><\/p>\n

– Em caso de ultrapassagem do limiar de informa\u00e7\u00e3o ou do limiar de alerta relativos ao ozono, se for fora das horas de expediente (dias \u00fateis ao fim da tarde ou fim-de-semana), a popula\u00e7\u00e3o pode n\u00e3o vir a ser avisada, \u00e0 semelhan\u00e7a das falhas que t\u00eam acontecido noutros anos. N\u00e3o se conhecem medidas ou planos de preven\u00e7\u00e3o no caso de se anteverem concentra\u00e7\u00f5es elevadas.<\/p>\n

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\u00c1GUA PARA CONSUMO HUMANO<\/b><\/p>\n

– De acordo com a legisla\u00e7\u00e3o nacional e comunit\u00e1ria, a ultrapassagem de valores limite relativos \u00e1 qualidade da \u00e1gua para consumo obriga a uma divulga\u00e7\u00e3o p\u00fablica imediata da situa\u00e7\u00e3o e a tomada de medidas para a sua resolu\u00e7\u00e3o. Em Portugal infelizmente, na maior parte dos concelhos, n\u00e3o s\u00e3o feitos avisos ao p\u00fablico em caso de ultrapassagem.<\/p>\n

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RES\u00cdDUOS<\/b><\/p>\n

– A enorme produ\u00e7\u00e3o de embalagens merecia um programa espec\u00edfico tendente \u00e0 sua recolha selectiva e reciclagem nos recintos dos est\u00e1dios e envolvente, podendo ser aproveitado como bom momento para sensibilizar os cidad\u00e3os para a sua import\u00e2ncia, dado ser uma \u00e1rea onde tanto falta fazer em Portugal.<\/p>\n

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RU\u00cdDO<\/b><\/p>\n

– Os movimentos a\u00e9reos em Lisboa e Porto foram alvo de uma autoriza\u00e7\u00e3o excepcional, com perturba\u00e7\u00e3o significativa para as popula\u00e7\u00f5es residentes pr\u00f3ximo dos aeroportos. O tr\u00e1fego rodovi\u00e1rio nas proximidades do est\u00e1dio nos dias de jogo dever\u00e1 obrigar a uma ultrapassagem significativa da lei do ru\u00eddo em vigor. N\u00e3o se procuraram colocar fora do hor\u00e1rio nocturno muitos dos voos e v\u00e3o-se utilizar outras infraestruturas aeroportu\u00e1rias sem avalia\u00e7\u00e3o do impacte ambiental resultante dos movimentos a\u00e9reos acrescidos.<\/p>\n

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A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n

Lisboa, 21 de Maio de 2004<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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