{"id":13380,"date":"2021-03-05T16:01:43","date_gmt":"2021-03-05T16:01:43","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13380"},"modified":"2021-03-05T16:01:43","modified_gmt":"2021-03-05T16:01:43","slug":"brisa-adopta-frota-de-veiculos-hibridos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/brisa-adopta-frota-de-veiculos-hibridos\/","title":{"rendered":"Brisa adopta frota de ve\u00edculos h\u00edbridos"},"content":{"rendered":"

At\u00e9 ao final de 2005, a Brisa ter\u00e1 28 ve\u00edculos amigos do ambiente a circular nas estradas e nas auto-estradas. A Honda e a Quercus associam-se a esta iniciativa de promo\u00e7\u00e3o e divulga\u00e7\u00e3o da mobilidade sustent\u00e1vel.<\/b><\/p>\n

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Carcavelos, 29 de Junho de 2005 – Entra hoje em servi\u00e7o a frota de ve\u00edculos h\u00edbridos da Brisa, num sinal claro da aposta da empresa na concilia\u00e7\u00e3o da gest\u00e3o e explora\u00e7\u00e3o de auto-estradas com a protec\u00e7\u00e3o do ambiente.<\/p>\n

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A Brisa tem actualmente uma frota de 650 ve\u00edculos, respons\u00e1vel por emiss\u00f5es da ordem das 10,088 toneladas de CO2, em 2004. A identifica\u00e7\u00e3o de uma alternativa aos ve\u00edculos convencionais com motores de combust\u00e3o interna para a frota da Brisa tem sido uma preocupa\u00e7\u00e3o crescente para a empresa, que tem de conciliar requisitos de efici\u00eancia energ\u00e9tica e de efici\u00eancia ambiental com requisitos exigentes do ponto de vista operacional.<\/p>\n

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Pilhas de combust\u00edvel, hidrog\u00e9nio, ve\u00edculos h\u00edbridos, entre outras solu\u00e7\u00f5es, t\u00eam sido seguidas com aten\u00e7\u00e3o pela Brisa. Depois de consideradas as diferentes possibilidades proporcionadas pela tecnologia e pelo mercado autom\u00f3vel, concluiu-se na Brisa que os ve\u00edculos h\u00edbridos aparecem como a solu\u00e7\u00e3o mais realista no curto prazo.<\/p>\n

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A Brisa decidiu, no passado m\u00eas de Abril, equipar a sua frota com 28 ve\u00edculos h\u00edbridos, ap\u00f3s um estudo t\u00e9cnico, financeiro e operacional que durou seis meses. A frota h\u00edbrida representa 4,3% da frota Brisa.<\/p>\n

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O primeiro grupo de 13 ve\u00edculos h\u00edbridos foi entregue no final do m\u00eas de Junho, e o resto entrar\u00e1 faseadamente em opera\u00e7\u00e3o, at\u00e9 ao final de 2005.<\/p>\n

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Garantir ganhos de operacionalidade<\/b><\/p>\n

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A op\u00e7\u00e3o pela solu\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos h\u00edbridos baseou nos seguintes requisitos:<\/p>\n

\u2022 Efici\u00eancia energ\u00e9tica;<\/p>\n

\u2022 Efici\u00eancia ambiental \u2013 baixas emiss\u00f5es de gases com efeito de estufa<\/p>\n

\u2022 Efic\u00e1cia nos custos;<\/p>\n

\u2022 Baixa manuten\u00e7\u00e3o;<\/p>\n

\u2022 Tecnologia acess\u00edvel;<\/p>\n

\u2022 Performance operacional igual ou superior.<\/p>\n

A tecnologia h\u00edbrida, que utiliza, em combina\u00e7\u00e3o, duas ou mais fontes de energia (no caso concreto, combust\u00edvel f\u00f3ssil e energia el\u00e9ctrica), realiza o objectivo.<\/p>\n

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A frota h\u00edbrida da Brisa est\u00e1 equipada, na sua quase totalidade, com um dos dois modelos dispon\u00edveis no mercado autom\u00f3vel portugu\u00eas, o Honda Civic IMA, que usa o sistema Integrated Motor Assist.<\/p>\n

Em ambos os casos, \u00e9 previs\u00edvel uma economia de combust\u00edvel da ordem dos 40%, em compara\u00e7\u00e3o com ve\u00edculos convencional com motores de combust\u00e3o.<\/p>\n

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Melhor performance ambiental<\/b><\/p>\n

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O desempenho ambiental do Honda Civic IMA \u2013 porque \u00e9 deste modelo que se est\u00e1 a falar hoje \u2013 foi avaliado com base na compara\u00e7\u00e3o de v\u00e1rios elementos, entre os quais os seguintes:<\/p>\n

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Os 28 ve\u00edculos h\u00edbridos ser\u00e3o afectados \u00e0 frota de servi\u00e7os gerais da Brisa. Estes ve\u00edculos estar\u00e3o ao servi\u00e7o da Sede e dos 13 Centros Operacionais (que est\u00e3o distribu\u00eddos de Norte a Sul do Pa\u00eds), al\u00e9m das frotas de servi\u00e7o de outras direc\u00e7\u00f5es e empresas do grupo Brisa.<\/p>\n

\u00c0 medida que for aumentando a oferta no mercado de solu\u00e7\u00f5es n\u00e3o-convencionais, eficientes dos pontos de vista econ\u00f3mico, ambiental e operacional, novos segmentos da frota Brisa poder\u00e3o ser equipados com essas solu\u00e7\u00f5es. \u00c9 previs\u00edvel que isso venha a acontecer com a componente mais importante da frota, designadamente as viaturas da Assist\u00eancia Rodovi\u00e1ria e aquelas que servem as opera\u00e7\u00f5es de conserva\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o da rede de auto-estradas.<\/p>\n

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ecoBrisa<\/b><\/p>\n

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Para al\u00e9m dos motivos, j\u00e1 referidos, que explicam esta decis\u00e3o da Brisa, existe tamb\u00e9m a consci\u00eancia de que uma concession\u00e1ria de auto-estradas (um operador rodovi\u00e1rio) deve desempenhar uma fun\u00e7\u00e3o como promotor de solu\u00e7\u00f5es de mobilidade sustent\u00e1veis e inovadoras, como forma de garantir o futuro, dando um sinal claro \u00e0 sociedade de que existem solu\u00e7\u00f5es que conseguem conciliar efici\u00eancia econ\u00f3mica, ambiental e operacional.<\/p>\n

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A Brisa entendeu que, no momento da entrada em servi\u00e7o dos primeiros ve\u00edculos da sua frota h\u00edbrida, devia dar express\u00e3o e visibilidade \u00e0 sua natureza especial.<\/p>\n

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Foi por isso que se desenvolveu a marca \u201cecoBrisa\u201d, com o endosso \u201cPreservamos o futuro\u201d. Esta marca ser\u00e1 aplicada a todos os ve\u00edculos do grupo Brisa, que usem motoriza\u00e7\u00f5es n\u00e3o-convencionais<\/p>\n

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Honda Civic IMA \u2013 Amigo do ambiente<\/b><\/p>\n

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Este ve\u00edculo h\u00edbrido (gasolina\/el\u00e9ctrico) distingue-se dos autom\u00f3veis convencionais, por possuir um motor a combust\u00e3o auxiliado por um motor el\u00e9ctrico cujas baterias s\u00e3o carregadas automaticamente quando em desacelera\u00e7\u00e3o ou em travagem \u2013 sistema IMA.<\/p>\n

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Baseado numa tecnologia que consegue significativas melhorias de efici\u00eancia, s\u00edmbolo de um futuro pr\u00f3ximo que se estender\u00e1 \u00e0 maioria dos autom\u00f3veis, este ve\u00edculo apresenta assim menores consumos, bem como menores emiss\u00f5es de gases de escape. Isto \u00e9 conseguido, n\u00e3o s\u00f3 gra\u00e7as ao sistema IMA mas tamb\u00e9m devido ao facto do motor de combust\u00e3o possuir uma fun\u00e7\u00e3o de auto-stop que desliga o motor quando o autom\u00f3vel se imobiliza. Quando se engrena novamente a 1\u00aa velocidade o autom\u00f3vel reinicia automaticamente a marcha.<\/p>\n

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Contactos:<\/i><\/b>\u00a0Brisa<\/b>\u00a0Franco Caruso Telem\u00f3vel: 96 691 8322\u00a0Este endere\u00e7o de email est\u00e1 protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.<\/a>“><\/a>franco.caruso@brisa.pt<\/a><\/span>\u00a0www.brisa.pt<\/a>\u00a0Honda<\/b>\u00a0Ana Borges \u2013 Rela\u00e7\u00f5es P\u00fablicas Abrunheira 2714-506 Tel: 21 915 5300 Tlm: 91 954 0793\u00a0Este endere\u00e7o de email est\u00e1 protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.”><\/a>ana.borges@honda-eu.com<\/a><\/span>\u00a0www.hondaeu-news.com<\/a>\u00a0www.honda.pt<\/a>\u00a0Quercus<\/b>\u00a0H\u00e9lder Sp\u00ednola Direc\u00e7\u00e3o Nacional Apartado 4333 1503-003 Lisboa Tel: 21 778 8474 Fax: 21 778 7749\u00a0quercus@quercus.pt<\/a><\/span>Este endere\u00e7o de email est\u00e1 protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.”><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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