{"id":13286,"date":"2021-03-05T15:53:30","date_gmt":"2021-03-05T15:53:30","guid":{"rendered":"https:\/\/quercus.pt\/?p=13286"},"modified":"2021-03-05T15:53:30","modified_gmt":"2021-03-05T15:53:30","slug":"quercus-contra-terceira-travessia-rodoviaria-do-tejo-entre-alges-e-trafaria","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/quercus.pt\/2021\/03\/05\/quercus-contra-terceira-travessia-rodoviaria-do-tejo-entre-alges-e-trafaria\/","title":{"rendered":"Quercus CONTRA terceira travessia rodovi\u00e1ria do Tejo entre Alg\u00e9s e Trafaria"},"content":{"rendered":"

A Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza repudia fortemente a inten\u00e7\u00e3o do actual Governo demission\u00e1rio de pretender avan\u00e7ar com a uma terceira travessia rodovi\u00e1ria, em ponte ou t\u00fanel, entre Alg\u00e9s e Trafaria.<\/b><\/p>\n

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\"pastedGraphic.pdf\"<\/p>\n

Tal inten\u00e7\u00e3o, de acordo, com estudos preliminares da Lusoponte, implicar\u00e1 um aumento imediato de tr\u00e1fego superior a 10% em rela\u00e7\u00e3o ao actual tr\u00e1fego na ponte 25 de Abril e especialistas de tr\u00e1fego em diferentes reuni\u00f5es sobre esta problem\u00e1tica estimam que demorar\u00e1 3 anos \u00e0 nova solu\u00e7\u00e3o ficar congestionada.<\/p>\n

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Esta decis\u00e3o est\u00e1 em contradi\u00e7\u00e3o clara com:<\/p>\n

– o cumprimento da legisla\u00e7\u00e3o de qualidade do ar na \u00c1rea Metropolitana de Lisboa, onde actualmente Portugal muito acima do limite em rela\u00e7\u00e3o a diversos poluentes;<\/p>\n

– o agravamento do incumprimento do Protocolo de Quioto em que os transportes rodovi\u00e1rios s\u00e3o os principais respons\u00e1veis em termos de crescimento;<\/p>\n

– o continuar da despromo\u00e7\u00e3o e do menor uso dos transportes p\u00fablicos na Grande Lisboa e de est\u00edmulo ao transporte rodovi\u00e1rio individual<\/p>\n

– uma pol\u00edtica de maior est\u00edmulo \u00e0 depend\u00eancia do petr\u00f3leo, pelos maiores consumos verificados, quando o objectivo que o Governo anuncia \u00e9 o oposto;<\/p>\n

– uma falta de coer\u00eancia enorme com uma correcta pol\u00edtica de mobilidade sustent\u00e1vel para a regi\u00e3o de Lisboa e para o pa\u00eds.<\/p>\n

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Primeiro, qualquer Governo em conjunto com as autarquias tem de resolver:<\/p>\n

– o estacionamento ilegal no interior de Lisboa;<\/p>\n

– a equidade das portagens de acesso \u00e0 cidade de Lisboa como forma de limitar o uso do transporte individual;<\/p>\n

– efectuar melhorias dos transportes p\u00fablicos colectivos e recuperar passageiros perdidos.<\/p>\n

– p\u00f4r a Autoridade Metropolitana de Lisboa a funcionar devidamente e em velocidade de cruzeiro antes de qualquer decis\u00e3o.<\/p>\n

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Quercus revela evolu\u00e7\u00e3o de tr\u00e1fego nas duas travessias rodovi\u00e1rias do Tejo \u2013 aumento de tr\u00e1fego s\u00f3 mostra fal\u00eancia de uma pol\u00edtica de mobilidade sustent\u00e1vel<\/b><\/p>\n

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A Quercus solicitou recentemente ao Instituto de Estradas de Portugal os dados de tr\u00e1fego nos sentidos Sul\/Norte e Norte\/sul das duas pontes (25 de Abril e Vasco da Gama) entre 2002 e 2004. Como os dados fornecidos se referem apenas at\u00e9 ao final do terceiro trimestre de 2004, as compara\u00e7\u00f5es s\u00e3o feitas para os tr\u00eas anos entre Janeiro e Setembro.<\/p>\n

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Assim, houve um aumento de 7,3% entre 2002 e 2004 no n\u00famero de ve\u00edculos que atravessam a ponte 25 de Abril em ambos os sentidos (passou de 39,9 milh\u00f5es de ve\u00edculos entre Janeiro e Setembro para 42,8 milh\u00f5es). No caso da ponte Vasco da Gama, esse aumento foi de 1,2% (18,3 para 18,6 milh\u00f5es de ve\u00edculos).<\/p>\n

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Estes dados confirmam porque \u00e9 que o transporte p\u00fablico tem vindo a decair e \u00e9 insustent\u00e1vel do ponto de vista do aumento do congestionamento e das emiss\u00f5es a constru\u00e7\u00e3o de uma nova travessia que s\u00f3 ir\u00e1 retirar mais pessoas ao sistema p\u00fablico de transportes.<\/p>\n

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Lisboa, 18 de Janeiro de 2005<\/p>\n

A Direc\u00e7\u00e3o Nacional da Quercus \u2013 Associa\u00e7\u00e3o Nacional de Conserva\u00e7\u00e3o da Natureza<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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